A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Centro de Referência do COVID-19 está em funcionamento no PA

Redação / AG por Redação / AG
30 de março de 2020
em Saúde
0 0
A A
Centro de Referência do COVID-19 está em funcionamento no PA

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Já está funcionando no Pronto Atendimento (PA) 24 horas o Centro de Referência do Coronavírus, o local foi remodelado, recebeu uma nova estrutura e desde terça-feira, 24, oferece atendimento exclusivo para pacientes com idades a partir dos 13 anos que apresentarem sintomas de agravamento respiratório e gripais. Crianças, até 12 anos de idade devem ser encaminhadas para o Centro Materno Infantil ou o Hospital Dr. Lauro Reus, para atendimento pediátrico. Nas primeiras 24h de funcionamento, o Centro atendeu 50 pessoas, todos com sintomas gripais.

O espaço foi ampliado com a instalação de uma tenda de triagem de 100m² na rua, que foi parcialmente bloqueada em frente ao PA (rua Rodolfo Dick, 107, Centro). No local, profissionais da área da saúde realizam o primeiro atendimento com o preenchimento de um formulário e o encaminhamento de cada caso. “Nesta fase é possível identificar se o caso pode ser tratado em uma Unidade Básica de Saúde, se a pessoa só precisa de orientação ou se o caso é suspeito de Coronavírus. Eles passam por triagem na tenda, onde é feita a abertura de cadastro. Neste momento os pacientes que compõe os critérios para Covid-19 recebem máscara, álcool gel 70% e seus acompanhantes também. É importante frisar que o acesso ao PA é exclusivo para os pacientes e os acompanhantes aguardam na tenda por segurança”, explicou a secretaria de Saúde, Suzana Ambros Pereira.

O atendimento passo-a-passo

No local a qualquer momento as pessoas poderão higienizar as mãos com água e sabão e estarão disponíveis dispensers com álcool gel. Também é recomendável que cada um tenha em mãos garrafas de água para beber, pois os bebedouros não serão disponibilizados, por questões sanitárias. Os profissionais de saúde solicitam ainda que os usuários evitem conversar para não espalhar gotículas e evitar a circulação da doença.
Quando as pessoas com suspeita de Coronavírus chegarem ao Centro de Referência serão recepcionadas na tenda, onde devem aguardar com distanciamento mínimo de segurança. No momento do cadastro deverão apresentar documento com foto, para posteriormente passarem por uma triagem onde serão avaliados os sinais vitais.

Na sequência, aguardarão sentadas com distância de segurança mínima para depois serem avaliadas pelos médicos. Ao final da consulta, havendo a necessidade de medicação, será fornecida no local. Em casos de internação, o médico fará o encaminhamento ao Hospital Dr. Lauro Reus. Ambulâncias também estarão disponíveis caso seja necessário o transporte de pacientes que não possuam veículo próprio.

A estrutura

O local que funcionará 24 horas, tem entrada exclusiva e obedece todas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para conter os vírus. Equipes médica e de enfermagem foram reforçadas, além do suporte de ambulância para pronta remoção, caso seja necessário. Inicialmente três consultórios foram preparados para os primeiros atendimentos, podendo ser expandido conforme demanda O espaço conta ainda com sala de isolamento e leitos para atender os casos mais graves. Quando necessárias, as internações serão realizadas no Hospital Dr. Lauro Reus, onde dois leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com isolamento foram montados e funcionários receberam treinamento para receber os pacientes com sintomas do Coronavírus. O número de leitos também poderá ser ampliado caso seja preciso. “Estamos fazendo uma ação conjunta, reuniões permanentes, periódicas, mais do que diárias para avaliar ações e novas medidas que posam ser implantadas para conter a propagação do Covid-19 em Campo Bom. Acredito que a implantação do Centro de Referencia será mais uma ferramenta nesta batalha que estamos travando contra o Coronavírus”, afirmou o prefeito Luciano Orsi, que frisa ainda que o Hospital Dr. Lauro Reus e as demais unidades básicas de saúde prosseguem funcionando normalmente para os demais atendimentos.

Orsi destacou ainda o trabalho que a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars) está desenvolvendo de forma conjunta com os demais chefes do Executivo da região. “Entre as medidas mais importantes neste cenário está a compra dos reagentes para a realização dos testes para o vírus na Universidade Feevale, através de uma parceria com a instituição. Com isso, a estimativa é realizar cerca de 3 mil testes, de 50 a 100 novos exames por dia a partir da próxima semana”, revela.

Como prevenir o contágio do novo Coronavírus

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo Coronavírus:

  • lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.
  • cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.
  • evitar aglomerações se estiver doente.
  • manter os ambientes bem ventilados.
  • não compartilhar objetos pessoais.
Tags: CoronavirusCovid-19
Post Anterior

Correios suspendem alguns serviços e anunciam medidas de prevenção

Próximo post

Secretário Eduardo Assmann pede exoneração do cargo

Notícias relacionadas

Ampliação de horários nas Unidades de Saúde qualifica atendimento à população em 2025
Saúde

Ampliação de horários nas Unidades de Saúde qualifica atendimento à população em 2025

5 de janeiro de 2026
Vacina contra a Bronquiolite está disponível nas unidades de saúde de Campo Bom
Saúde

Vacina contra a Bronquiolite está disponível nas unidades de saúde de Campo Bom

9 de dezembro de 2025
Solidariedade em ação no Hospital Lauro Reus
Saúde

Solidariedade em ação no Hospital Lauro Reus

8 de dezembro de 2025
Próximo post
Secretário Eduardo Assmann pede exoneração do cargo

Secretário Eduardo Assmann pede exoneração do cargo

Após decreto, Prefeitura faz fiscalização em comércios e fecha estabelecimentos abertos

Após decreto, Prefeitura faz fiscalização em comércios e fecha estabelecimentos abertos

Campo Bom recebe novas doses da vacina contra gripe e retoma vacinação dos idosos

Campo Bom recebe novas doses da vacina contra gripe e retoma vacinação dos idosos

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Saúde de Campo Bom recebe novo veículo para auxiliar nos atendimentos à população
  • Guarda Municipal apreende fogos com estampido
  • Aberto de Vôlei inicia com jogos equilibrados

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom passou a contar com um novo veículo para qualificar e ampliar os atendimentos prestados à comunidade. Trata-se de um Chevrolet Onix, que será utilizado pelas Unidades de Saúde, especialmente no apoio às visitas domiciliares e às ações externas desenvolvidas pelas equipes.

O automóvel foi recebido pelo prefeito Giovani Feltes e pela secretária municipal de Saúde, Luana Schnorr. O investimento total foi de R$ 91.300,00, com recursos provenientes do Ministério da Saúde, destinados ao fortalecimento da estrutura da rede municipal de saúde.

De acordo com a Administração Municipal, a renovação e a ampliação da frota fazem parte de um conjunto de ações voltadas à qualificação dos serviços públicos de saúde. A iniciativa busca garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e mais agilidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), refletindo diretamente na qualidade do cuidado oferecido à população campo-bonense.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Guarda Municipal de Campo Bom atendeu, na noite de quinta-feira (8), uma ocorrência de soltura irregular de fogos de artifício, após acionamento da Central de Operações. A denúncia levou as equipes até o local indicado, onde foram realizadas abordagens a pessoas envolvidas na situação.

Durante a ação, os agentes localizaram fogos de artifício e acessórios utilizados para a prática, que foram apreendidos. A ocorrência reforçou a atuação da Guarda Municipal no cumprimento da legislação vigente no Rio Grande do Sul, que proíbe o uso de fogos com estampido, devido aos riscos à segurança pública e aos impactos negativos à saúde de pessoas, animais e ao meio ambiente.

A Guarda Municipal informou que segue atuando de forma ostensiva e preventiva, com a intensificação da fiscalização e ações de conscientização junto à comunidade sobre a importância do respeito às normas legais. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, auxiliando na promoção da segurança e do bem-estar coletivo.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 09.01

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Entrevista exclusiva com o novo presidente da Câmara de Vereadores;

➡️ Matéria exclusiva com Arthur e Benetti, novos talentos da música sertaneja de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 09 de janeiro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 08.01

➡️ Cinema do Cei já está de volta. Confira programação.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Assessor do vereador João Paulo (MDB) desde 2018, Guto Vargas será o diretor-geral da Câmara Municipal de Campo Bom em 2026. Campo-bonense, ele tem 37 anos e assume a função considerada o braço direito do presidente do Legislativo na condução dos trabalhos internos da Casa.

Entre as atribuições do cargo estão a coordenação administrativa da Câmara, o auxílio na gestão do orçamento e o apoio à execução das diretrizes definidas pela Presidência.

Ao comentar a nomeação, Guto destacou o sentimento de responsabilidade e confiança. “Recebo com muita alegria a missão de dirigir os trabalhos da Câmara de Vereadores e agradeço a confiança depositada em mim pelo presidente João. As expectativas são boas, de muito trabalho, diálogo e entrega”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador João Paulo, ressaltou a trajetória e o comprometimento do novo diretor-geral. “Pelo tempo que trabalhamos juntos, mas principalmente pela dedicação, responsabilidade e comprometimento que sempre demonstrou com o serviço público”, justificou.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 07.01

➡️ IPTU 2026;

➡️ Transporte Público.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Visita de hoje na nossa redação ✨🎬

Na edição desta sexta-feira, 09, a nossa jornalista @mairanpacheco aparece em uma entrevista pra lá de especial com Brad Pitt 👀

Ele “conta” detalhes sobre uma possível vinda ao Brasil e até responde se vem casamento por aí… ou não 💍

👉 Aviso importante: conteúdo criado com Inteligência Artificial e publicado em tom de meme/entretenimento.

Mais detalhes (esses reais 😄) na edição impressa desta semana 🗞️

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile