A estudante do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Sinodal Tiradentes, Michelle Brito, teve os resultados de sua pesquisa publicado no último dia 2, no periódico científico REMAT (Revista Eletrônica de Matemática) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O trabalho intitulado “O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental” teve a orientação do professor Me. Carlos Staub e Professor Dr. Wilson Krummenauer.
O artigo trata da utilização do jogo de xadrez para auxiliar na compreensão de conteúdos programáticos, bem como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. “Eu jogo xadrez desde meus seis anos de idade e devido ao esporte fui estudar no Tiradentes no início de 2018 após um recente título nacional invicto. Eu tinha consciência de que o xadrez precisava se difundir na escola e, sabendo disso, comecei a imaginar maneiras de trabalhar o esporte dentro da escola, assim iniciei a minha pesquisa”, explicou Michelle.
Para a autora, a publicação em uma revista renomada representa o início da aproximação entre o xadrez e a pesquisa cientifica. “O fato da pesquisa ser agora um artigo publicado muito me alegra e, acredito que seja o começo de uma vida acadêmica dedicada a pesquisas na área da educação”.
No mês de novembro a pesquisa será apresentada na Ciência Jovem (feira internacional) em Recife – PE sendo o único credenciado do estado do RS através da MOSTRATEC.
AS PREMIAÇÕES DA PESQUISA:
»1° lugar semana de ciência e tecnologia de Campo Bom
»1° lugar geral MOPIC
»2° lugar FECITI – Sapiranga
»3° lugar MOSTRATEC (maior feira de jovens cientistas da américa latina)