• Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Coronavírus: estudo sugere vitamina D como aliada na prevenção da doença

Redação / AG por Redação / AG
9 de setembro de 2020
em Saúde
0 0
A A
Coronavírus: estudo sugere vitamina D como aliada na prevenção da doença
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Importante para garantir a saúde dos ossos, a vitamina D é produzida, em sua maior parte, a partir da exposição solar. Em porções menores, é encontrada em alimentos como peixes gordurosos e ovos, por exemplo. Para além disso, a vitamina D parece exercer um papel importante no sistema imunológico humano e, conforme sugerem alguns estudos, teria algum efeito protetor sobre o sistema respiratório. A partir daí, diversos estudos vêm apontando a relação entre deficiência de vitamina D e Covid-19. Países como Estados Unidos, Alemanha, China, França e, por último, Israel, já publicaram pesquisas importantes acerca do assunto.

Pesquisa israelense

Assim como já havia sido apontado previamente, a pesquisa de Israel também relaciona a deficiência de vitamina D com um maior risco de infecções por Coronavírus. Foram avaliados dados de 14 mil pacientes diagnosticados com Covid-19 entre fevereiro e abril deste ano.

A análise levou em conta os pacientes que, quando positivamente testados, já haviam exame sanguíneo anterior com avaliação do nível plasmático de vitamina D. Para isto, foram consideradas como deficientes de vitamina D as amostras com nível de concentração abaixo de 30ng/mL.

Com base nesses dados, a pesquisa apontou que o nível médio deste hormônio nos pacientes avaliados foi significativamente baixo, sendo ainda menor no grupo com diagnóstico positivo de Covid-19, no qual a concentração média foi de 19 ng/ml. Na análise univariada, que considera apenas uma variável clínica, os pesquisadores encontraram uma associação entre deficiência de vitamina D e maiores chances de contrair Coronavírus, chegando a uma probabilidade 109% maior de internação.

Afinal, qual a relação entre deficiência de vitamina D e Covid-19?

De acordo com a farmacêutica e colunista do AG, Débora Trierweiler, a vitamina D participa ativamente do processo de defesa contra diversos agentes infecciosos. Ela explica que o sistema imunológico é responsável por combater os agentes que causam infecções no corpo. “Quando o sistema imunológico detecta um intruso, como por exemplo uma bactéria ou vírus, ocorre uma cadeia de eventos que termina com a produção de químicos específicos para destruir essa bactéria ou vírus. Além disso, diversos tipos de glóbulos brancos trabalham em conjunto para enviar mensagens — por meio de hormônios — a todos os outros membros do exército a fim de os informar de qual o intruso detectado e de como ele deve ser destruído”.

Suplementação de vitamina D deve ser feita apenas sob orientação médica

Apesar dos estudos que apontam correlação entre carência de vitamina D e Covid-19, as opiniões médicas sobre a suplementação da vitamina como prevenção ao vírus divergem. O Ministério da Saúde divulgou no início de abril, uma nota técnica reunindo as informações sobre o assunto. Até então, a orientação oficial era de que não havia evidência científica sobre a eficácia da suplementação de vitamina D na prevenção de infecções por Covid-19.

No entanto, manter os níveis adequados da vitamina é fundamental para todas as idades e, de fato, auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico. “Vários estudos observacionais têm mostrado o papel importante desta vitamina na modulação da imunidade”, explica o médico Charles Luciano Genehr, que acrescenta: “Com base nessas evidências científicas, alguns médicos estão indicando a suplementação da vitamina D para a prevenção da Covid-19, mas é importante lembrarmos que a vitamina D também pode ser obtida pela exposição solar, pelo menos 15 a 20 minutos de exposição solar dos braços e das pernas, de preferência num horário próximo ao meio-dia, e sem o uso de protetor solar”, orienta.

Ainda segundo a pesquisa, no mundo, mais de 40% da população de adultos e crianças apresenta deficiência de vitamina D. Já entre os idosos a prevalência é superior a 80%. Assim sendo, o especialista alerta que a suplementação da deficiência de vitamina D deve ser feita sempre com o acompanhamento médico e adotada por pessoas que apresentam um quadro de deficiência de vitamina D. “A dose da vitamina D, se for necessário utilizá-la, é individualizada e o seu uso deve ser feito apenas sob prescrição e acompanhamento médico”, completa Genehr.

De acordo com farmacêutica Débora Trierweiler, que defende a suplementação, o nosso organismo produz diariamente até 20 mil UI (unidades internacionais) de vitamina D quando exposto ao sol, dosagem que seria insuficiente para conter os sintomas do vírus. “Para determinar a dose de suplementação é necessário verificar como está o doseamento dela no nosso corpo. Isto se faz através de um exame de sangue. Para o caso específico do Covid, muitos trabalhos já esclarecem que o ideal para nos protegermos do vírus é estar com nossos níveis acima de 60ng. Desta forma se por ventura ainda formos atacados por uma quantidade muito grande de vírus poderemos desenvolver sintomas muito leves, que poderão inclusive serem imperceptíveis”, pontua, completando: “A dosagem no sangue é quem vai definir a forma de suplementação. E é possível levantar muito rapidamente esta dosagem usando doses únicas de vitamina D de 60 mil UI”.

Post Anterior

Reinventa Campo Bom: Do tablado para o fogão

Próximo post

Intensificadas ações para evitar evasão escolar

Notícias relacionadas

Campo Bom inicia a vacinação contra a gripe
Saúde

Dia 11 é o Dia D de Vacinação contra a Influenza em Campo Bom

31 de março de 2026
Encontro de profissionais da saúde debate violência contra a mulher
Saúde

Encontro de profissionais da saúde debate violência contra a mulher

26 de março de 2026
UBS Paulista terá atendimento na próxima segunda-feira, dia 11, durante o feriadão
Saúde

Unidades de saúde da Paulista e Firenze encerram os atendimentos do mês da mulher neste sábado

25 de março de 2026
Próximo post
Intensificadas ações para evitar evasão escolar

Intensificadas ações para evitar evasão escolar

Joga Aurora participa de guia de treinamento para meninas lançado pela Nike

Joga Aurora participa de guia de treinamento para meninas lançado pela Nike

Voluntários promovem pedágio solidário na campanha Ame João Emanuel

Voluntários promovem pedágio solidário na campanha Ame João Emanuel

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Incêndio atinge residência no bairro 25 de Julho 
  • Professores recebem formação para fortalecer alfabetização na educação infantil
  • Aplicativo para Educação Financeira garante título do Hackatime a estudantes campo-bonenses

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Durante o mês de março, alunos das redes municipal, estadual e particular participaram de oficinas no Complexo Cultural do CEI, com atividades como “Hora do Conto” e pintura das casquinhas que dão vida à Osterbaum, a tradicional árvore de Páscoa no Largo Irmãos Vetter.Na manhã desta quinta-feira, 02, a equipe do AG acompanhou de perto as atividades coordenadas ela professora Silvia Soares, coordenadora do Complexo do Cei. Confira nas imagens 📸SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 02.03Destaques da edição impressa:➡️ Projeto de câmbio cresce e fortalece qualidade de vida do público 50+;➡️ Plataforma “Desejos do Coração” cria rede de ajuda colaborativa;➡️ Fim de um ciclo: galpão de CTG é desmanchado após decisão judicial;➡️ Tradições e símbolos da Páscoa seguem presentes na cidade.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰Confira a capa da edição de hoje, 02 de Abril.PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • Decoração da Semana Santa no Largo Irmãos Vetter🙏📷 @angelicaspenglerfotografias
  • Campo Bom celebra a Páscoa com uma programação especial cheia de fé, cultura e momentos em família. De 1º a 4 de abril, a cidade recebe diversas atrações em diferentes pontos, conectando a comunidade com o verdadeiro significado da data 💛📍 PROGRAMAÇÃO:A programação teve início nesta quarta-feira, 1º, com a Celebração ecumênica + espetáculo Paixão de Cristo, no Largo Irmãos Vetter. Confira os próximos dias:02/04 (quinta-feira)
18h – Caravanas de Páscoa nos bairros:
Imigrante Sul, Dona Augusta, Celeste, Bem Viver, Operária, Vila Rica, Porto Blos, Bela Vista, Cohab Sul e Gringos03/04 (sexta-feira)
18h – Caravanas de Páscoa nos bairros:
Imigrante Norte, Aurora, Ipiranga, Genuíno Sampaio, Metzler, Firenze, Solar do Campo, Alto Paulista, Paulista e CentroFesta de Páscoa (04/04 | 10h às 18h) |📍 Largo Irmãos Vetter• 10h – Cortejo de Páscoa (Bandinha Bremen, Fritz, Frida e personagens)
• Contação de histórias com “Romeu, o Coelho Contador de Histórias”
• Oficinas, pintura de rosto e atividades infantis
• 15h – Show “Páscoa em Apuros!”
• 17h – Espetáculo “O Tesouro da Páscoa”
• Brinquedos infláveis + feira de artesanatoAlém disso, as comunidades religiosas também realizam missas, cultos e procissões durante o período.Uma programação pensada para reunir famílias, espalhar alegria e celebrar a Páscoa em toda a cidade.SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 01.04➡️ Cinema do Cei terá horários diferentes para o feriado.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 31.03➡️ Município se prepara para celebrar a Páscoa.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A sede do CTG Guapos do Itapuí começou a ser desmanchada nos últimos dias, marcando o fim de um ciclo de quase três décadas de história. O galpão, localizado na Avenida dos Estados, nas proximidades do Fórum, era um dos principais pontos de encontro da cultura tradicionalista do município.A desocupação ocorre após uma decisão desfavorável ao CTG em um processo que tramita na Justiça desde 2011, envolvendo o Ministério Público. Com o desfecho judicial, a entidade precisou deixar o espaço.O momento é de tristeza para os integrantes do CTG, que destacam a importância do local na construção da história do grupo. Ao longo de cerca de 30 anos, o galpão foi cenário de inúmeros encontros, apresentações e vivências que marcaram gerações de tradicionalistas. O CTG, por hora, segue com sua sede no Parque do Trabalhador.A matéria completa você confere na edição impressa desta semana do Jornal A Gazeta.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.