A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conheça as três meninas pioneiras que jogam em uma equipe com 45 meninos

Redação / AG por Redação / AG
18 de setembro de 2019
em Comunidade, Esportes
0 0
A A
Conheça as três meninas pioneiras que jogam em uma equipe com 45 meninos

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O sonho de Laura Müller, 10 anos era muito parecido com o de gigantes do futebol. Marta, Cristiane, Formiga. O crescimento suado do futebol feminino ajudou a pequena de apenas dez anos a moldar a paixão pelos gramados. Mas não parecia fácil para uma campo-bonense apaixonada por futebol, sem um time feminino que a encaixasse. Escolheu derrubar as mesmas barreiras que Marta, Cristiane e Formiga. Hoje faz parte da Escola de Futebol mista do Clube 15 de Novembro, onde ela, a pequena Laura, foi a pioneira em campo. Na última semana de agosto, quando foi apresentada aos 45 colegas de equipe, ela era a única menina no time. Cenário que mudou rapidamente. Uma semana depois, mais uma garota entrava para equipe, Amanda Monteiro, 10 anos. Dias após Samyra Weber, 14 anos, vestia a camisa do clube quinzista. E a história não para por aí, porque as gurias do 15 querem mais. Querem muito mais. “Eu só quero jogar bola e que o futebol feminino cresça. Não é nada demais. A gente só quer jogar, simples assim”, comentou Laura.

No Vale do Sinos atualmente não existem equipes de futebol de campo feminino nestas categorias, entrave que muitas vezes dificulta a descoberta de novos talentos. Devido à baixa procura, a criação de um time de garotas está longe da realidade atual de Campo Bom, mas para suprir a demanda, das até então poucas interessadas pelo esporte o 15 de Novembro começou a disponibilizar uma alternativa: a equipe mista. “Ano passado apenas duas gurias se inscreveram para participar da escola de futebol. Uma delas era a Laura e já no primeiro treino a outra menina desistiu. Este ano o Clube 15 de Novembro e o Departamento de Futebol inovaram e meninos e meninas irão treinar lado a lado. Nosso objetivo, além de formar grandes craques é também formar pessoas, respeitando o limite de cada um”, explicou Roger Lamba, Coordenador da Escola de Futebol.

Futebol também é “coisa” para meninas

— Quando crescer, quero ser jogadora de futebol!

A resposta foi comum entre as três meninas entrevistadas e que integram a escolinha de futebol do 15 de Novembro, ao serem perguntadas sobre o seu futuro. O sonho é o mesmo e a inspiração também: Marta, a melhor do mundo. “Não vai ter uma Marta para sempre”, alertou a jogadora após último jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2019. Após a eliminação do Brasil no torneio feminino com maior visibilidade da história, a artilheira pedia mais incentivo à modalidade, que enfim parece chamar atenção. Incentivo e oportunidade que as meninas do 15 também desejam neste ramo ainda tão masculino e cheio de tabus. “A questão que precisa ser resolvida para que o futebol feminino ganhe força é o estímulo. Ele precisa partir de casa, da escola. Nós somos dotados de múltiplas inteligências, então a menina tem a mesma capacidade de jogar do que o menino”, afirma Lamba.

E elas não se incomodam com as pessoas que acham que o esporte é coisa de menino: “Bobagem, meninas jogam muito bem”. Olhando de longe é fácil se confundir. Os dribles, a agilidade, a competência de colocar a bola no gol e as “malandragens” não permitem que se identifique logo de cara as garotas jogando futebol entre os garotos. A diferença em campo são as unhas mais cuidadas e o cabelo arrumado. Afinal as meninas fazem questão de se sentirem bonitas, mas em nada isso diminui a garra e a determinação delas. “As gurias nos surpreendem, caem, se machucam e logo estão correndo outra vez”, revela Roger.

Incentivo que vem de berço

Filha de Ivania Weber, 36, goleira da equipe de futsal Boleiras, que está disputando o Campeonato Municipal de Futsal Feminino, Samyra sempre esteve em contato com a bola. Inicialmente nas quadras, acompanhando a mãe, anos mais tarde a vontade de jogar futebol de campo falou mais alto e com o apoio de sua fiel escudeira e incentivadora a moradora do bairro Paulista está lutando pelo seu sonho. “Quando a gente faz alguma coisa com amor fica bem feito. O futebol é uma paixão e estar aqui é estar um pouquinho mais próxima de realizar”, comentou Samyra. A mamãe coruja acompanha todos os treinos no Estádio Sady Schmidt e não poupa elogios para filha. “Ela nasceu com a bola nos pés, tem habilidade e facilidade, o que me enche de orgulho. E agora com a possibilidade de treinar em um time, que vai contribuir para a formação técnica e profissional dela, sei que era o incentivo que faltava”, disse Ivania.

A mãe conta que a paixão de Samyra pelo futebol incentivou até o irmão mais novo, Heitor, de 9 anos. “Ele começou a gostar de futebol porque a irmã sempre o chamava pra bater bola, ele se interessou tanto que hoje também treina no 15, junto com a irmã”, conta a mãe.

Com apenas dez anos, Amanda Monteiro também já deixa o brilho no olhar falar mais alto quando se refere ao futebol. Segundo ela, o esporte é importante na sua vida desde os quatro anos. “Faz bastante tempo que jogo futebol, jogo na escola com os meninos e já joguei futsal também” diz a jovem atleta que sonha em ser atacante.

A mãe de Amanda era outra torcedora que acompanhava o treino da equipe na última terça-feira, 10. Marilene Monteiro traz a filha de Novo Hamburgo duas vezes por semana para treinar no clube campo-bonense. “No início, as meninas tentam ingressar num mundo em que são minoria. Não é fácil, mas é muito do estímulo. A chave está aí: percebermos que o futebol feminino precisa de uma atenção e um cuidado maior, porque às vezes tu podes ter um talento em casa não é?! O meu talento está lá”, emocionou-se Marilene.

Post Anterior

Nesta sexta tem Encontro de Parkour no CEI

Próximo post

Consulta Popular garante R$ 57 mil para fomentar turismo

Notícias relacionadas

Campo Bom terá novo modelo de pedágio e ligação direta com Porto Alegre através da ERS-010
Comunidade

Campo Bom terá novo modelo de pedágio e ligação direta com Porto Alegre através da ERS-010

29 de outubro de 2025
Campo Bom se prepara para uma noite de esporte e diversão com o Bike Night
Esportes

Campo Bom se prepara para uma noite de esporte e diversão com o Bike Night

28 de outubro de 2025
Prefeitura de Campo Bom atende em dois turnos nos dias 23/01, 25/01, 6/02 e 8/02
Comunidade

Prefeitura não terá expediente na sexta-feira, dia 31

27 de outubro de 2025
Próximo post
Consulta Popular para escolher demandas prioritárias no Estado começa amanhã

Consulta Popular garante R$ 57 mil para fomentar turismo

Últimos dias para curtir a Tropeada de Campo Bom

Últimos dias para curtir a Tropeada de Campo Bom

Curso que seria oferecido na Escola Fernando Ferrari, vai acontecer no Polo Digital da Feevale

Curso que seria oferecido na Escola Fernando Ferrari, vai acontecer no Polo Digital da Feevale

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • RS Qualificação inicia última capacitação em Campo Bom
  • Projetos da Educação Infantil de Campo Bom são apresentados na Mostratec Júnior 2025
  • Hospital Lauro Reus é habilitado no Programa SUS Gaúcho

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • O Projeto de Lei que atualiza a tabela de logradouros, aprovado na Câmara de Vereadores na última segunda-feira (27), foi sancionado nesta terça-feira (28), pelo prefeito Giovani Feltes. 

O projeto causou polêmica na cidade, com direito a manifestações de moradores na sessão. Nesta quarta-feira (29), a prefeitura, através de um pronunciamento do prefeito Giovani Feltes, se manifestou sobre o assunto.

De acordo com o levantamento da Prefeitura, foram identificadas situações em que terrenos vizinhos apresentavam valores diferentes de cobrança, além de casos em que propriedades em bairros como Operária e Rio Branco tinham valores semelhantes aos de áreas próximas à Avenida Brasil, uma das regiões mais valorizadas da cidade.

A administração municipal reforça que o valor venal do terreno é apenas um dos componentes do cálculo do IPTU. O valor final também leva em conta área construída, tipo e padrão da edificação, localização e alíquotas previstas em lei, que não sofreram alterações.
Por isso, a revisão não cria novos tributos nem representa aumento de impostos, apenas atualiza valores que estavam desajustados há anos, tornando a cobrança mais justa e condizente com a realidade atual.

Segundo a Secretaria de Finanças, a revisão alcança cerca de 4.700 lotes, o que representa 18% dos mais de 26 mil terrenos existentes no município. Nesses casos, a atualização média no valor final do IPTU será de 12%, já incluindo o reajuste anual.
Para os demais contribuintes, mais de 80% dos imóveis da cidade, haverá apenas o reajuste da inflação, previsto em 5,11%, que será divulgado oficialmente nos próximos dias.

A Prefeitura destaca que todas as informações e cálculos podem ser consultados junto à Secretaria de Finanças, localizada no térreo do Centro Administrativo, e reafirma o compromisso com a transparência, responsabilidade fiscal e diálogo com a comunidade.

MAIS NOTÍCIAS EM:www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Nesta quarta-feira (29), o Hospital Lauro Reus foi habilitado no Programa SUS Gaúcho, iniciativa do Governo do Estado que tem como principal objetivo reduzir as filas de espera para consultas e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa prevê investimentos de R$ 1,025 bilhão até 2026, com foco na ampliação do atendimento em áreas como oftalmologia, ortopedia, cirurgia geral, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia, além de reforço na atenção de urgência e emergência e na saúde mental.

Representantes do Grupo Hospitalar Vila Nova, responsável pela gestão do Hospital Lauro Reus, participaram da cerimônia de lançamento representando o município. Com a habilitação, o Hospital Lauro Reus ofertará 852 atendimentos em ortopedia do joelho, entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, entre outubro e dezembro de 2025, uma média de 284 atendimentos mensais.

Os agendamentos serão realizados pelo sistema estadual de regulação (Gercon), que define prioridade e encaminhamento conforme critérios técnicos da Secretaria Estadual da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 29.10

➡️ Adolescente é apreendido por analogia ao tráfico de drogas;

➡️ Professores serão homenageados nesta quarta-feira, na Câmara de Vereadores.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite de terça-feira (28), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu dois homens após o furto de uma escada industrial utilizada em serviços de instalação de rede de fibra óptica. O equipamento, avaliado em cerca de R$ 1,5 mil, foi retirado de um veículo pertencente a uma empresa prestadora de serviços na cidade.

Durante patrulhamento preventivo, os agentes avistaram a dupla carregando o objeto em uma área pouco movimentada. Diante da suspeita, realizaram a abordagem e os homens admitiram ter cometido o furto. O proprietário foi contatado pela equipe e confirmou a ausência do equipamento em seu veículo.

Os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para registro da ocorrência e demais providências legais.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O governo do Estado anunciou, na terça-feira (28), durante coletiva de imprensa conduzida pelo governador Eduardo Leite, um amplo pacote de investimentos em infraestrutura viária dentro do Programa de Parcerias e Concessões (PPC). As mudanças envolvem as concessões dos Blocos 1 e 2 de rodovias estaduais e incluem alterações diretas em Campo Bom, especialmente com a implantação da nova ERS-010 e a substituição do atual pedágio da ERS-239 pelo sistema eletrônico de cobrança “Free Flow”.

Com investimento total estimado em R$ 6,41 bilhões ao longo de 30 anos de concessão, sendo R$ 4,86 bilhões aplicados nos primeiros dez anos, o Bloco 1 abrange importantes rodovias da Região Metropolitana, como a ERS-239, ERS-115, ERS-118 e ERS-020, além da implantação da ERS-010, que será construída do zero (greenfield), em pista dupla, com 41,4 quilômetros de extensão.

A ERS-010 ligará Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Campo Bom e Sapiranga até Porto Alegre, criando uma alternativa à BR-116. A nova via será construída em cota mais elevada, reduzindo riscos de bloqueio em casos de enchentes e aumentando a segurança do tráfego. O objetivo é desafogar o trânsito da Região Metropolitana e garantir melhor fluxo entre o Vale dos Sinos e a capital.

Com a conclusão da obra, Campo Bom passará a integrar o principal eixo logístico de ligação entre o norte da Região Metropolitana e Porto Alegre.

O atual pedágio da EGR localizado no km 19 da ERS-239, em Campo Bom, será extinto e substituído por um pórtico de cobrança eletrônica (Free Flow).

De acordo com o projeto apresentado, Campo Bom contará com dois pontos de cobrança:
	•	P15 – ERS-239 (Campo Bom): R$ 2,93
	•	P23 – ERS-010 (Campo Bom): R$ 4,13

A consulta pública sobre o projeto do Bloco 1 está aberta entre 29 de outubro e 1º de dezembro de 2025, e qualquer cidadão pode enviar sugestões ou contribuições através do site parcerias.rs.gov.br. Após análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o edital deve ser publicado em junho de 2026, com leilão previsto para o segundo semestre e assinatura do contrato até dezembro de 2026. As obras devem iniciar entre 2027 e 2028.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • No dia 29 de outubro, o time da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Campo Bom convida você para um bate-papo especial sobre prevenção e saúde — do homem e da mulher.

Não é palestra, é um momento de partilha e inspiração. De quem cuida e de quem é cuidado, de profissionais, pacientes oncológicos, familiares e voluntárias... pessoas unidas por um mesmo propósito: cuidar do bem mais precioso que existe — a vida.

Como diz o ditado: “a palavra convence, mas o exemplo arrasta.” E é isso que queremos fazer: encantar e inspirar a comunidade!

Convidados especiais:
• Daniela Oliveira — mãe e maratonista, venceu o câncer de mama.
• Juliano Guarnieri — bacharel em Educação Física, atleta e treinador.
📅 Dia: 29/10
🕖 Hora: 19h
📍 Local: Auditório do Colégio Santa Teresinha
📞 Confirme sua presença: (51) 98135-6076

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Vem compartilhar a vida com a gente!
  • AG CONTIGO | 28.10

➡️ Alunos do município, são destaque em feira de iniciação científica;

➡️ Eventos esportivos movimentam a cidade, veja programação da semana.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Polícia Civil de Campo Bom, com apoio da Guarda Municipal, realizou uma ação no bairro Mônaco nesta terça-feira (28) que resultou na apreensão de um adolescente por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

Durante a operação, foram encontradas 42 porções de cocaína, com peso total aproximado de 26 gramas, um cigarro de maconha, uma balança de precisão, um telefone celular e dinheiro em espécie.

Após os procedimentos legais, o adolescente foi entregue ao responsável, com compromisso de apresentação ao Ministério Público, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar a origem das drogas e possíveis envolvidos na comercialização ilícita na região.

A corporação reforça que a comunidade pode colaborar com informações e denúncias anônimas pelo WhatsApp (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile