A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Contra avanço da Covid-19, Estado volta a endurecer medidas de isolamento

Redação / AG por Redação / AG
4 de dezembro de 2020
em Saúde
0 0
A A
Contra avanço da Covid-19, Estado volta a endurecer medidas de isolamento
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Com o aumento do número de casos de Covid-19, o Governo do Estado voltou a adotar regras mais rígidas de isolamento. O governador Eduardo Leite, anunciou, na tarde de segunda-feira, 30, em transmissão por meio de rede social, uma série de medidas a serem adotadas na tentativa de frear a disseminação do Coronavírus entre os gaúchos. A divulgação ocorreu após quase duas horas de reunião realizada de forma remota com representantes das 27 associações regionais de municípios.

As medidas incluem a suspensão das festas e eventos de fim de ano, tanto promovidos por prefeituras quanto por estabelecimentos privados e condomínios. Leite também propõe mudanças nos protocolos do distanciamento controlado, como limitar o horário de funcionamento do comércio e de restaurantes. Essas empresas, contudo, poderiam seguir abrindo nos mesmos dias da semana em que operam hoje. A “vedação à permanência em locais públicos sem controle de acesso (ruas, praias, praças)” também está na lista de propostas do Palácio Piratini. Em âmbito privado, o governo do Estado sugere que as reuniões familiares e de amigos tenham aglomeração máxima de 10 pessoas, não contando crianças até 14 anos. As aulas presenciais foram mantidas.

Suspensão da cogestão

Outra alteração proposta é suspender temporariamente a cogestão — mecanismo que permite que as regiões do Estado decidam por conta própria adotar restrições mais leves do que as determinadas pelo Palácio Piratini. Na prática, com a suspensão, as regras da bandeira vermelha passarão a valer integralmente. O governo também ofereceu aos prefeitos apoio da Brigada Militar para fiscalização e promete realizar uma campanha de comunicação para conscientização da população.

Confira as medidas anunciadas:

  • Suspensão temporária da cogestão, com adoção de fato da bandeira vermelha;
  • Suspensão das festas e eventos final de ano, de prefeituras ou de estabelecimentos privados, inclusive em condomínios.
  • Permissão de comércio, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 20h).
  • Permissão de restaurantes, lancherias e bares, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 22h), clientes somente sentados, com distanciamento de dois metros entre mesas para grupos de até 6 pessoas, sem música ao vivo ou ambiente que prejudique a comunicação.
  • Vedada a permanência em locais abertos sem controle de público (ruas, praias, parques, praças, etc.), permitida apenas circulação ou prática de exercícios físicos.
  • Manutenção das atividades de ensino no modelo híbrido, respeitando aos protocolos nas atividades presenciais.

Campo Bom se adequa às novas determinações do Governo do RS

Em meio a um novo pico de casos por Covid-19 em Campo Bom o prefeito Luciano Orsi anunciou, na noite de quarta-feira, 2, em transmissão por meio de rede social algumas medidas em conformidade ao decreto Estadual. Segundo Orsi, a escassez de médicos intensivistas aliado ao aumento expressivo no número de casos confirmados nos últimos dias e a superlotação da UTI do Hospital Lauro Reus influenciam o recuo na flexibilização. “Nossos médicos estão ficando doentes e com uma carga emocional demasiada pelos vários meses lutando contra a Covid. Então, para termos um atendimento de qualidade, precisamos adotar algumas medidas”, disse o prefeito.

Fiscalização dos protocolos

A equipe de fiscalização da prefeitura formada pelo Setor de Fiscalização terá ajuda do Conselho Tutelar, Consepro ( Conselho Comunitário Pró Segurança Pública), Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros em ações de conscientização para evitar excessos.

Lotação máxima no Lauro Reus

Em Campo Bom a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Lauro Reus, atingiu a lotação máxima nos leitos exclusivos para pacientes com a Covid na terça-feira, 1º. Ao todo, o hospital tem dez vagas de UTI, cinco são reservadas para a doença. De acordo com a assessoria de impressa do hospital 8 dos 10 leitos estão ocupados. “Temos três paciente clínicos na UTI sem previsão de alta e os outros dois leitos são reservados para pacientes pós cirúrgicos que devem dar entrada nas próximas horas”.

Na quarta-feira, 2, o hospital informou que estão restritos os serviços de cirurgia eletiva e emergência. Medida foi adotada devido ao elevado número de casos de Covid-19 e alta taxa de ocupação nos dois setores. Conforme nota oficial, a regra foi estabelecida para evitar contingência de medicamentos, oxigênio e outros produtos. Além disso, visa garantir um bom atendimento aos que já estão internados.

Post Anterior

Programação itinerante do Natal da Integração se inicia hoje

Próximo post

Campanha começa a mobilizar doações a partir de segunda-feira

Notícias relacionadas

Campo Bom abre seleção temporária para agentes comunitários de saúde
Saúde

Campo Bom abre seleção temporária para agentes comunitários de saúde

4 de maio de 2026
Campo Bom representa o RS em evento de epidemiologia e conquista destaque nacional
Saúde

Campo Bom representa o RS em evento de epidemiologia e conquista destaque nacional

23 de abril de 2026
UBS Paulista terá atendimento na próxima segunda-feira, dia 11, durante o feriadão
Saúde

UBS Paulista dará suporte aos atendimentos do PA na próxima segunda-feira

16 de abril de 2026
Próximo post
Campanha começa a mobilizar doações a partir de segunda-feira

Campanha começa a mobilizar doações a partir de segunda-feira

Com baixa no estoque, Hemocentro volta a pedir doações de sangue

Com baixa no estoque, Hemocentro volta a pedir doações de sangue

Estilista promove a representatividade e a diversidade em suas roupas

Estilista promove a representatividade e a diversidade em suas roupas

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Campo Bom abre seleção temporária para agentes comunitários de saúde
  • Campo Bom amplia repasse do Fundeb após avanço em indicadores educacionais
  • Homem baleado em fuga morre no hospital

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 04.05

➡️ Elias Weiss conquista o 2º Lugar no Canastra Brou Experience 2026.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Morreu na manhã desta segunda-feira, 04, o homem que havia sido baleado durante uma ação do Comando Rodoviário da Brigada Militar, após tentar fugir de uma barreira e avançar com o veículo contra um policial, na RS-239, nas proximidades do bairro Quatro Colônias.

O homem foi identificado como Flamarion Alexander Martins, de 48 anos. Ele conduzia um Fiat Uno com registro de furto na cidade de Parobé.

Segundo o delegado Rodrigo Camara, da Polícia Civil de Campo Bom, no decorrer da ação, o homem que conduzia o Fiat Uno, furtado na noite anterior, tentou fugir da abordagem e direcionou o veículo contra um policial militar, situação que levou à intervenção com uso de arma de fogo por parte da guarnição.

Após ser atingido, Flamarion foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Lauro Reus, onde permaneceu internado. Nesta segunda-feira, foi confirmada a morte cerebral.

Conforme a Polícia Civil, o homem possuía extensa ficha criminal, com antecedentes por lesão corporal, ameaça, furto simples e qualificado, apropriação indébita, resistência, desobediência, violência doméstica e descumprimento de medida protetiva de urgência. Ainda segundo a investigação, ele utilizava tornozeleira eletrônica no momento da ocorrência.

A Polícia Civil requisitou perícias e acompanhou os trabalhos técnicos do Instituto-Geral de Perícias no local. As circunstâncias da ocorrência seguem sendo investigadas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite de segunda-feira, 27, o galpão do CTG M’ Bororé recebeu a apresentação oficial do projeto do 25º Sarau, edição comemorativa Jubileu de Prata. O evento foi voltado aos associados da entidade e apoiadores, marcando o início da contagem regressiva para uma das maiores celebrações tradicionalistas do calendário cultural gaúcho.

A edição de 2026 ganha um significado ainda mais especial por coincidir com os 40 anos de fundação do CTG M’Bororé. Além de celebrar as 25 edições do Sarau, a programação propõe um resgate histórico em homenagem ao saudoso Marcos Liandro Möfinger, conhecido como Mestre Chula, fundador e instrutor da entidade. Como parte dessa valorização da memória, será produzido um documentário especial pela TV do Gaúcho, contando a trajetória do evento e destacando personagens que ajudaram a construir sua história.

A programação oficial inicia no dia 9 de maio, com o Baile de Lançamento do Sarau, cujos cartões já estão à venda com a patronagem. Na sequência, ocorre o concurso Mais Prendada Prenda do XXV Sarau, em 8 de junho, seguido pelo aniversário do CTG, no dia 11. A abertura oficial do Sarau acontece em 12 de junho, com show nativista de Cairon & Gustavo, e as competições artísticas seguem nos dias 13 e 14 de junho.

As disputas contemplam modalidades como danças tradicionais de invernada, nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulto, veterano e xirú, além de chula, chula show, intérprete vocal, declamação e dança gaúcha de salão, abrangendo diversas faixas etárias. A entidade com melhor desempenho geral nas competições receberá o troféu especial “Mestre Chula”, criado exclusivamente para esta edição.

Mantendo o compromisso social do projeto Sarau Solidário, implantado desde 2015, cada inscrição realizada será convertida em um quilo de alimento não perecível destinado ao Banco de Alimentos. Em 2025, o evento contabilizou cerca de 3.600 inscrições de artistas, reforçando sua dimensão e alcance.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 01.04

➡️ Programa Acolher está com vagas abertas em algumas modalidades.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO |✍️ @mairanpacheco 

Celebrado em 1º de maio, o Dia do Trabalhador é mais do que uma data no calendário: é um convite à valorização de quem, com dedicação diária, constrói e movimenta a comunidade. Em Campo Bom, o trabalho sempre foi um dos pilares do desenvolvimento, presente nas mais diversas áreas; da indústria ao comércio, da educação aos serviços, do empreendedorismo às iniciativas que nascem dentro de casa.
A origem da data remete ao final do século XIX, a partir de mobilizações de trabalhadores por melhores condições de trabalho, especialmente a redução da jornada para oito horas diárias. O marco histórico foi a Revolta de Haymarket, nos Estados Unidos, que se tornou símbolo da luta por direitos trabalhistas em todo o mundo. Desde então, o 1º de maio passou a ser reconhecido internacionalmente como um dia de reflexão, memória e valorização da classe trabalhadora.
Parte dessa história passa, inevitavelmente, pela força da indústria calçadista. Por décadas, o setor do calçado foi a principal engrenagem econômica do município, responsável por gerar empregos, renda e oportunidades para milhares de famílias. Nas linhas de produção, homens e mulheres ajudaram a consolidar a identidade de uma cidade reconhecida pela sua capacidade produtiva e pelo espírito trabalhador de sua gente.
Hoje, mesmo diante das transformações do mercado e da diversificação das atividades econômicas, o legado permanece vivo. Novas profissões surgem, outras se reinventam, e o conhecimento se torna ferramenta essencial para acompanhar as mudanças. Ainda assim, o valor do trabalho segue o mesmo: dignificar, gerar pertencimento e impulsionar o crescimento coletivo.
Mais do que números ou setores, o trabalho aparece no cotidiano: na porta que abre cedo, na máquina que começa a rodar, no atendimento que acolhe, na ideia que vira sustento. É ele que conecta histórias, sustenta famílias e dá ritmo à cidade. Neste Dia do Trabalhador, o reconhecimento está na soma silenciosa de esforços que, todos os dias, fazem a cidade seguir em frente.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 30.04

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ 1º de maio: a força de quem faz Campo Bom acontecer;

➡️ Campo Bom na trilha do penta com Elias Weiss;

➡️ M’Bororé lança edição histórica do 25º Sarau de Arte Gaúcha.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)
  • Que comecem os jogos ⛹️‍♀️🤾‍♂️🏃‍♀️⚽️🥋

#40olimpiadaestudantildecampobom

📷 Briane Colissi e Mairan Pacheco/AG
  • A 40ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom teve sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira (30), no Ginásio do CEI, marcando o início de mais uma edição do maior evento esportivo estudantil do município.

Com expectativa de mais de 9 mil inscrições ao longo do ano, a competição reúne estudantes das redes municipal, estadual e privada em diversas modalidades esportivas, promovendo integração, espírito esportivo e formação entre os jovens.

A cerimônia contou com o tradicional acendimento da pira olímpica e homenagens a pessoas que contribuíram para a história da Olimpíada ao longo de suas quatro décadas.

As disputas seguem até novembro, com encerramento e premiação dos destaques de cada categoria.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.