A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Com órtese e tênis que brilha, Suany quer desbravar o mundo

Redação / AG por Redação / AG
10 de dezembro de 2019
em Comunidade
0 0
A A
Com órtese e tênis que brilha, Suany quer desbravar o mundo

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Menina de cinco anos nasceu com má formação nos pés e precisa de ajuda para andar e não sentir mais dor.

Em 21 de março de 2014 quando deu à luz a sua quarta filha, a dona de casa Edna Becker sentiu que algo estava errado. A demora dos médicos em levar a pequena Maria Suany Becker Ferreira para conhecer a mãe foi o primeiro sinal que uma longa jornada estava iniciando. Já na sala de recuperação após o parto cesariano, o obstetra foi ao encontro de Edna que estava aflita sem notícias. “Ele me perguntou se eu já sabia. Não entendi nada. Falei: sei do quê? Pode me explicar? Quero ver minha filha, onde ela está?”, relembra a parobeense. Enrolada da cabeça aos pés por uma pequena manta a bebê foi levada até o local por uma enfermeira. “Quando ela veio na minha direção se atrapalhou toda e deixou parte da manta se soltar e eu pude ver o porquê de tanto mistério”.

Embora tenha nascido saudável, Suany possui malformação congênita dos membros inferiores (pés e tíbia), incluindo a cintura pélvica. No pé direito a menina possui quatro dedos (um deles interno) e no esquerdo, o calcanhar não se desenvolveu e o membro sem ossos conta com apenas dois dedinhos. O diagnóstico médico aponta ainda alteração entre o comprimento das pernas – a esquerda é 4.5cm menor. “Eu tive uma gravidez normal até quando minha bolsa se rompeu. Mesmo assim, todos os exames que tinha feito até então haviam mostrado que minha filha estava muito saudável. Precisei de uma cesárea devido à posição que minha filha estava. Estava tudo bem no parto, até o momento em que não estava”, comenta Edna.

Segundo a mãe, a malformação ocorreu devido o bebê permanecer sentado sobre as penas durante toda gestação. “Foi a única explicação que os médicos encontram”.

Limites são ultrapassados diariamente

Contrariando expectativas de médicos, a menina que nasceu sem os dedos dos pés conseguiu ficar em pé aos 9 meses e andou antes de completar um ano e meio de vida, como todos os bebês. “A opção que me apresentaram era a amputação, desde o nascimento dela. Me falavam que minha filha nunca iria andar, que passaria a vida se arrastando no chão”, emociona-se a mãe que lutou por outra alternativa que não fosse a amputação.
Durante cinco anos a equipe médica que acompanhou Suany apontava que a retirada dos membros e a colocação de próteses era a melhor forma para a menina conseguir levar uma vida normal.

Mas limite é uma palavra que a menina risonha e de olhos brilhantes desconhece. Morando há seis meses no bairro Barrinha, ela realiza uma vez por semana fisioterapia na Apae de Campo Bom. “Depois de exames e avaliações chegamos à conclusão que a Suany precisa de uma órtese e uma palmilha para complementar seu tratamento. Hoje ela faz de tudo, mas sente muitas dores, com o uso destes equipamentos a qualidade de vida dela serão muito maiores”, explica a fisioterapeuta Patricia Velho Premaor, que acompanha o tratamento da criança desde que a família chegou ao município.

Aluna do Pré-2 da Emei Princesinha, ela corre, pula, dança, brinca. Como todas as crianças de cinco anos de idade.

Para Suany brincar sem dor

Tanto a órtese Suropodálica, para tornozelo e pé (semelhante a uma bota), como a palmilha em EVA com elevação do arco longitudinal e preenchimento dos metatarsos, para melhor adequação ao calçado serão fabricadas sob medida.

A família humilde do oleiro Marcos Roberto Ferreira e da dona de casa Edna não tem como arcar com as despesas para a aquisição dos equipamentos, que irá custar R$850,00. O casal, têm mais quatro filhos além de Suany, com idades entre 16 e um ano e vive com renda que o pai ganha trabalhando em uma olaria no bairro Barrinha.

De poucas palavras, mas muitos sorrisos, o rosto da menina se ilumina com a possiblidade de conseguir os equipamentos e finalmente se mover sem dores. “Com eles também vou poder usar tênis que brilha no escuro”, comenta a pequena.

Doações

Para arcar com os gastos, uma vaquinha virtual está disponível em: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-maria-suany-a-caminhar-e-brincar-sem-dor

Post Anterior

História da Família Lopes comove Campo Bom e gera onda de solidariedade

Próximo post

Carnês de IPTU 2020 já estão disponíveis na internet para impressão

Notícias relacionadas

Carro é destruído por incêndio após colisão na Avenida Brasil
Comunidade

Carro é destruído por incêndio após colisão na Avenida Brasil

19 de junho de 2026
Campo Bom recebe recursos estaduais para ações de prevenção a eventos climáticos extremos
Comunidade

Campo Bom recebe recursos estaduais para ações de prevenção a eventos climáticos extremos

19 de junho de 2026
Arraial de Campo Bom promete dois dias de festa, cultura e diversão na Rua Coberta
Comunidade

Arraial de Campo Bom promete dois dias de festa, cultura e diversão na Rua Coberta

19 de junho de 2026
Próximo post
Carnês de IPTU 2020 já estão disponíveis na internet para impressão

Carnês de IPTU 2020 já estão disponíveis na internet para impressão

Papai Noel no Largo Irmãos Vetter

Papai Noel no Largo Irmãos Vetter

Sorteio do Comprar Aqui é Bom Demais acontece na próxima semana

Últimos dias para trocar notinhas e concorrer no segundo sorteio da Campanha Comprar Aqui é Bom Demais

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • O mundo joga, Campo Bom vibra: entre duas bandeiras, o coração de uma mãe haitiana que encontrou no Vale do Sinos um novo lar
  • Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro Genuíno Sampaio
  • Carro é destruído por incêndio após colisão na Avenida Brasil

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Um homem foi preso por tráfico de drogas na noite de quinta-feira (18), em Campo Bom. A ação foi realizada por policiais militares do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), no bairro Genuíno Sampaio.

De acordo com a Brigada Militar, a prisão ocorreu durante patrulhamento de rotina, quando os policiais abordaram um veículo que estaria sendo conduzido de forma irregular e incompatível com a velocidade da via.

Durante a revista, os policiais localizaram com o condutor mais de 260 porções de crack, além de um telefone celular.

O homem foi preso em flagrante e encaminhado para os procedimentos legais. O material apreendido foi recolhido e apresentado à autoridade policial.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um automóvel Chevrolet Corsa branco pegou fogo no início da tarde desta sexta-feira (19), na Avenida Brasil, em Campo Bom. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros às 12h43, nas proximidades do número 1546.

Segundo informações repassadas pela corporação, o proprietário relatou que havia se envolvido em uma colisão traseira com outro veículo na própria Avenida Brasil. Após o acidente, ele estacionou o carro para almoçar. Pouco tempo depois, enquanto estava no estabelecimento, foi avisado por populares de que havia fumaça saindo da região do motor.

Conforme a avaliação preliminar dos bombeiros, o incêndio pode ter sido provocado por um curto-circuito na parte dianteira do veículo, próximo ao conjunto de iluminação, local onde as chamas teriam iniciado. As causas exatas, no entanto, não foram oficialmente confirmadas.

Quando a guarnição chegou ao local, o fogo já havia sido controlado por populares com a utilização de extintores. Os bombeiros realizaram o gerenciamento de riscos e os procedimentos de segurança para evitar uma possível reignição das chamas.

Apesar dos danos materiais no veículo, ninguém ficou ferido.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO
  • Campo Bom foi incluído entre os 141 municípios gaúchos contemplados pelo programa Fundo a Fundo – Preparação e Mitigação, iniciativa do Governo do Estado voltada ao fortalecimento da capacidade de resposta das cidades diante de eventos climáticos extremos. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (17), durante o lançamento de novas ações do programa RS Tá Preparado, em Porto Alegre.

Representaram o município no evento o prefeito Giovani Feltes e o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi. Pelo critério populacional, Campo Bom foi enquadrado na Faixa 3, destinada a municípios com mais de 50 mil habitantes, garantindo o repasse de R$ 300 mil para investimentos em ações preventivas, infraestrutura e preparação para situações de emergência.

Segundo informações divulgadas pelo Estado, os recursos poderão ser utilizados em medidas de mitigação de riscos e fortalecimento da estrutura municipal para atuação em cenários adversos, ampliando a capacidade de prevenção e resposta da cidade.

Além da participação no programa estadual, Campo Bom também está trabalhando na atualização de seu Plano de Contingência, documento que estabelece protocolos, responsabilidades e estratégias de atuação em casos de emergências e desastres naturais.

Também na quarta-feira (17), o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Jarbas Bilhar, participou de uma reunião técnica promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça para discutir a atualização do Plano Metropolitano de Proteção Contra as Cheias.

O encontro reuniu representantes de municípios da Região Hidrográfica do Lago Guaíba e teve como foco a análise de medidas estruturais e estratégias de prevenção, especialmente após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos anos.

A participação do município integra as ações de acompanhamento e articulação regional voltadas à prevenção de desastres e à proteção da população diante de possíveis eventos climáticos extremos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Rua Coberta de Campo Bom receberá novamente a celebração das tradições juninas nos dias 11 e 12 de julho. Vem aí o  Arraial de Campo Bom, que promete reunir famílias, amigos e visitantes em dois dias de muita música, dança, gastronomia típica e atividades para todas as idades.

A programação ocorrerá das 14h às 22h, oferecendo uma série de atrações que buscam resgatar o clima das tradicionais festas juninas e fortalecer a convivência entre a comunidade. Embora a programação completa ainda não tenha sido divulgada, a expectativa é de que o evento conte com apresentações culturais, brincadeiras, comidas típicas e diversas opções de entretenimento.

A iniciativa integra o calendário oficial de eventos do município. A programação completa será anunciada nos próximos dias.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 19 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • AG CONTIGO | 18.06

 ➡️ Afroteca vira projeto inspiração para outras cidades.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A conta de luz dos gaúchos atendidos pela RGE, empresa do grupo CPFL Energia, vai ficar mais cara a partir desta sexta-feira (19). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou um reajuste médio de 16,06% nas tarifas.

Na prática, isso significa que o valor pago todos os meses pela energia elétrica deve aumentar já nas próximas faturas. O reajuste não é igual para todos: consumidores residenciais terão um aumento médio de cerca de 14,97%, enquanto indústrias e grandes empresas, que utilizam alta tensão, terão alta ainda maior, chegando a cerca de 19%.

Segundo a Aneel, o aumento acontece principalmente por causa de custos que fazem parte da conta de luz, como a compra de energia, o uso das redes de transmissão e encargos do setor elétrico. Esses valores não são definidos pela empresa distribuidora e acabam sendo repassados ao consumidor.

Outro fator importante é a recuperação de valores que deixaram de ser cobrados nos últimos anos. Em 2024, após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o reajuste foi adiado para evitar um impacto imediato na população. Agora, parte desses custos está sendo incluída nas tarifas atuais.

A RGE atende mais de 3 milhões de unidades consumidoras em centenas de municípios do estado, o que faz com que o reajuste tenha impacto direto no orçamento de grande parte das famílias gaúchas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 17.05

➡️ Conferência Municipal de Saúde, acontece neste sábado, 20.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.