A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Coletivo de Pessoas com Deficiência e Aliados, promove evento no sábado

Redação / AG por Redação / AG
21 de setembro de 2022
em Comunidade
0 0
A A
Coletivo de Pessoas com Deficiência e Aliados, promove evento no sábado
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

Visando a conscientização da população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados, a partir da Lei nº 11.133/2005, o dia 21 de setembro se tornou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Aproveitando essa data, muitos Estados e municípios aderem a Campanha Setembro Verde, que tem como objetivo provocar reflexões e debates sobre a importância da inclusão das Pessoas com Deficiência. Em Campo Bom, o Coletivo de Pessoas com Deficiência e Aliados, junto com o Grupo de Trabalho do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Campo Bom, vem organizando um ato para justamente chamar a atenção sobre o assunto.

O Coletivo surgiu depois que algumas pessoas com deficiência, familiares e aliados se uniram para lutar pelo retorno do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência em Campo Bom que estava inativo. Com isso, depois de editar a lei antiga de criação, com apoio do ex-vereador Tiago Souza (PCdoB), finalmente foi aprovado e assinado o projeto de criação do Conselho pelo prefeito Luciano Orsi. Em seguida, o projeto foi encaminhado para a Câmara de Vereadores, que foi aprovado por unanimidade. “O Conselho ainda não está em funcionamento pois está no processo de convidar as entidades para a participação no mesmo”, acrescenta Carolini Constantino, membro do grupo.

O grupo de pessoas envolvidas sentiu a necessidade de continuar unidos para projetos futuros, surgindo então a ideia de formar o “Coletivo de Pessoas com Deficiência e Aliados de Campo Bom”. A primeira ação do grupo ocorrerá no dia 24 de Setembro, a partir das 9h da manhã até ao meio dia, na praça João Blos, onde, estarão distribuindo panfletos informativos para a comunidade.

“Todos estão convidados para participar. É de grande importância que não apenas as pessoas com deficiência e seus familiares participem, mas sim toda a comunidade, pois só teremos uma sociedade mais justa se todas as pessoas se aliarem à luta pela inclusão das pessoas com deficiência”, finaliza Carolini.
Siga o PCD Campo Bom no Instagram: @pcdcampobom

Post Anterior

Henrique Schneider é o Patrono da 38ª Feira do Livro

Próximo post

Sábado é dia de vacina na ESF Operária

Notícias relacionadas

Edital aberto para contratação de profissionais para a Secretaria de Educação e Cultura
Comunidade

Edital aberto para contratação de profissionais para a Secretaria de Educação e Cultura

7 de julho de 2026
Recolhimento de podas atinge quatro bairros até dia 29
Comunidade

Rio Branco, Colina Deuner e Loteamento Fauth entram no calendário da coleta de podas

7 de julho de 2026
Recurso da Consulta Popular 2025 vai ampliar ações de castrações em Campo Bom
Comunidade

Recurso da Consulta Popular 2025 vai ampliar ações de castrações em Campo Bom

7 de julho de 2026
Próximo post
Sábado é dia de vacina na ESF Operária

Sábado é dia de vacina na ESF Operária

Operação de combate à sonegação fiscal cumpre mandados em Campo Bom

Operação de combate à sonegação fiscal cumpre mandados em Campo Bom

II Festival Paralímpico Escolar acontece na próxima semana no Ginásio do Cei

II Festival Paralímpico Escolar acontece na próxima semana no Ginásio do Cei

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Nova vacina pneumocócica 20-valente começa a ser aplicada em Campo Bom
  • Polícia Civil prende homem com arma de numeração raspada em Campo Bom
  • Ginásio Municipal será palco de seletiva para Mundial de Taekwondo neste final de semana

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 10.07

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ A força de uma família para vencer o câncer;

➡️ Moradores recebem material para incentivar coleta seletiva;

➡️ Rua Coberta recebe mais uma edição do Arraial de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 10 de julho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom inicia, a partir de segunda-feira (13), a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (PN20) nas unidades de saúde do município. O novo imunizante passa a integrar o calendário vacinal infantil, substituindo gradualmente a vacina pneumocócica 10-valente (PN10).

A PN20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite, sepse e infecções de ouvido, ampliando a proteção oferecida às crianças.

A Secretaria de Saúde informa que a substituição da vacina ocorrerá de forma gradual, conforme o esquema vacinal de cada criança:

* Bebês que iniciarão a vacinação: PN20 aos 2 meses, PN10 aos 4 meses e reforço com PN20 aos 12 meses;
* Bebês que já receberam PN10 aos 2 meses: receberão PN20 aos 4 meses e reforço com PN20 aos 12 meses;
* Bebês que já receberam PN10 aos 2 e 4 meses: receberão apenas o reforço com PN20 aos 12 meses.

Crianças que já completaram todo o esquema vacinal com a PN10 não precisam receber uma dose adicional da PN20.

Em casos de atraso na vacinação, a dose poderá ser aplicada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Além do público infantil, a vacina também poderá ser indicada, em situações específicas previstas pelo Ministério da Saúde e conforme disponibilidade de doses, para idosos acamados ou institucionalizados, pessoas com condições clínicas especiais e povos indígenas.

Neste primeiro momento, Campo Bom recebeu 150 doses da vacina, enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde. 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de dúvidas, a população procure a unidade de saúde mais próxima.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 09.07

➡️ É neste final de semana, o Arraial de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um incêndio em residência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Campo Bom na noite desta quarta-feira (8), no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, próximo à divisa com o bairro Operária.

A guarnição campo-bonense foi a primeira a chegar ao local, antes mesmo do efetivo de Novo Hamburgo, e conseguiu controlar as chamas. O fogo destruiu a sala da casa, atingindo móveis e eletrodomésticos.

Vizinhos auxiliaram no combate inicial ao incêndio, evitando que o fogo se alastrasse para imóveis próximos.

O morador sofreu queimaduras nas mãos e precisou de atendimento médico. Aos bombeiros, ele relatou que utilizava um aquecedor elétrico na sala e acabou adormecendo, sendo despertado pelas chamas já atingindo o sofá e se espalhando rapidamente pelo ambiente. A hipótese é de que o equipamento possa ter contribuído para o início do incêndio, o que ainda deverá ser apurado.

Três gatos morreram em um dos cômodos da residência. Um quarto animal foi resgatado com vida e encaminhado para atendimento veterinário.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 08.07

➡️ Recicla + Campo Bom, traz uma série de ações que a comunidade pode aderir e contribuir com o meio ambiente.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom segue enfrentando um inverno atípico. Nesta terça-feira (7), o município registrou temperatura mínima de 4,9°C e a 12ª geada de 2026, conforme dados da estação meteorológica local.

De acordo com o coordenador da estação meteorológica, Nilson Pedro Wolff, a cidade alcançou uma marca inédita nos últimos 42 anos. Já são 31 dias consecutivos em que apenas um único dia teve temperatura máxima igual ou superior a 20°C — os 21,9°C registrados em 27 de junho.

Outro dado que chama a atenção é a sequência de 20 dias seguidos com máxima abaixo dos 20°C, entre 7 e 26 de junho, superando o recorde anterior de 16 dias, registrado entre 20 de junho e 5 de julho de 1990.

Segundo Wolff, a sequência pode chegar a 33 dias até esta quarta-feira (8), caso as temperaturas permaneçam abaixo da marca dos 20°C.

Às 21h desta terça-feira, os termômetros já marcavam 6,9°C, indicando condições favoráveis para uma geada forte na manhã de quarta-feira. A geada registrada nesta terça foi considerada fraca, mas reforça a intensidade do inverno na região.

Para efeito de comparação, em todo o ano de 2025 foram registrados apenas seis dias com geada em Campo Bom. Em pouco mais da metade de 2026, esse número já dobrou, evidenciando um comportamento climático excepcional neste inverno.

📸 @nilsonpedrowolff 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 07.07

➡️ Edital aberto para contratação de profissionais para a Secretaria de Educação e Cultura.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.