O Pró-Sinos, Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos divulgou na quarta-feira, 24, os seis projetos classificados no Edital 01/2019 de Mobilização Socioambiental e que receberão recursos provenientes do Programa de Prevenção e Monitoramento a Danos Ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, através da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA, e de recursos do rateio dos municípios consorciados.
O projeto Monitoramento da qualidade da água, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente de Campo Bom, conquistou o primeiro lugar, com 87 pontos, e o Projeto Educação Ambiental em Saneamento da EMEF 25 de Julho, coordenado pela professora Janine da Silva Demenighi, conquistou a segunda colocação com 80 pontos. O município vai receber pelos dois projetos R$20.285,00.
OS PROJETOS
O programa, Monitoramento da qualidade da água, monitora os arroios do município e o Rio dos Sinos, tem como principal objetivo o reconhecimento e diagnóstico dos padrões de qualidade da água em cada trecho dos arroios e rio. A partir deste diagnóstico é possível intensificar a fiscalização das águas e traçar estratégias de gestão ambiental direcionadas para melhoramento da qualidade das águas. O monitoramento dos arroios é feito semanalmente com alternância entre 22 diferentes pontos. Arroios principais e o Rio dos sinos são analisados quinzenalmente e os demais arroios uma vez por mês. Todos os resultados são tabulados pela equipe da SEMA e transformados em relatórios para disponibilização para população e comunidade escolar no site da prefeitura e redes sociais.
O secretario de meio ambiente, João Flávio da Rosa, comemora a contemplação do projeto Monitoramento das águas. “É a consolidação do trabalho que estamos desenvolvendo na secretaria em prol de uma cidade mais sustentável. Além disso, com os recursos que serão repassados poderemos qualificar divulgar e ampliar ainda mais o projeto pra nossa população”, disse.
Já o projeto Educação Ambiental em Saneamento busca sensibilizar o público (alunos de sete escolas de Campo Bom e grupos de monitores ecológicos do Projeto Dourado/Eco Web) sobre a importância do saneamento, enfatizando o papel de cada cidadão na manutenção e melhoria da água existente. A proximidade da escola polo do Projeto (EMEF 25 de Julho) com o Rio dos Sinos, arroios, banhados e nascentes permitem o contato direto com esses ecossistemas, estimulando a percepção e construindo caminhos para práticas mais sustentáveis.