A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Contra avanço da Covid-19, Estado volta a endurecer medidas de isolamento

Redação / AG por Redação / AG
4 de dezembro de 2020
em Saúde
0 0
A A
Contra avanço da Covid-19, Estado volta a endurecer medidas de isolamento
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Com o aumento do número de casos de Covid-19, o Governo do Estado voltou a adotar regras mais rígidas de isolamento. O governador Eduardo Leite, anunciou, na tarde de segunda-feira, 30, em transmissão por meio de rede social, uma série de medidas a serem adotadas na tentativa de frear a disseminação do Coronavírus entre os gaúchos. A divulgação ocorreu após quase duas horas de reunião realizada de forma remota com representantes das 27 associações regionais de municípios.

As medidas incluem a suspensão das festas e eventos de fim de ano, tanto promovidos por prefeituras quanto por estabelecimentos privados e condomínios. Leite também propõe mudanças nos protocolos do distanciamento controlado, como limitar o horário de funcionamento do comércio e de restaurantes. Essas empresas, contudo, poderiam seguir abrindo nos mesmos dias da semana em que operam hoje. A “vedação à permanência em locais públicos sem controle de acesso (ruas, praias, praças)” também está na lista de propostas do Palácio Piratini. Em âmbito privado, o governo do Estado sugere que as reuniões familiares e de amigos tenham aglomeração máxima de 10 pessoas, não contando crianças até 14 anos. As aulas presenciais foram mantidas.

Suspensão da cogestão

Outra alteração proposta é suspender temporariamente a cogestão — mecanismo que permite que as regiões do Estado decidam por conta própria adotar restrições mais leves do que as determinadas pelo Palácio Piratini. Na prática, com a suspensão, as regras da bandeira vermelha passarão a valer integralmente. O governo também ofereceu aos prefeitos apoio da Brigada Militar para fiscalização e promete realizar uma campanha de comunicação para conscientização da população.

Confira as medidas anunciadas:

  • Suspensão temporária da cogestão, com adoção de fato da bandeira vermelha;
  • Suspensão das festas e eventos final de ano, de prefeituras ou de estabelecimentos privados, inclusive em condomínios.
  • Permissão de comércio, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 20h).
  • Permissão de restaurantes, lancherias e bares, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 22h), clientes somente sentados, com distanciamento de dois metros entre mesas para grupos de até 6 pessoas, sem música ao vivo ou ambiente que prejudique a comunicação.
  • Vedada a permanência em locais abertos sem controle de público (ruas, praias, parques, praças, etc.), permitida apenas circulação ou prática de exercícios físicos.
  • Manutenção das atividades de ensino no modelo híbrido, respeitando aos protocolos nas atividades presenciais.

Campo Bom se adequa às novas determinações do Governo do RS

Em meio a um novo pico de casos por Covid-19 em Campo Bom o prefeito Luciano Orsi anunciou, na noite de quarta-feira, 2, em transmissão por meio de rede social algumas medidas em conformidade ao decreto Estadual. Segundo Orsi, a escassez de médicos intensivistas aliado ao aumento expressivo no número de casos confirmados nos últimos dias e a superlotação da UTI do Hospital Lauro Reus influenciam o recuo na flexibilização. “Nossos médicos estão ficando doentes e com uma carga emocional demasiada pelos vários meses lutando contra a Covid. Então, para termos um atendimento de qualidade, precisamos adotar algumas medidas”, disse o prefeito.

Fiscalização dos protocolos

A equipe de fiscalização da prefeitura formada pelo Setor de Fiscalização terá ajuda do Conselho Tutelar, Consepro ( Conselho Comunitário Pró Segurança Pública), Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros em ações de conscientização para evitar excessos.

Lotação máxima no Lauro Reus

Em Campo Bom a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Lauro Reus, atingiu a lotação máxima nos leitos exclusivos para pacientes com a Covid na terça-feira, 1º. Ao todo, o hospital tem dez vagas de UTI, cinco são reservadas para a doença. De acordo com a assessoria de impressa do hospital 8 dos 10 leitos estão ocupados. “Temos três paciente clínicos na UTI sem previsão de alta e os outros dois leitos são reservados para pacientes pós cirúrgicos que devem dar entrada nas próximas horas”.

Na quarta-feira, 2, o hospital informou que estão restritos os serviços de cirurgia eletiva e emergência. Medida foi adotada devido ao elevado número de casos de Covid-19 e alta taxa de ocupação nos dois setores. Conforme nota oficial, a regra foi estabelecida para evitar contingência de medicamentos, oxigênio e outros produtos. Além disso, visa garantir um bom atendimento aos que já estão internados.

Post Anterior

Programação itinerante do Natal da Integração se inicia hoje

Próximo post

Campanha começa a mobilizar doações a partir de segunda-feira

Notícias relacionadas

UBS Paulista terá atendimento na próxima segunda-feira, dia 11, durante o feriadão
Saúde

UBS Paulista dará suporte aos atendimentos do PA na próxima segunda-feira

16 de abril de 2026
Mais de 550 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas no Dia D
Saúde

Mais de 550 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas no Dia D

14 de abril de 2026
Campo Bom inicia construção de novo CAPS com investimento de R$ 2,6 milhões
Saúde

Campo Bom inicia construção de novo CAPS com investimento de R$ 2,6 milhões

13 de abril de 2026
Próximo post
Campanha começa a mobilizar doações a partir de segunda-feira

Campanha começa a mobilizar doações a partir de segunda-feira

Com baixa no estoque, Hemocentro volta a pedir doações de sangue

Com baixa no estoque, Hemocentro volta a pedir doações de sangue

Estilista promove a representatividade e a diversidade em suas roupas

Estilista promove a representatividade e a diversidade em suas roupas

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Abastecimento de água no Cohab Sul será restabelecido gradualmente no final da noite
  • Atleta de Campo Bom conquista título geral em prova de triathlon
  • Projeto Pescar FFXK forma sua 30ª turma

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 20.04

➡️ Oficina de elaboração de projetos culturais capacita agentes para participação em editais.
 
MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | Otávio Zardo venceu a competição “O Monstro do Lago”, em Santa Cruz do Sul

O atleta campo-bonense de triathlon, Otavio Zardo, foi o grande campeão geral da prova “O Monstro do Lago”, realizada no domingo (12), em Santa Cruz do Sul.
A competição reuniu cerca de 80 participantes e contou com um percurso desafiador, dividido em três modalidades: 1.500 metros de natação, 58 quilômetros de ciclismo e 12 quilômetros de corrida.
Otavio completou a prova em 2 horas e 46 minutos, garantindo o primeiro lugar geral e destacando-se entre os competidores.

Após a conquista, o atleta destacou a importância do resultado como reflexo do trabalho realizado nos treinos. “Fiquei feliz por conseguir fazer na prova o que venho treinando. É sinal de que estou evoluindo. Agora é seguir trabalhando para as próximas provas do ano”, afirmou.
O resultado reforça o desempenho do atleta e evidencia o potencial esportivo de Campo Bom em competições de resistência

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetcb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍️ @mairanpacheco

Adotar um estilo de vida ativo, priorizar a saúde e nutrir laços sociais são elementos essenciais para desfrutar de uma vida plena na terceira idade. Diante do progressivo envelhecimento da população, iniciativas que impulsionam o bem-estar físico, emocional e social ganham ainda mais relevância, e é nesse panorama que a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Campo Bom tem expandido suas atividades.
Desde sua fundação em 1988, a organização tem operado continuamente e agora vivencia um período de crescimento nos serviços disponibilizados à comunidade. Sob a liderança de Giselaine Maria Ermel Herreira, que assumiu a presidência em janeiro de 2025, a Associação tem solidificado sua importância não apenas na área da saúde, mas também no suporte social direcionado aos idosos.

Atualmente, aproximadamente 200 membros têm acesso a uma rede de colaborações com consultórios médicos, especialistas e diversos serviços, abrangendo atendimentos em nutrição, psicologia, dermatologia, gerontologia e cardiologia, além de convênios com farmácias, laboratórios e óticas. O objetivo é simplificar o acesso aos cuidados primários, fomentando a promoção da saúde abrangente.
As práticas integrativas oferecidas pela organização também se destacam, como a reflexoterapia podal, terapia comunitária e massoterapia (esta última realizada em parceria com a Universidade Feevale). A partir de junho deste ano, será implementado o pilates, ampliando as alternativas de atividades focadas no fortalecimento físico e na qualidade de vida. Em conjunto com o Sesc, a Associação também oferece ginástica recreativa destinada aos idosos.
Além de cuidar do corpo, a instituição busca trabalhar aspectos emocionais e sociais. A inclusão digital, por exemplo, é uma das áreas em desenvolvimento, com o intuito de instruir os idosos sobre o uso da internet e a prevenção de fraudes, que se tornam cada vez mais frequentes.

MATÉRIA COMPLETA: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍️ @leodasilva.iii 

No dia 08 de abril, a Unidade Projeto Pescar Fundação Francisco Xavier Kunst realizou a certificação da 30ª turma do curso de iniciação profissional em assistente administrativo. A cerimônia ocorreu no Auditório do Colégio Santa Teresinha, e contou com a presença de familiares, egressos, voluntários, autoridades e entidades parceiras, com o objetivo de prestigiar a formatura de 07 jovens, aprendizes das empresas Artecola Química, Doctor Clin e Qualitá Laboratório, e que contaram com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, como uma importante parceira na realização do projeto.
O que é a Unidade Projeto Pescar Fundação Francisco Xavier Kunst?
A Fundação Projeto Pescar atua desde 1976 (celebra 50 anos neste ano) na formação sócio profissionalizante de adolescentes com idades entre 16 e 19 anos, em situação de vulnerabilidade social, e a Fundação Francisco Xavier Kunst promove ações que valorizam o meio ambiente, a vida saudável e a educação de qualidade.
Nestes 26 anos de parceria, a Fundação Projeto Pescar e Fundação Francisco Xavier Kunst já formaram 30 turmas e mais de 460 jovens de nossa comunidade, contribuindo assim para que seus egressos tenham um bom direcionamento em suas vidas sociais e cidadãs, além de facilitar sua inserção no mercado formal de trabalho.
Os formandos da 30ª turma da Unidade Projeto Pescar Fundação Francisco Xavier Kunst são Alice Rodrigues da Silva, Anna Valentiny dos Santos Ortácio, Erick Davy Oliveira da Silveira, Greice Kelly Machado Silveira da Costa, Joaquim Batista Bizarro, Luiza Antoniella Puhl Brito e Yago Mateus Gonçalves Neves. Inscrições para o Projeto Pescar em 2026: As inscrições para a 31ª turma iniciam no próximo dia 20 de abril, no site da Fundação Projeto Pescar > inscrições > Rio Grande do Sul > Campo Bom. Podem participar jovens campo-bonenses, de 16 a 19 anos, com ensino médio em andamento (ou concluído), e que tenham disponibilidade para as atividades no turno da manhã, durante um ano. Maiores informações no instagram @projetopescar_ffxk ou pelo fone/whats 51 99297-8039, com o professor Léo da Silva.
  • A Associação Literária de Campo Bom (ALCB) está com inscrições abertas para a 1ª edição do Curso de Formação de Escritores. A iniciativa propõe uma formação completa, que integra teoria e prática da escrita literária, desde a concepção de ideias até a construção de um projeto autoral consistente, sendo voltada tanto para iniciantes quanto para quem já possui experiência e deseja se aperfeiçoar.
O curso será realizado no Centro Cultural Eintraich, em Campo Bom, com turmas reduzidas, possibilitando acompanhamento individualizado e aprofundamento técnico. A carga horária é de 36 horas, distribuídas em 12 aulas presenciais, realizadas às segundas-feiras, das 19h às 22h. As atividades tiveram início previsto para o dia 4 de maio e seguirão até 20 de julho.

A proposta pedagógica contempla os gêneros de poesia, romance e conto, com aulas ministradas pelos escritores Roger Paffrath, Isadora Medina e Geni Copini, que também atua como professora de literatura, produtora cultural e responsável técnica pela formação.
Além do desenvolvimento da escrita, o curso abordou orientações sobre o mercado editorial e caminhos para autopublicação, incluindo plataformas como a Amazon KDP. Segundo o presidente da ALCB, Everton Gaide, o objetivo foi capacitar escritores com qualidade técnica e identidade autoral, ampliando as possibilidades de publicação.

O curso será gratuito para associados adimplentes da entidade, admitidos até 31 de março de 2026. Estudantes, professores, acadêmicos da ALVALES e membros do Centro Literário de São Leopoldo terão direito a 50% de desconto. Para o público em geral, o investimento será de R$ 390, com opção de parcelamento.
As inscrições seguem abertas até o dia 27 de abril, por meio de formulário online disponibilizado nos canais oficiais da ALCB. Também será oferecida uma bolsa social exclusiva para pessoa com deficiência (PCD), com seleção realizada pelo Centro Cultural Eintrach.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍️@mairanpacheco 

Para Danusa Cristina da Rosa, de 39 anos, e Audrius Dreher Lemes, de 46, moradores de Campo Bom, o que era apenas uma busca por novos ares tornou-se um estilo de vida. Após 15 anos juntos, em 2019, decidiram trocar a segurança de seus empregos na indústria por uma aventura ao redor do mundo, inicialmente em uma Kombi 1997 transformada em lar, e agora, em bicicletas.
A aventura começou no final de 2019, com destino ao Uruguai. A pandemia da Covid-19 os pegou de surpresa, estendendo sua estadia no país vizinho por mais de dois anos e meio. Com a reabertura das fronteiras, seguiram para a Argentina, cruzando a icônica Rota 40 de norte a sul até Ushuaia. Exploraram paisagens e culturas por cerca de nove meses, antes de retornarem ao Brasil, após quase cinco anos na estrada.

A paixão por movimento falou mais alto. Em junho de 2025, decidiram recomeçar, desta vez sobre duas rodas. Partiram de Campo Bom no dia 22 rumo ao Chuí. Desde então, cruzaram a costa do Uruguai, retornaram à Argentina e atravessaram o país de leste a oeste, por províncias como Entre Ríos, Santa Fé e Córdoba, até chegarem a Mendoza, aos pés dos Andes.
Atualmente, o casal está em Puente del Inca, um pequeno povoado a cerca de 30 quilômetros da fronteira chilena, enfrentando altitudes de até 2.740 metros, que devem ultrapassar os 3.200 metros na travessia. Além das baixas temperaturas, mesmo fora do inverno, carregam todo o necessário em carretas acopladas às bicicletas, incluindo comida, roupas e equipamentos de camping. Já pedalaram mais de 4.200 quilômetros desde o Rio Grande do Sul.
Apesar dos desafios, o que os impulsiona vai além das paisagens. "Não buscamos medalhas, mas conhecer pessoas. As amizades são o que realmente importa", afirmam.

Ao longo do caminho, contam com a solidariedade das pessoas. "Nunca nos sentimos desamparados. A generosidade faz toda a diferença. Sozinhos não conseguiríamos", dizem. A troca de experiências e culturas é o maior aprendizado desta jornada. Para acompanhar ou apoiar a viagem, siga o Instagram @projetoideiacao ou contribua via Pix pelo e-mail danusa.c.rosa@gmail.com.

MATÉRIA OCMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • ATUALIZAÇÃO DA OPERAÇÃO NA CELESTE:

A Brigada Militar prendeu, na noite deste sábado (18), um homem de 20 anos por porte ilegal de arma de fogo, no bairro Celeste, em Campo Bom.

A ação foi desencadeada após o recebimento de uma denúncia anônima. Policiais militares da Força Tática do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) localizaram o suspeito em um endereço indicado como possível ponto de armazenamento de armamentos.

No local, os policiais apreenderam um verdadeiro arsenal, incluindo um fuzil calibre 5,56, uma espingarda calibre 12, uma carabina calibre .22 e uma pistola calibre 9mm. Também foram encontradas duas unidades de “Kit RONI”, acessório que permite acoplar a pistola a uma estrutura tática, aumentando sua estabilidade.

Além disso, foram apreendidas quatro placas balísticas, carregadores de diversos calibres (.22, .45 e 9mm), munições de diferentes tipos (.38, .380, 9mm, 12, .22 e 5,56), diversas peças de armas e uma granada de fragmentação.

Devido à presença do artefato explosivo, o local foi isolado e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado para realizar a desativação da granada com segurança.

No endereço, além do homem preso, outras duas pessoas foram conduzidas à delegacia na condição de testemunhas. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite deste sábado, 18, uma operação da Brigada Militar resultou no desmantelamento de um depósito de armas na Rua Delfim Moreira, no bairro Celeste, em Campo Bom.

Durante a ação, os policiais localizaram no imóvel um arsenal composto por cinco armas longas, além de carregadores, munições, coletes balísticos e uma granada. Devido à presença de artefatos explosivos, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foram acionadas para atuar na ocorrência.

Três pessoas foram presas no local. Após a ação, os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo para o registro da ocorrência e investigação do caso.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.