O extensionista rural responsável pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Moisés Eloi, reuniu-se com o prefeito Giovani Feltes e com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Régis Thoen, no Centro Administrativo. Durante o encontro, foi entregue o relatório das atividades desenvolvidas pela instituição em Campo Bom ao longo de 2025, além da apresentação do planejamento de ações para 2026.
As prioridades para o próximo ano foram definidas em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) para o quadriênio 2026–2029. O documento norteia as principais ações a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos e passa por avaliação e atualização anual.
Atualmente, a Emater de Campo Bom presta assessoria a cerca de 120 agricultores familiares, com atendimentos nas propriedades, consultas técnicas no escritório, planejamento da merenda escolar, apoio à gestão da patrulha agrícola, organização da Feira do Agricultor, elaboração de projetos técnicos e formalização de agroindústrias familiares. O atendimento ocorre no Espaço Cidadão/Cidadania, na Avenida dos Estados, 900.
Entre os principais objetivos da parceria entre Prefeitura, Emater e agricultores locais estão o aumento da renda das famílias atendidas, por meio da ampliação da produção, produtividade e qualidade dos produtos. As ações envolvem planejamento e gestão das propriedades, profissionalização dos agricultores, adoção de tecnologias validadas pela pesquisa e incentivo às políticas públicas, com foco na diversificação produtiva e na agroindustrialização.
A atuação também contempla o uso racional dos recursos naturais, com orientações voltadas à conservação do solo e da água, correta utilização de insumos agropecuários, incentivo ao uso de fontes de energia renováveis e respeito à legislação ambiental. Além disso, a Emater realiza assessoramento às famílias e às organizações rurais na garantia de direitos socioassistenciais, promovendo inclusão social e produtiva.
Para 2026, além da continuidade do fornecimento de alimentos para a merenda da rede municipal de ensino e da participação semanal na Feira do Agricultor, os agricultores familiares de Campo Bom projetaram a ampliação da comercialização de seus produtos em eventos como o Rodeio Crioulo, a Festa do Motorista e o Campo Bom Para Negócios.
















