A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Doar Sangue: um ato que salva vidas

Redação / AG por Redação / AG
23 de junho de 2023
em Saúde
0 0
A A
Doar Sangue: um ato que salva vidas
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Conheça a importância da doação de sangue e os requisitos para ser um doador

No dia 14 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data que busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto altruísta e vital para salvar vidas. A doação de sangue é um ato que pode fazer a diferença entre a vida e a morte para inúmeras pessoas em situações de emergência médica.

Transporte gratuito

A Prefeitura de Campo Bom, disponibiliza transporte gratuito até o Hemocentro, em Porto Alegre, para aqueles que desejam doar sangue. Essa oportunidade facilita o acesso à doação para os residentes da região, tornando o processo mais conveniente e incentivando um maior engajamento na doação de sangue. O agendamento do transporte pode ser feito por meio do telefone (51) 3597-1589.

Quantas vidas uma doação pode salvar?

Uma única doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. A divisão dos componentes sanguíneos permite que diferentes pacientes sejam atendidos com base em suas necessidades específicas. As hemácias são frequentemente usadas em transfusões de pacientes com anemias ou que passaram por cirurgias; as plaquetas ajudam no tratamento de pessoas com distúrbios de coagulação; e o plasma é utilizado em situações de queimaduras graves, reposição de fatores de coagulação e outras condições médicas. Portanto, ao doar sangue, cada pessoa tem o potencial de impactar positivamente várias vidas.

Frequência e requisitos

Para os homens, a doação pode ser realizada a cada 2 meses, com um limite de 4 doações por ano. Já as mulheres podem doar a cada 3 meses, com um máximo de 3 doações anuais. Além disso, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg e apresentar um documento oficial com foto.

Post Anterior

Solidariedade e ação em meio à adversidade

Próximo post

Dia do Orgulho Autista: Desafios e superações em busca de inclusão

Notícias relacionadas

Público em geral já pode se imunizar contra a gripe em Campo Bom
Saúde

Público em geral já pode se imunizar contra a gripe em Campo Bom

2 de junho de 2026
Curso “A Chegada do Bebê” abre inscrições para gestantes em Campo Bom
Saúde

Curso “A Chegada do Bebê” abre inscrições para gestantes em Campo Bom

26 de maio de 2026
Campo Bom reforça prevenção às ISTs e ganha destaque estadual na qualificação de testes rápidos
Saúde

Campo Bom reforça prevenção às ISTs e ganha destaque estadual na qualificação de testes rápidos

18 de maio de 2026
Próximo post
Dia do Orgulho Autista: Desafios e superações em busca de inclusão

Dia do Orgulho Autista: Desafios e superações em busca de inclusão

“Perder um aluno é como perder um filho. Sabemos que fizemos tudo o que tínhamos que ter feito”, disse a diretora do Colégio Santa Teresinha

“Perder um aluno é como perder um filho. Sabemos que fizemos tudo o que tínhamos que ter feito”, disse a diretora do Colégio Santa Teresinha

Guarda Municipal prende homem foragido da justiça

Guarda Municipal prende homem foragido da justiça

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Estudantes de Psicologia da Feevale acompanham projeto Joga Aurora
  • Vereadores vão a Chapecó conhecer projetos de acolhimento a pessoas em situação de rua
  • Lions e Rotary são reconhecidos como entidades de interesse público municipal pela Câmara de Vereadores

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 06.06

➡️ Vagas abertas para a escola de Bicicross.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Urgente: campanha busca por doadores de sangue;

➡️ Município anuncia pacote de investimentos em tecnologia e estrutura para combater danos ambientais;

➡️ Prenda de Campo Bom disputa etapa decisiva da Ciranda.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 05 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • AG CONTIGO | 04.06

➡️ Saiba como agendar o Caco Treco.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agasetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na manhã desta quarta-feira (3), no gabinete do prefeito Giovani Feltes, a Prefeitura de Campo Bom anunciou uma série de investimentos e projetos voltados ao fortalecimento das políticas ambientais do município. O anúncio integra a programação da Semana do Meio Ambiente e contempla ações nas áreas de sustentabilidade, proteção animal e gestão ambiental.

Entre as iniciativas apresentadas está a criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, que terá como objetivo ampliar o apoio a programas e ações voltadas à causa animal. Também foi anunciada a reforma do Centro Municipal de Proteção aos Animais (CEMPRA), visando melhorar a estrutura e o atendimento oferecido.

Outro destaque é a implantação do Parque de Saneamento Ecológico, projeto voltado à promoção de soluções sustentáveis e à preservação ambiental. A administração municipal também prevê a instalação de um Sistema de Videomonitoramento Ambiental, que auxiliará na fiscalização e no combate a crimes ambientais.

Além disso, a Prefeitura anunciou a implantação de novos ecopontos, ampliando os locais destinados ao descarte correto de resíduos e incentivando práticas sustentáveis entre a população.

Segundo a administração municipal, os investimentos representam um avanço nas políticas públicas ambientais, reforçando o compromisso com a preservação dos recursos naturais, a proteção animal e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Mais detalhes na edição impressa desta semana 📰

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • De forma unânime, a Câmara de Campo Bom aprovou, na última segunda-feira (1º), dois projetos de lei que declaram Lions Clube e Rotary Club como “entidades de relevante interesse público municipal”. Os projetos, de autoria do vereador João Paulo (MDB), reconhecem a importância dos serviços voluntários, sociais, comunitários e educacionais prestados à comunidade campo-bonense e, na prática, permitem ampliar as parcerias com o Poder Público, fortalecendo a continuidade dos serviços.

O Lions Clube Campo Bom foi fundado em 1959 e o Rotary Club de Campo Bom, em 1957. “É um título que o Município concede àquelas instituições que de fato trazem benefícios para a nossa comunidade. Essa lei, eu não tenho dúvidas, contribui muito para que os clubes possam apresentar projetos e buscar recursos, fortalecendo os serviços”, observou João Paulo. “A comunidade de Campo Bom, por meio da Câmara de Vereadores, reconhece e agradece tantas horas de serviços prestados e dedicação”, concluiu. Os atuais presidentes dos clubes, Leandro da Silva (Lions) e Léo da Silva (Rotary), bem como os próximos presidentes, Beto Ferreira e Jennifer Pereira, e demais membros prestigiaram a sessão.

Ainda durante a mesma sessão ordinária, os vereadores também aprovaram por unanimidade projeto de lei de autoria do vereador Inácio Marasca (Republicanos) instituindo campanha municipal permanente de incentivo à doação de sangue e de órgãos. Em sessão extraordinária, mais cedo, foram aprovados ainda dois projetos de lei de autoria do Executivo Municipal criando os fundos municipais de Desenvolvimento Urbano (FMDU) e de Proteção e Bem-Estar Animal (FMPBEA).

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • 🇧🇷 Vamos iniciar a série de reportagens “O Mundo Joga, Campo Bom Vibra!”, em alusão à Copa do Mundo FIFA 2026. 🇧🇷

E para contar essa história, queremos conhecer as tradições e memórias que fazem parte da paixão pelo futebol em nossa cidade. Sua família tem algum ritual especial durante a Copa? Reúne parentes e amigos para assistir aos jogos? Guarda lembranças marcantes de outras edições? Ou conhece alguém que tenha uma história curiosa relacionada à Copa do Mundo?

Queremos ouvir você!

Entre em contato conosco e compartilhe sua história. Ela pode fazer parte da nossa série especial rumo à Copa do Mundo de 2026 💚💛💙🤍
  • AG CONTIGO | 02.06

➡️ Vacinação contra a gripe é liberada para população em geral.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.