Com destaque nacional, o handebol estudantil de Campo Bom chega ao topo nos JEBS e leva o nome da cidade a mais uma grande conquista.
Entre os dias 21 e 26 de outubro, em Uberlândia (MG), as equipes feminina e masculina do Colégio Sinodal Tiradentes representaram o Rio Grande do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), conquistando resultados expressivos e reforçando o protagonismo campo-bonense no cenário esportivo estudantil nacional.
As meninas sagraram-se campeãs da Série Ouro, alcançando o título máximo nacional de forma invicta. Já os meninos também brilharam nas quadras, conquistando o título da Série Cobre após uma trajetória marcada por jogos equilibrados e de alto nível técnico.
Além de representarem o colégio, os atletas integram as equipes da AECB e do Projeto Acolher, parceria que fortalece o desenvolvimento esportivo e reafirma a vocação de Campo Bom em revelar talentos e incentivar o esporte escolar.
O Colégio Sinodal Tiradentes mantém uma trajetória de destaque nos JEBS, participando pelo quinto ano consecutivo. Nos últimos anos, o colégio acumulou resultados expressivos:
2021 – 6º lugar (Série Bronze Masculina)
2022 – Vice-campeão (Série Prata Masculina)
2023 – 4º lugar (Série Ouro Feminina)
2024 – 3º lugar (Série Prata Feminina)
Reconhecido como o maior e mais tradicional evento esportivo escolar do país, o JEBS reuniu milhares de jovens de 12 a 14 anos de todas as regiões do Brasil, promovendo integração, espírito esportivo e respeito às diferenças.
As equipes campo-bonenses contaram com a orientação das professoras Márcia Tornin e Graciela Rosa Soares, que integraram a comissão técnica. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pela Federação do Desporto Escolar do RS (FDE/RS), com apoio da Secretaria do Esporte e Lazer do Estado. A programação incluiu transporte, hospedagem, alimentação e atividades culturais. “Gratidão e orgulho definem este momento”, diz professora e técnica Márcia Tornin
Em entrevista ao Jornal A Gazeta, a professora e técnica Márcia Tornin contou detalhes sobre a preparação e os bastidores da conquista histórica. “Nossos treinos na escola aconteciam uma vez por semana com a equipe feminina e masculina, além dos treinos do grupo feminino na AECB e do masculino no Programa Acolher, onde praticamente todos estão treinando também.”
A professora destacou os pontos cruciais para a conquista dos títulos. “A conquista do título de campeã geral do JEBS é uma consequência do processo evolutivo que este grupo vem apresentando, fruto de muita dedicação, esforço, foco e disciplina. A maioria joga junta há quatro anos. Nessa trajetória, tiveram a oportunidade, através da escola e da AECB, de participar de competições com as melhores equipes de handebol do Brasil, o que qualificou e possibilitou o amadurecimento da equipe.
Entre as conquistas estão o 4º lugar geral da Série Ouro no JEBS Brasília 2023, o título de campeãs do Brasileiro de Clubes Mirim em Recife 2024, a medalha de bronze na Série Prata do JEBS Recife 2024, o 3º lugar no Brasileiro de Seleções Infantil em Guarapuava (PR) 2025, o título do Brasileiro de Clubes Infantil em Campo Bom 2025 e, agora, o ouro no JEBS Uberlândia 2025.”
Ela também comentou sobre o sentimento de ter chegado ao lugar mais alto do pódio. “É um sentimento de muita gratidão ao Colégio Sinodal Tiradentes por apoiar e investir no esporte escolar, e às famílias que não medem esforços para incentivar seus filhos e filhas. Sinto um imenso orgulho deste maravilhoso grupo de estudantes-atletas que amam praticar esportes, evoluindo e crescendo como seres humanos saudáveis e felizes!”
Campanha das meninas (Série Ouro)
RS 39 x 10 Goiás
RS 23 x 23 São Paulo
RS 37 x 22 Ceará
RS 23 x 16 Minas Gerais
RS 23 x 16 Santa Catarina
Campanha dos meninos (Série Cobre)
RS 20 x 21 Maranhão
RS 19 x 20 Pará
RS 21 x 22 Goiás
RS 24 x 14 Rondônia
RS 47 x 21 Amapá














