A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Contra avanço da Covid-19, Estado volta a endurecer medidas de isolamento

Redação / AG por Redação / AG
4 de dezembro de 2020
em Saúde
0 0
A A
Contra avanço da Covid-19, Estado volta a endurecer medidas de isolamento
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Com o aumento do número de casos de Covid-19, o Governo do Estado voltou a adotar regras mais rígidas de isolamento. O governador Eduardo Leite, anunciou, na tarde de segunda-feira, 30, em transmissão por meio de rede social, uma série de medidas a serem adotadas na tentativa de frear a disseminação do Coronavírus entre os gaúchos. A divulgação ocorreu após quase duas horas de reunião realizada de forma remota com representantes das 27 associações regionais de municípios.

As medidas incluem a suspensão das festas e eventos de fim de ano, tanto promovidos por prefeituras quanto por estabelecimentos privados e condomínios. Leite também propõe mudanças nos protocolos do distanciamento controlado, como limitar o horário de funcionamento do comércio e de restaurantes. Essas empresas, contudo, poderiam seguir abrindo nos mesmos dias da semana em que operam hoje. A “vedação à permanência em locais públicos sem controle de acesso (ruas, praias, praças)” também está na lista de propostas do Palácio Piratini. Em âmbito privado, o governo do Estado sugere que as reuniões familiares e de amigos tenham aglomeração máxima de 10 pessoas, não contando crianças até 14 anos. As aulas presenciais foram mantidas.

Suspensão da cogestão

Outra alteração proposta é suspender temporariamente a cogestão — mecanismo que permite que as regiões do Estado decidam por conta própria adotar restrições mais leves do que as determinadas pelo Palácio Piratini. Na prática, com a suspensão, as regras da bandeira vermelha passarão a valer integralmente. O governo também ofereceu aos prefeitos apoio da Brigada Militar para fiscalização e promete realizar uma campanha de comunicação para conscientização da população.

Confira as medidas anunciadas:

  • Suspensão temporária da cogestão, com adoção de fato da bandeira vermelha;
  • Suspensão das festas e eventos final de ano, de prefeituras ou de estabelecimentos privados, inclusive em condomínios.
  • Permissão de comércio, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 20h).
  • Permissão de restaurantes, lancherias e bares, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 22h), clientes somente sentados, com distanciamento de dois metros entre mesas para grupos de até 6 pessoas, sem música ao vivo ou ambiente que prejudique a comunicação.
  • Vedada a permanência em locais abertos sem controle de público (ruas, praias, parques, praças, etc.), permitida apenas circulação ou prática de exercícios físicos.
  • Manutenção das atividades de ensino no modelo híbrido, respeitando aos protocolos nas atividades presenciais.

Campo Bom se adequa às novas determinações do Governo do RS

Em meio a um novo pico de casos por Covid-19 em Campo Bom o prefeito Luciano Orsi anunciou, na noite de quarta-feira, 2, em transmissão por meio de rede social algumas medidas em conformidade ao decreto Estadual. Segundo Orsi, a escassez de médicos intensivistas aliado ao aumento expressivo no número de casos confirmados nos últimos dias e a superlotação da UTI do Hospital Lauro Reus influenciam o recuo na flexibilização. “Nossos médicos estão ficando doentes e com uma carga emocional demasiada pelos vários meses lutando contra a Covid. Então, para termos um atendimento de qualidade, precisamos adotar algumas medidas”, disse o prefeito.

Fiscalização dos protocolos

A equipe de fiscalização da prefeitura formada pelo Setor de Fiscalização terá ajuda do Conselho Tutelar, Consepro ( Conselho Comunitário Pró Segurança Pública), Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros em ações de conscientização para evitar excessos.

Lotação máxima no Lauro Reus

Em Campo Bom a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Lauro Reus, atingiu a lotação máxima nos leitos exclusivos para pacientes com a Covid na terça-feira, 1º. Ao todo, o hospital tem dez vagas de UTI, cinco são reservadas para a doença. De acordo com a assessoria de impressa do hospital 8 dos 10 leitos estão ocupados. “Temos três paciente clínicos na UTI sem previsão de alta e os outros dois leitos são reservados para pacientes pós cirúrgicos que devem dar entrada nas próximas horas”.

Na quarta-feira, 2, o hospital informou que estão restritos os serviços de cirurgia eletiva e emergência. Medida foi adotada devido ao elevado número de casos de Covid-19 e alta taxa de ocupação nos dois setores. Conforme nota oficial, a regra foi estabelecida para evitar contingência de medicamentos, oxigênio e outros produtos. Além disso, visa garantir um bom atendimento aos que já estão internados.

Post Anterior

Programação itinerante do Natal da Integração se inicia hoje

Próximo post

Campanha começa a mobilizar doações a partir de segunda-feira

Notícias relacionadas

Campo Bom reforça prevenção às ISTs e ganha destaque estadual na qualificação de testes rápidos
Saúde

Campo Bom reforça prevenção às ISTs e ganha destaque estadual na qualificação de testes rápidos

18 de maio de 2026
ESF Quatro Colônias abre neste sábado para ampliar acesso à saúde da comunidade
Saúde

ESF Quatro Colônias abre neste sábado para ampliar acesso à saúde da comunidade

13 de maio de 2026
Campo Bom tem Dia D de vacinação contra a Influenza neste sábado, dia 19
Saúde

Secretaria de Saúde orienta população para prevenção de doenças respiratórias

6 de maio de 2026
Próximo post
Campanha começa a mobilizar doações a partir de segunda-feira

Campanha começa a mobilizar doações a partir de segunda-feira

Com baixa no estoque, Hemocentro volta a pedir doações de sangue

Com baixa no estoque, Hemocentro volta a pedir doações de sangue

Estilista promove a representatividade e a diversidade em suas roupas

Estilista promove a representatividade e a diversidade em suas roupas

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Saneamento básico: Corsan explica realizações de obras em diversas ruas e bairros do município
  • FCC leva inovação à primeira edição do Campo Bom Expo.Summit
  • Biomedicina é o novo curso de graduação da Faccat

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

Há algumas semanas, movimentações de retroescavadeiras, patrolas e caminhões vêm chamando a atenção de moradores em diversas ruas de Campo Bom. A equipe de reportagem do Jornal A Gazeta buscou os responsáveis pelas obras com o objetivo de esclarecer à comunidade o que, exatamente, está sendo feito na cidade.

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está executando obras do sistema de esgotamento sanitário em Campo Bom, com a instalação de redes coletoras de esgoto e ramais de ligação. De acordo com a companhia, as intervenções em andamento visam beneficiar a população com a coleta e o tratamento de esgoto, ampliando a infraestrutura de saneamento básico no município.

As obras fazem parte do processo de universalização do saneamento no Brasil, conforme previsto na Lei nº 14.026/2020 — o Marco Legal do Saneamento. A legislação determina que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto até 2033.

Com o objetivo de atender a essas metas, a Corsan iniciou as obras em Campo Bom neste ano. Atualmente, os trabalhos de implantação de redes coletoras, ramais de ligação e reconstituição de pavimentos estão concentrados em ruas dos bairros Bela Vista, Vila Rica e Santa Lúcia.

As equipes realizam os serviços entre 6h e 18h, período em que podem ocorrer bloqueios parciais ou totais das vias. O cronograma é alinhado entre o setor de Engenharia da Corsan e a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos. Além disso, equipes de responsabilidade social da companhia acompanham o andamento das obras para orientar a população e reduzir transtornos na rotina dos moradores.

No total, serão investidos cerca de R$ 15 bilhões em infraestrutura de saneamento no Rio Grande do Sul. Desse montante, aproximadamente R$ 231 milhões estão previstos para as obras de esgotamento sanitário em Campo Bom.

A previsão é que o município alcance 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2033, conforme as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que determina a universalização dos serviços até 31 de dezembro do mesmo ano.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Solidariedade, criatividade e afeto deram forma ao Projeto Frida, desenvolvido em parceria entre a Eh Cultural e o Centro Cultural Eintracht, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Municipal. A iniciativa transformou retalhos doados em roupas destinadas a mães e bebês da comunidade campo-bonense.

O projeto envolveu crianças, adolescentes e artesãs em um processo colaborativo de criação e produção. Inspirados pela mascote do Eintracht, símbolo que representa mulheres acolhedoras, os participantes desenvolveram a marca Frida, unindo imaginação, aprendizado e sensibilidade.

A partir dos tecidos arrecadados, artesãs confeccionaram peças infantis feitas manualmente, resultando em 450 itens produzidos coletivamente ao longo da ação.

As roupas serão destinadas a famílias atendidas por entidades parceiras do projeto: o Hospital Lauro Reus, a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Pastoral da Criança, responsáveis pela distribuição das peças às mães e aos bebês da comunidade.

Além do caráter solidário, o Projeto Frida também buscou estimular o envolvimento cultural, o trabalho em grupo e a valorização do cuidado e da empatia por meio da arte e da produção artesanal.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.gazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 18.03

➡️ Cohab Leste e Jardim do Sol, são os próximos bairros a serem atendidos no cronograma de podas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

Em Campo Bom, onde a prática de esportes faz parte da rotina da comunidade, não é difícil encontrar corredores ocupando a ciclovia e a pista de atletismo. Entre tantos, porém, uma dupla em especial tem chamado a atenção de quem passa. Sempre lado a lado, o corredor Maykel Sábio e seu inseparável companheiro, o Border Collie, Johnnie, transformaram a corrida em uma história de parceria que vai muito além do exercício físico.

A relação começou de forma simples, no início de 2024. Morando em apartamento e atento à necessidade de gasto de energia do cão, Maykel encontrou na corrida uma solução e também um novo propósito. Ainda filhote, Johnnie já demonstrava preferência por acompanhar o tutor. “Comecei caminhando com ele, mas quando eu ia correr na pista, ele preferia vir comigo do que brincar”, relembra.

Com o tempo, o que era adaptação virou rotina. E a rotina, paixão. Hoje, a dupla soma quilômetros em treinos diários e também em longas distâncias, sempre marcada por uma sintonia que chama atenção. Na maior parte do percurso, Johnnie corre solto, atento a cada movimento, mantendo-se próximo ao tutor com naturalidade. “Eu me sinto 100% conectado com ele. A gente se entende o tempo todo”, conta Maykel. Segundo ele, o cão é extremamente expressivo, o que permite uma comunicação constante, construída na convivência diária e reforçada a cada treino.

A dedicação também envolve cuidados. Com preparo físico desenvolvido desde cedo, Johnnie acompanha diferentes intensidades de treino e demonstra resistência até em percursos mais longos. Para garantir o bem-estar do parceiro, Maykel escolhe horários com temperaturas mais amenas e trajetos com acesso à água, além de manter uma alimentação adequada, com rações voltadas para cães atletas.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Campo Bom. No município, a rede pública de saúde oferece testes gratuitos, orientações e diferentes formas de prevenção, facilitando o acesso da população ao cuidado.

Além do HIV, as ISTs mais comuns são sífilis, hepatites B e C, gonorreia, clamídia, herpes genital e HPV. Muitas delas não apresentam sintomas no início, o que torna ainda mais importante fazer testes com frequência, principalmente para quem tem vida sexual ativa.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é possível fazer testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites nas unidades de saúde e em serviços especializados. Os exames são seguros, gratuitos e o resultado sai rápido, o que ajuda no diagnóstico e no início do tratamento. Também está disponível o autoteste de HIV, que pode ser feito em casa, com mais privacidade e autonomia.

Quando o resultado dá positivo, cada infecção tem um tipo de tratamento. No caso do HIV, por exemplo, os medicamentos evoluíram muito e hoje permitem que a pessoa tenha qualidade de vida e viva normalmente. Com o tratamento correto, é possível chegar a um nível em que o vírus não é mais transmitido. Para as outras ISTs, o tratamento também é eficaz e varia conforme cada caso.

A prevenção vai além do uso de preservativo. Hoje, existe a chamada prevenção combinada, que inclui camisinha, testagem regular, uso da PrEP (antes da exposição ao HIV), da PEP (após uma situação de risco, em até 72 horas), vacinação e tratamento das infecções. Todos esses recursos estão disponíveis gratuitamente em Campo Bom, inclusive no Hospital Lauro Reus, no caso da PEP.

Outro ponto importante é a informação. Profissionais da saúde destacam que ainda existe muito preconceito, o que faz com que muitas pessoas evitem procurar atendimento. “Falar sobre o assunto de forma aberta e sem julgamentos é essencial para cuidar da saúde e evitar novas infecções”, destaca a farmacêutica Alice Lemos.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Noite de decisões e grandes emoções no Municipal de Futsal 🏆

O Olimpique conquistou o título da categoria 50 anos após vencer o Farrapos pelo placar de 5x3, em uma grande final.

Já na Série Ouro, o Treze levou a melhor sobre o Amigos da Bola e garantiu o troféu com vitória por 5x2 em uma partida quente e cheia de emoção do início ao fim.

Todos os detalhes na edição impressa da próxima sexta-feira.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma ação conjunta entre a Brigada Militar e a Guarda Municipal resultou na prisão de dois homens suspeitos de envolvimento em um furto a uma farmácia na área central de Campo Bom.

Conforme apurado pelas forças de segurança, os indivíduos teriam furtado diversos produtos do estabelecimento. A ação foi registrada pelas câmeras de monitoramento da farmácia, auxiliando nas buscas realizadas pelas equipes.

Durante as diligências, um dos suspeitos foi localizado e abordado. O segundo homem, ao perceber a aproximação dos agentes, abandonou uma mochila contendo os materiais furtados e tentou fugir, mas acabou alcançado logo em seguida.

Após atendimento médico de praxe, ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência e demais procedimentos legais.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O Campo Bom Expo.Summit 2026 segue ampliando sua programação e confirmando nomes de destaque entre os mais de 70 palestrantes do evento, que ocorre nos dias 20 e 21 de maio, em Campo Bom. Entre os confirmados está Konrad Dantas, empresário e produtor musical reconhecido nacionalmente pelo trabalho à frente da KondZilla.

Promovido pela Prefeitura de Campo Bom em parceria com a Universidade Feevale, o evento será realizado na Rua Coberta e no Complexo CEI, reunindo especialistas, empresários e profissionais de diferentes áreas em uma programação voltada à inovação, tecnologia, inteligência artificial, marketing e desenvolvimento de negócios.

Konrad Dantas sobe ao palco do Teatro do CEI na quinta-feira, dia 21 de maio, às 18h, encerrando a programação do Expo.Summit.

Criador do maior canal de música da América Latina no YouTube, a KondZilla, Konrad transformou a produtora em uma das principais referências em conteúdo audiovisual, música e economia criativa no país. Sua trajetória é marcada pela construção de marcas de grande alcance e pela capacidade de conectar criatividade, empreendedorismo e inovação.

Durante sua participação no evento, ele compartilhará experiências sobre posicionamento de marca, escalabilidade de negócios e o potencial da economia criativa como ferramenta de transformação e desenvolvimento.

Com expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes e mais de 30 empresas expositoras, o Campo Bom Expo.Summit busca fortalecer o ecossistema regional de inovação, promovendo networking, conhecimento e oportunidades de negócios.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link em nosso site: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.