A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

CÂNCER INFANTIL: Diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura

Redação / AG por Redação / AG
17 de julho de 2019
em Saúde
0 0
A A
CÂNCER INFANTIL: Diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura

Laura do lado de sua mãe Marciana

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Pais e médicos devem ficar atentos aos sinais que podem indicar a presença da doença

Ao contrário dos adultos, o câncer infantil não está associado, na maioria dos casos, a fatores ambientais e não depende da exposição aos fatores de risco como tabagismo, radiação solar, álcool e obesidade. Geralmente, o câncer na criança e adolescente tem origem desconhecida No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são registrados 12 mil novos casos de câncer infantil ao ano.

Quando comparado aos números em adultos pode parecer pouco significativo, porém hoje a doença já ocupa a segunda causa de morte na população entre 1 e 19 anos. Segundo a Dra. Helen Seibert, oncopediatra da AMO Criança, os três tipos mais comuns de câncer em crianças e adolescentes são a leucemia, que afeta as células que atuam na defesa do organismo; linfomas e tumores do sistema nervoso central.

Para a médica, além de seu papel fundamental em um eventual tratamento, pais e responsáveis devem ficar atentos a sintomas que são recorrentes, progressivos e não desaparecem com facilidade. “O diagnóstico precoce do câncer infantil na criança torna-se mais difícil para o médico em geral pela inespecificidade de seus sinais e sintomas, os quais podem ser similares a uma série de outras doenças mais frequentes. Por isso é muito importante estar atento aos sinais e sintomas”, explica a Dra. Helen, que ainda enfatiza “cerca de 80 % das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados”.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

Se por um lado o câncer em adultos está ligado ao envelhecimento, tabagismo, álcool, entre outros riscos de exposição, o câncer na infância não tem relação com fatores ambientais e de estilo de vida. Por esse motivo, é muito importante o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento. Fique atento a alguns sinais e sintomas, como:

  • Perda de peso contínua e inexplicável;
  • Dores de cabeça com vômito de manhã;
  • Aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações;
  • Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local;
  • Desenvolvimento de uma aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão;
  • Febres recorrentes não causadas por infecções;
  • Hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos;
  • Palidez perceptível ou cansaço prolongado.

Era uma vez uma pequena guerreira

Primeiro foi um pequeno desequilíbrio para correr. A suspeita era de que Laura Chionha, então com nove anos, estava passando tempo demasiado brincando no computador e no celular.

A seguir, em maio de 2018, uma queda na escola resultou em um olho roxo e parte do rosto inchado. Como a menina não se queixava de dor, a mãe, Marciana Melo, contentou-se com duas visitas à emergência do hospital. Os médicos, por exames simples, como raio X, indicaram que Laura não tinha “nada grave”.

O desequilíbrio deveria ser “por falta de atividades físicas”. Um mês depois o problema não estava resolvido. O inchaço já havia desaparecido, mas o sangue no olho preocupava os pais.

Sinais inespecíficos

A real causa dos sintomas foi descoberta poucos dias depois, quando, por destino, como diz a mãe, Laura, tinha uma consulta marcada com a pediatra. “Quando a levei na consulta, comentei do desequilíbrio e como ela era uma criança ativa não havia como ser resultado de sedentarismo. A médica teve uma desconfiança encaminhou para o neurologista e oftalmologista”.

Na consulta com o oftalmologista foi descartada a possibilidade de doenças oculares. O diagnostico veio após uma ressonância magnética solicitada pelo neurologista. “Quando saiu o resultado, uma inflação no cérebro, o susto foi grande. Mas como era uma mancha e não um tumor, a orientação foi esperar dois meses para ver como a nódoa iria se desenvolver”, relembrou Ademar Chionha, pai de Laura.

Segundo Marciana, dois meses depois, em dezembro de 2018, ao retornarem ao Hospital Santa Casa, em Porto Alegre a mancha havia progredido para um tumor cerebral identificado como meduloblastoma grau IV maligno de 7cm. “Como o diagnóstico foi precoce, graças ao tombo que ela levou na escola, o tratamento começou rápido. Antes mesmos dos sintomas aparecerem”.

Em janeiro de 2019, Laura passou por duas cirurgias. A primeira de sete horas de duração para a retirada do tumor. Dois dias depois foi submetida a outro procedimento cirúrgico para colocar um dreno na cabeça, para a drenagem da hidrocefalia, resultante da primeira cirurgia. E longos 17 dias na UTI. Logo após a recuperação começaram as 31 sessões de radioterapia e sessões semanais de quimioterapia que a estudante do 5º ano da Emef Dona Augusta, enfrentou com garra e coragem. “Ela nunca reclamou de nada, dos remédios, da dor, muito menos dos exames demorados e desconfortáveis. Ela se manteve sempre forte”, emociona-se Ademar.

Corrente do bem

O acompanhamento da pequena guerreira do bairro Dona Augusta vai prosseguir pelos próximos dois anos, com viagens semanais para Santa Casa em Porto Alegre até maio de 2020, quando terminam as sessões de quimioterapia. O pai que é industriário teve que pedir demissão para acompanhar a filha durante o tratamento e a mãe, cabeleireira tenta encaixar as clientes nos horários que está em Campo Bom. A família precisa de ajuda para arcar com os gastos com transporte, alimentação e estadia na capital durante o tratamento.

Como ajudar

Banco: Bradesco
Agência: 7176-5
Conta: 6737-7
Titular: Ademar Chionha

Post Anterior

Dupla é presa por furto qualificado

Próximo post

Jovem é indiciado por homicídio de padrasto

Notícias relacionadas

Campo Bom reforça prevenção às ISTs e ganha destaque estadual na qualificação de testes rápidos
Saúde

Campo Bom reforça prevenção às ISTs e ganha destaque estadual na qualificação de testes rápidos

18 de maio de 2026
ESF Quatro Colônias abre neste sábado para ampliar acesso à saúde da comunidade
Saúde

ESF Quatro Colônias abre neste sábado para ampliar acesso à saúde da comunidade

13 de maio de 2026
Campo Bom tem Dia D de vacinação contra a Influenza neste sábado, dia 19
Saúde

Secretaria de Saúde orienta população para prevenção de doenças respiratórias

6 de maio de 2026
Próximo post

Jovem é indiciado por homicídio de padrasto

Mulher é assaltada por motociclista no Bem-Viver

Mulher é assaltada por motociclista no Bem-Viver

Operação do MP prende campo-bonense e recupera material histórico

Operação do MP prende campo-bonense e recupera material histórico

Discussão sobre estepost

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Isadora Leal conquista ouro em duas provas na Copa Brasil Loterias Caixa de Atletismo
  • Amor que emociona: netas surpreendem avô hospitalizado com homenagem e viralizam nas redes
  • Olympique e Treze conquistam os títulos do futsal municipal

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Uma idosa de 70 anos morreu após ser atropelada, por volta do meio-dia deste sábado (23). O acidente aconteceu na Avenida Independência, no Centro da cidade. A vítima foi identificada como Maria de Lourdes Pedro Leite. 

De acordo com o boletim de ocorrência, Maria caminhava em cima da faixa de pedestres, quando foi atingida por um automóvel. A idosa chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Lauro Reus, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 

A identificação da vítima só foi confirmada após a chegada de uma familiar à casa de saúde, pois no momento do acidente a idosa não portava documentos. O veículo envolvido na ocorrência, que não teve as características divulgadas pela Brigada Militar, foi removido ao pátio do DETRAN e a Polícia Civil deve investigar as circunstâncias do acidente.

O corpo da idosa será velado a partir das 7h deste domingo (24), na Capela C do Cemitério Municipal de Campo Bom. O sepultamento ocorre às 16h, no Cemitério Católico de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Campo Bom, cumpriu na manhã desta sexta-feira (22) um mandado de busca, apreensão e internação provisória contra um adolescente de 16 anos investigado por ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio doloso.

O mandado foi expedido pelo Fórum da Comarca de Campo Bom no âmbito de um Processo de Apuração de Ato Infracional, a partir de representação da Polícia Civil e do Ministério Público. O adolescente foi localizado em sua residência, no bairro Metzler.

Conforme a investigação, o caso ocorreu na noite de 11 para 12 de abril deste ano, quando a vítima foi encontrada caída em via pública na Avenida São Leopoldo com duas perfurações causadas por arma branca.

Ainda consciente, a vítima identificou o adolescente como autor das agressões. Segundo a Polícia Civil, o reconhecimento foi posteriormente confirmado pelas diligências realizadas durante a investigação.

Os laudos médicos apontaram que a vítima sofreu trauma toracoabdominal grave, com hemopneumotórax, laceração pulmonar e lesões abdominais.

De acordo com a Polícia Civil, o adolescente possui histórico infracional com registros por ameaça, lesão corporal, roubo de veículo, roubo a pedestre, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa, além de descumprimento anterior de medida socioeducativa.

A gravidade do caso e a reincidência nas condutas motivaram o pedido de internação provisória apresentado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público ao Poder Judiciário.

Após os procedimentos legais, o adolescente foi encaminhado ao sistema socioeducativo, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Denúncias anônimas podem ser realizadas à Polícia Civil de Campo Bom pelo WhatsApp: (51) 98401-3237

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 22.05

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Jovens atletas da AECB brilham em competições pelo país;

➡️ Homenagem de netas emociona avô internado e viraliza nas redes;

 ➡️ Filho cria vakinha virtual para manter cuidados do pai;

➡️ Campo Bom Expo.Summit reúne inovação, negócios e milhares de participantes.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 22 de Maio.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • A primeira edição do Expo.Summit CB chegou ao fim nesta quinta-feira (21) deixando sua marca no calendário de eventos de Campo Bom. 🚀

Voltado à tecnologia, inovação e empreendedorismo, o evento reuniu palestrantes e painelistas do município e de diversas regiões do Brasil, além de estandes com empresas locais e centenas de visitantes que passaram pelo Complexo do CEI durante os dias de programação.

E claro, nós estivemos por lá registrando muitos momentos especiais dessa grande experiência. 📸

Até a próxima, Expo.Summit CB! 💜💚
  • Ultimo dia de Expo.Summit por aqui 😊

📷 Briane Colissi/AG
  • AG CONTIGO | 21.05

➡️ Se tu ainda não veio pro Expo.Summit, a hora é agora! Vem ver o que tá rolando por aqui.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Três pessoas foram presas por tráfico de drogas durante uma ação da Brigada Militar realizada na noite de terça-feira (20), no bairro Imigrante, em Campo Bom.

Conforme informações da corporação, por volta das 19h30, uma guarnição realizava patrulhamento tático motorizado pela Rua Fridolino Martin, local conhecido pela comercialização de entorpecentes, quando visualizou a entrega de um invólucro entre um homem e uma mulher.

Diante da suspeita, os policiais realizaram a abordagem e localizaram drogas, materiais utilizados para fracionamento e comercialização de entorpecentes, dinheiro em espécie e equipamentos eletrônicos.

Os suspeitos foram encaminhados para atendimento na UPA de Campo Bom e, posteriormente, apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo para os procedimentos legais.

Durante a ação, foram apreendidos:

* 50 gramas de cocaína;
* 49 eppendorfs de cocaína;
* 33 porções de cocaína embaladas em plástico branco;
* duas porções escuras de cocaína;
* dez porções de cocaína em sacolas brancas;
* 15 porções de maconha tipo skunk;
* três porções médias de maconha prensada;
* um drone e acessórios da marca LSRC;
* sete aparelhos celulares;
* uma câmera de monitoramento;
* um caderno de anotações;
* embalagens ziplock utilizadas para fracionamento;
* plástico filme;
* uma balança de precisão;
* R$ 903 em dinheiro.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.