O Cartório Eleitoral de Campo Bom realiza sábado,9, um plantão, das 10h às 15h, para o cadastramento biométrico de eleitores. A Justiça Eleitoral decidiu autorizar a ação levando em consideração que ainda restam muitos eleitores para realizar a biometria.
O prazo para o recadastramento biométrico se encerra no município no dia 11 de dezembro, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) quem não tiver a biometria cadastrada terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2020.
Até o momento em torno de 34 mil eleitores de Campo Bom já fizeram o cadastramento; como o total de eleitores da cidade chega a 51.900, ainda restam em torno de 18 mil eleitores. A média de atendimentos diários no Carto Eleitoral de Campo Bom para atingir a meta de 80% dos eleitores cadastrados seria de 261 pessoas, hoje o órgão está recadastrando em média 40 pessoas por dia.
O que é preciso para fazer o cadastramento biométrico?
Quem não fez o cadastramento deve se dirigir ao cartório, que fica na rua Tiradentes, 160, Centro, portando um documento de identidade com foto (RG ou CNH) e um comprovante de residência recente e o título de eleitor, se tiver. De segunda à sexta-feira, o horário de atendimento é das 12 às 19h. É possível agendar no site www.tre-rs.jus.br.
Impedimentos
Além de não poder votar, o eleitor irregular ficará impossibilitado de tirar o passaporte, inscrever-se em concurso público ou fazer financiamento em banco gerido pelo governo. Os votantes facultativos – adolescentes de 16 e 17 anos, idosos acima de 70 anos e analfabetos – também devem fazer o recadastramento obrigatório para continuarem votando.