A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

CÂNCER INFANTIL: Diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura

Redação / AG por Redação / AG
17 de julho de 2019
em Saúde
0 0
A A
CÂNCER INFANTIL: Diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura

Laura do lado de sua mãe Marciana

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Pais e médicos devem ficar atentos aos sinais que podem indicar a presença da doença

Ao contrário dos adultos, o câncer infantil não está associado, na maioria dos casos, a fatores ambientais e não depende da exposição aos fatores de risco como tabagismo, radiação solar, álcool e obesidade. Geralmente, o câncer na criança e adolescente tem origem desconhecida No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são registrados 12 mil novos casos de câncer infantil ao ano.

Quando comparado aos números em adultos pode parecer pouco significativo, porém hoje a doença já ocupa a segunda causa de morte na população entre 1 e 19 anos. Segundo a Dra. Helen Seibert, oncopediatra da AMO Criança, os três tipos mais comuns de câncer em crianças e adolescentes são a leucemia, que afeta as células que atuam na defesa do organismo; linfomas e tumores do sistema nervoso central.

Para a médica, além de seu papel fundamental em um eventual tratamento, pais e responsáveis devem ficar atentos a sintomas que são recorrentes, progressivos e não desaparecem com facilidade. “O diagnóstico precoce do câncer infantil na criança torna-se mais difícil para o médico em geral pela inespecificidade de seus sinais e sintomas, os quais podem ser similares a uma série de outras doenças mais frequentes. Por isso é muito importante estar atento aos sinais e sintomas”, explica a Dra. Helen, que ainda enfatiza “cerca de 80 % das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados”.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

Se por um lado o câncer em adultos está ligado ao envelhecimento, tabagismo, álcool, entre outros riscos de exposição, o câncer na infância não tem relação com fatores ambientais e de estilo de vida. Por esse motivo, é muito importante o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento. Fique atento a alguns sinais e sintomas, como:

  • Perda de peso contínua e inexplicável;
  • Dores de cabeça com vômito de manhã;
  • Aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações;
  • Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local;
  • Desenvolvimento de uma aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão;
  • Febres recorrentes não causadas por infecções;
  • Hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos;
  • Palidez perceptível ou cansaço prolongado.

Era uma vez uma pequena guerreira

Primeiro foi um pequeno desequilíbrio para correr. A suspeita era de que Laura Chionha, então com nove anos, estava passando tempo demasiado brincando no computador e no celular.

A seguir, em maio de 2018, uma queda na escola resultou em um olho roxo e parte do rosto inchado. Como a menina não se queixava de dor, a mãe, Marciana Melo, contentou-se com duas visitas à emergência do hospital. Os médicos, por exames simples, como raio X, indicaram que Laura não tinha “nada grave”.

O desequilíbrio deveria ser “por falta de atividades físicas”. Um mês depois o problema não estava resolvido. O inchaço já havia desaparecido, mas o sangue no olho preocupava os pais.

Sinais inespecíficos

A real causa dos sintomas foi descoberta poucos dias depois, quando, por destino, como diz a mãe, Laura, tinha uma consulta marcada com a pediatra. “Quando a levei na consulta, comentei do desequilíbrio e como ela era uma criança ativa não havia como ser resultado de sedentarismo. A médica teve uma desconfiança encaminhou para o neurologista e oftalmologista”.

Na consulta com o oftalmologista foi descartada a possibilidade de doenças oculares. O diagnostico veio após uma ressonância magnética solicitada pelo neurologista. “Quando saiu o resultado, uma inflação no cérebro, o susto foi grande. Mas como era uma mancha e não um tumor, a orientação foi esperar dois meses para ver como a nódoa iria se desenvolver”, relembrou Ademar Chionha, pai de Laura.

Segundo Marciana, dois meses depois, em dezembro de 2018, ao retornarem ao Hospital Santa Casa, em Porto Alegre a mancha havia progredido para um tumor cerebral identificado como meduloblastoma grau IV maligno de 7cm. “Como o diagnóstico foi precoce, graças ao tombo que ela levou na escola, o tratamento começou rápido. Antes mesmos dos sintomas aparecerem”.

Em janeiro de 2019, Laura passou por duas cirurgias. A primeira de sete horas de duração para a retirada do tumor. Dois dias depois foi submetida a outro procedimento cirúrgico para colocar um dreno na cabeça, para a drenagem da hidrocefalia, resultante da primeira cirurgia. E longos 17 dias na UTI. Logo após a recuperação começaram as 31 sessões de radioterapia e sessões semanais de quimioterapia que a estudante do 5º ano da Emef Dona Augusta, enfrentou com garra e coragem. “Ela nunca reclamou de nada, dos remédios, da dor, muito menos dos exames demorados e desconfortáveis. Ela se manteve sempre forte”, emociona-se Ademar.

Corrente do bem

O acompanhamento da pequena guerreira do bairro Dona Augusta vai prosseguir pelos próximos dois anos, com viagens semanais para Santa Casa em Porto Alegre até maio de 2020, quando terminam as sessões de quimioterapia. O pai que é industriário teve que pedir demissão para acompanhar a filha durante o tratamento e a mãe, cabeleireira tenta encaixar as clientes nos horários que está em Campo Bom. A família precisa de ajuda para arcar com os gastos com transporte, alimentação e estadia na capital durante o tratamento.

Como ajudar

Banco: Bradesco
Agência: 7176-5
Conta: 6737-7
Titular: Ademar Chionha

Post Anterior

Dupla é presa por furto qualificado

Próximo post

Jovem é indiciado por homicídio de padrasto

Notícias relacionadas

Alunos da rede municipal recebem kits de higiene bucal
Educação

Alunos da rede municipal recebem kits de higiene bucal

6 de março de 2026
UBS do bairro Celeste Abre neste sábado
Saúde

UBS Celeste abre neste sábado com atendimentos e ações voltadas à saúde da mulher

6 de março de 2026
Artigo escrito por campo-bonense defende treinamento de primeiros socorros nas escolas
Saúde

Artigo escrito por campo-bonense defende treinamento de primeiros socorros nas escolas

3 de março de 2026
Próximo post

Jovem é indiciado por homicídio de padrasto

Mulher é assaltada por motociclista no Bem-Viver

Mulher é assaltada por motociclista no Bem-Viver

Operação do MP prende campo-bonense e recupera material histórico

Operação do MP prende campo-bonense e recupera material histórico

Discussão sobre estepost

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Barrinha
  • Campo Bom lança nova edição do Refis 2026
  • Campo Bom busca integração com programa estadual de proteção às mulheres

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 13.03

Destaques da edição impressa 📰

➡️ Vazamentos preocupam moradores em diversos bairros da cidade;

➡️ CTG’s campo-boneneses brilham no 46° Rodeio Nacional de Campo Bom;

➡️ Valentina e Betina, representam Campo Bom, no campeonato brasileiro de patinação artística.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na manhã desta sexta-feira (13), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um homem por tráfico de drogas no bairro Rio Branco.

Durante patrulhamento preventivo em uma área já conhecida pela prática de tráfico, os agentes avistaram dois homens em atitude suspeita. Ao realizarem a abordagem, os guardas encontraram com um dos suspeitos uma pochete contendo 30 porções de substância análoga à cocaína, três pedras semelhantes a crack e R$ 21 em dinheiro.

Diante da situação, os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos. Após a análise dos fatos, a autoridade policial determinou a prisão em flagrante do indivíduo apontado como responsável pela comercialização das drogas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 13 de Março.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 12.03

➡️ Final de semana para curtir o esporte no município.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Foi realizado, na noite da última terça-feira (10) o sorteio das 89 unidades habitacionais do Loteamento Vida Nova, no bairro Aurora, em Campo Bom. O empreendimento foi construído para a transferência das famílias que residiam de forma precária em uma área ocupada conhecida popularmente como “Bicho de Pé”. O investimento de cerca de R$ 20 milhões contou com recursos próprios do Município e do Governo do Estado, por meio do programa A Casa é Sua.

O sorteio ocorreu no Ginásio Municipal e foi conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH). Inicialmente, foi realizado o credenciamento das pessoas aptas a participar do sorteio. Em seguida, após todos colocarem seus nomes em uma urna, o secretário Gabriel Colissi conduziu o sorteio. O processo aconteceu na presença de representantes do Conselho Municipal de Habitação (Comhab) e do Conselho Comunitário. Também estiveram presentes o prefeito Giovani Feltes, a vice-prefeita Gênifer Engers, as secretárias municipais Beatriz Fagundes (Geral de Governo) e Neiva Stacke (Administração), a diretora de Planejamento, Rosane Reichert, e o vereador Cleber Nunes.

Em seu pronunciamento, o prefeito Giovani Feltes ressaltou a importância e a dedicação de todos que trabalharam e seguem trabalhando pelo progresso de Campo Bom e destacou que os contemplados com os lotes do Vida Nova devem se sentir privilegiados. “Muitas famílias não tiveram a mesma sorte de vocês e seguem pagando aluguel, depois de anos de trabalho por Campo Bom”, observou o prefeito.

Das 89 unidades, 83 seguem o padrão convencional, enquanto seis foram projetadas com acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), garantindo inclusão e adequação às necessidades de todos os futuros moradores. Cada casa possui 41,24 m² de área construída, com sala e cozinha integradas, dois dormitórios, banheiro e lavanderia externa com tanque e espera para máquina de lavar.

A entrega das chaves das casas deve ocorrer ainda no mês de março, em data que será divulgada em breve.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK
  • Na noite desta quarta-feira (11), no Teatro do CEI, foi realizado o lançamento oficial do Campo Bom Expo.Summit, iniciativa que pretende fortalecer o ecossistema de inovação no município.

O encontro reuniu lideranças, empresários e representantes da comunidade em um painel sobre tecnologia e desenvolvimento econômico, com participação da economista Patricia Palermo e do presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf.

Um dos momentos de destaque da noite foi a entrega do Projeto de Lei de Inovação, que prevê a criação do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia, além de incentivos e medidas para estimular o crescimento tecnológico e a atração de novos negócios em Campo Bom.

O Campo Bom Expo.Summit está marcado para os dias 20 e 21 de maio, no Complexo CEI e na Rua Coberta, com palestras, networking e apresentação de soluções inovadoras.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 11.03

➡️ Projeto piloto paralímpico “Iniciação ao Atletismo Inclusivo nas Comunidades”, será implantado do município.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem investigado por aplicar golpes em moradores de Campo Bom foi preso nesta quarta-feira, 11, no município de Tramandaí, no Litoral Norte do Estado. A prisão preventiva foi cumprida por policiais civis da Delegacia de Polícia de Campo Bom, responsáveis pela investigação do caso.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito se passava por agente de fiscalização do Ibama para enganar as vítimas. Ele comparecia às residências apresentando um distintivo com a identificação do órgão ambiental, portava algemas e aparentava estar armado, o que aumentava a intimidação durante as abordagens. Dessa forma, exigia dinheiro sob a ameaça de aplicação de multas ambientais ou recolhimento de animais.

Em um dos casos investigados, a vítima relatou que o homem solicitou verificar aves mantidas na residência e exigiu pagamento em dinheiro. Na ocasião, recebeu R$ 1.600,00 e ainda recolheu pássaros que estavam no imóvel. Em outro episódio, também em Campo Bom, o suspeito teria exigido pagamento sob ameaça de multa ambiental de R$ 15 mil. Neste caso, a família da vítima desconfiou da situação e não realizou o pagamento.

Durante a investigação, a Polícia Civil também identificou indícios de que o homem teria praticado golpes semelhantes em outros municípios da região, sempre utilizando o mesmo modo de operação.

O investigado foi localizado em Tramandaí por equipes da Delegacia de Polícia de Campo Bom, sendo encaminhado para os procedimentos legais e permanecendo agora à disposição da Justiça.

De acordo com o delegado Rodrigo Camara, a Polícia Civil e os órgãos ambientais não cobram valores durante fiscalizações. Eventuais multas administrativas são aplicadas por meio de procedimentos formais e devem ser pagas exclusivamente por guias oficiais. “Nenhum policial ou agente público recebe dinheiro diretamente. Situações desse tipo devem ser denunciadas imediatamente”, alertou.

A comunidade pode colaborar com o trabalho da Polícia Civil de Campo Bom por meio de denúncias anônimas pelo WhatsApp (51) 98401-3237. 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.