A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Crianças transformam lixo em brinquedos e despertam consciência ambiental

Redação / AG por Redação / AG
12 de julho de 2024
em Educação
0 0
A A
Crianças transformam lixo em brinquedos e despertam consciência ambiental
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Projeto do Colégio Santa Teresinha une criatividade e reciclagem para promover educação ambiental entre crianças de 4 a 5 anos

No Colégio Santa Teresinha, um projeto inovador está transformando a maneira como as crianças enxergam o lixo e a reciclagem. As professoras Cristine Brune Bender e Camila Dietrich Nunes lideraram um trabalho com as turmas do Nível 2 A e B, compostas por crianças de 4 a 5 anos, que envolveu a criação de brinquedos a partir de materiais reciclados. Inspirados pelos artistas plásticos Sandra Guinle, Alexander Calder e Joaquim Torres García, que utilizam a infância, brinquedos e brincadeiras como inspiração, as professoras incentivaram as famílias a participarem ativamente do projeto.

A importância da reciclagem

O projeto não apenas abordou a criação de brinquedos, mas também reforçou o ensino sobre a reciclagem de materiais, conectando a proposta à ludicidade e ao imaginário infantil. “Como anteriormente já havíamos estudado o Meio Ambiente e a importância de cuidar do mesmo, unimos essa proposta à ludicidade e ao imaginário infantil”, explica Cristine Brune Bender.

As crianças aprenderam a transformar o que seria lixo em brinquedos fascinantes. “As crianças estavam fascinadas ao descobrir o quanto podemos transformar simples materiais que não seriam mais utilizados em brinquedos tão legais”, relata Camila Dietrich Nunes.

Brinquedos feitos de materiais reciclados

Os brinquedos criados variaram desde carrinhos e trens até helicópteros, pistas de carros, fantoches, jogos, casinhas e animais. A criatividade das famílias e das crianças resultou em produtos que encantaram a todos. “O que deixou nosso trabalho ainda mais rico foi a parceria das famílias, que juntas utilizaram a criatividade e envolveram os pequenos neste momento, mostrando o quanto podemos reutilizar determinados materiais para se criar algo novo e útil”, acrescenta Camila.

Desenvolvendo o senso crítico e habilidades sociais

O projeto também teve como objetivo desenvolver o senso crítico e as habilidades sociais das crianças. Segundo as professoras, “a compreensão sobre o mundo no qual vivemos torna o aprendizado consciente e gera a mudança que precisamos para preservar nosso planeta e também a criatividade de nossas crianças”.

As atividades realizadas proporcionaram um aprendizado significativo, onde as crianças puderam ver na prática a importância da reciclagem e como pequenas ações podem ter um grande impacto no meio ambiente. “Desenvolver o senso crítico e habilidades sociais é fundamental na educação infantil”, afirma Cristine.

A iniciativa do Colégio Santa Teresinha demonstra como projetos pedagógicos criativos podem engajar não apenas as crianças, mas também suas famílias, promovendo a conscientização ambiental e o desenvolvimento de habilidades essenciais desde cedo. Transformar o lixo em brinquedos não é apenas uma atividade divertida, mas uma lição valiosa sobre sustentabilidade e criatividade.

Post Anterior

UBS Celeste estará aberta neste sábado

Próximo post

Escritor de Campo Bom lança livro de contos

Notícias relacionadas

Professor campo-bonense José Edimar de Souza lança três livros sobre educação e memória no RS
Educação

Professor campo-bonense José Edimar de Souza lança três livros sobre educação e memória no RS

23 de março de 2026
Profissionais da educação participam de roda de conversa “Descolonizando os Saberes”
Educação

Profissionais da educação participam de roda de conversa “Descolonizando os Saberes”

19 de março de 2026
Projeto “Nas Ondas da Imaginação” leva estudantes de Campo Bom ao litoral
Educação

Projeto “Nas Ondas da Imaginação” leva estudantes de Campo Bom ao litoral

13 de março de 2026
Próximo post
Escritor de Campo Bom lança livro de contos

Escritor de Campo Bom lança livro de contos

Homem é preso por tráfico de drogas

Homem é preso por tráfico de drogas

Exposição 200 anos de imigração germânica faz história em Campo Bom

Exposição 200 anos de imigração germânica faz história em Campo Bom

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Volta ao Lago Negro teve campo-bonense no lugar mais alto do pódio, no último final de semana
  • Campo Bom marca presença na maior feira da agricultura familiar do Brasil, em Rio Pardo
  • Números do tráfico de drogas em Campo Bom revelam concentração crítica no Rio Branco

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpachecoO número de ocorrências por tráfico de drogas em Campo Bom acende um sinal de alerta para as autoridades de Segurança Pública, especialmente diante da concentração dos casos em regiões específicas do município. Dados da Brigada Militar apontam que, ao longo de 2025, foram registradas 113 ocorrências relacionadas ao crime.O levantamento revela um cenário desigual entre os bairros, com destaque para o Rio Branco, que lidera com ampla margem: foram 40 registros, mais de um terço do total. Na sequência aparecem Aurora, Barrinha e Paulista, com 9 ocorrências cada. Outros bairros como Porto Blos e Santo Antônio somam 6 casos, enquanto regiões como Mônaco, Centro e Santa Lúcia apresentam números menores, mas ainda relevantes dentro do contexto geral.A tendência observada no ano passado se mantém em 2026. Das 12 ocorrências de tráfico divulgadas até o momento pelo Jornal A Gazeta, 8 foram registradas novamente no bairro Rio Branco. Um dos casos chama atenção pela reincidência: um suspeito foi preso duas vezes em um intervalo de apenas três dias. As demais ocorrências foram registradas nos bairros Barrinha (2), Jardim do Sol e Aurora.De acordo com o Capitão Oliveira, comandante da Brigada Militar em Campo Bom, grande parte das ações tem origem no trabalho de inteligência da corporação. Ainda assim, ele aponta um entrave recorrente no combate ao crime. “Nossa maior dificuldade são os presos que logo são soltos”, afirma.A análise da Polícia Civil reforça o caráter estrutural do problema. Segundo o delegado Rodrigo Câmara, responsável pela delegacia local, a maioria dos indivíduos presos por tráfico já possui antecedentes criminais pelo mesmo tipo de delito, além de envolvimento com organizações criminosas. “Trata-se, em sua maior parte, de indivíduos com trajetória consolidada no tráfico, inseridos em estruturas hierarquizadas, e não de casos isolados”, destaca.MATÉRIA COMPLETA EM www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | Entre os dias 19 e 22 de março, foi realizado o 4º Rodeio Nacional e o 14º Rodeio Estadual de Nova Santa Rita, reunindo entidades tradicionalistas de diversas regiões. Representando Campo Bom, os CTGs Guapos do Itapuí e Palanques da Tradição tiveram desempenho de destaque, conquistando importantes títulos e reforçando a força do tradicionalismo no município.O CTG Guapos do Itapuí alcançou resultados expressivos nas danças tradicionais, conquistando o 1º lugar nas categorias mirim, juvenil e adulta. A conquista ocorre em um momento simbólico para a entidade, que vive um processo de reconstrução após desafios estruturais enfrentados nos últimos anos.Com quase 30 anos de história, o grupo destaca a união como fator essencial para superar adversidades e seguir fortalecendo suas atividades. “Esse resultado veio em um momento muito importante pra gente, em meio à reconstrução da entidade. As últimas semanas foram desafiadoras, principalmente pela mudança e por tudo que envolveu o nosso galpão. Mas foi justamente nesse momento que a nossa união se fortaleceu, e foi com essa força coletiva que conquistamos o título nas três categorias: mirim, juvenil e adulta. Esse resultado traduz a essência da nossa entidade. Mostra que, quando estamos juntos, o Guapos se torna ainda mais forte, movido pelo sentimento, pela união e pelo orgulho de cada um que faz parte dessa história”, destacaram os instrutores da invernada mirim, Carolini Basei e Guilherme Winter.Já o CTG Palanques da Tradição conquistou o primeiro lugar na categoria pré-mirim e celebrou o desempenho do seu grupo de base. Segundo a coordenadora Karini Pinheiro Cioccari, os resultados são reflexo do trabalho contínuo e da dedicação coletiva. “Nossos pequenos tradicionalistas mais uma vez brilharam, demonstrando que garra e entrega se aprendem com dedicação e muito ensaio. Mesmo diante de adversidades como o mau tempo e problemas técnicos, eles se superaram”, destacou.LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na tarde de ontem (28), um incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros por volta das 17h20, na Rua Cascatinha, no bairro Jardim do Sol.As chamas consumiram completamente uma residência de madeira, fazendo com que a família perdesse todos os seus pertences. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido. A rápida atuação dos bombeiros evitou que o fogo se alastrasse para casas vizinhas, controlando a situação no local.Agora, a família busca apoio da comunidade para recomeçar. Doações de itens domésticos podem ser entregues na Rua Waldenir Faccini, 540, no bairro Morada do Sol. Também é possível contribuir por meio de PIX, pela chave 00124551050, em nome de Tatiane Arnold.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LlINK NA BIO)
  • Morador foi encontrado sem vida enquanto pedalava em Lomba GrandeFaleceu na manhã deste sábado (28), Eberson França dos Santos, de 46 anos, morador de Campo Bom. Ele pedalava pela localidade de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, quando foi encontrado já sem vida por moradores, nas proximidades da Igreja São Jacó, na Estrada Jacó Plentz.O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o óbito foi constatado no local. A área foi isolada pela Brigada Militar, que acionou o Instituto-Geral de Perícias (IGP). A suspeita é de que Eberson tenha sofrido uma parada cardíaca durante o trajeto, que realizava sozinho.Eberson integrava a Liga Campobonense de BMX. Em nota, a entidade lamentou a perda:“É com muita tristeza que comunicamos que nossa família BMX de Campo Bom está em luto. Perdemos um grande amigo, um grande pai de família, um grande incentivador, uma pessoa querida e sempre disposta a ajudar. Fica aqui nosso sentimento e solidariedade à família, parentes e amigos. Eberson, descanse em paz.”O velório ocorre na Capela C do Cemitério Municipal de Campo Bom, com início às 23h30 deste sábado. O sepultamento está marcado para as 10h de domingo (29).Eberson deixa enlutados a mãe, a esposa Tatiana dos Santos Schukes, o filho Otávio, além de demais familiares e amigos.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem foi preso após ameaçar uma família com uma arma de fogo em via pública. A ocorrência foi registrada após a guarnição ser acionada via 190 para averiguar a denúncia.No local, os policiais encontraram o indivíduo, em posse de um revólver, apontando a arma em direção ao pátio de uma residência onde estavam as vítimas, entre elas crianças.Ao perceber a presença policial, o suspeito passou a apontar a arma contra os agentes, desobedecendo inicialmente às ordens de abordagem. Após repetidos comandos, ele largou o revólver sob um veículo e deitou-se ao solo, sendo então contido e algemado.A arma, um revólver com cinco munições intactas, foi apreendida. O homem foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Uma das vítimas acompanhou a guarnição até a delegacia, enquanto a outra se deslocou por meios próprios.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK MA BIO)
  • AG CONTIGO | 27.03Destaques da edição impressa 🗞️➡️ Rio Branco no foco do tráfico;➡️ Agricultores de Campo Bom, participam da Expoagro;➡️ Campo-bonenses são destaque no esporte em diversas modalidades;➡️ CTG’s daqui, dominam o pódio no rodeio de Nova Santa Rita.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰Confira a capa da edição de hoje, 27 de Março.PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 26.03➡️ Semana da Causa Animal inicia domingo com feira de adoção na Rua Coberta.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.