O governo do Estado anunciou, na terça-feira (28), durante coletiva de imprensa conduzida pelo governador Eduardo Leite, um amplo pacote de investimentos em infraestrutura viária dentro do Programa de Parcerias e Concessões (PPC). As mudanças envolvem as concessões dos Blocos 1 e 2 de rodovias estaduais e incluem alterações diretas em Campo Bom, especialmente com a implantação da nova ERS-010 e a substituição do atual pedágio da ERS-239 pelo sistema eletrônico de cobrança “Free Flow”.
Com investimento total estimado em R$ 6,41 bilhões ao longo de 30 anos de concessão, sendo R$ 4,86 bilhões aplicados nos primeiros dez anos, o Bloco 1 abrange importantes rodovias da Região Metropolitana, como a ERS-239, ERS-115, ERS-118 e ERS-020, além da implantação da ERS-010, que será construída do zero (greenfield), em pista dupla, com 41,4 quilômetros de extensão.
A ERS-010 ligará Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Campo Bom e Sapiranga até Porto Alegre, criando uma alternativa à BR-116. A nova via será construída em cota mais elevada, reduzindo riscos de bloqueio em casos de enchentes e aumentando a segurança do tráfego. O objetivo é desafogar o trânsito da Região Metropolitana e garantir melhor fluxo entre o Vale dos Sinos e a capital.
Com a conclusão da obra, Campo Bom passará a integrar o principal eixo logístico de ligação entre o norte da Região Metropolitana e Porto Alegre.
O atual pedágio da EGR localizado no km 19 da ERS-239, em Campo Bom, será extinto e substituído por um pórtico de cobrança eletrônica (Free Flow).
De acordo com o projeto apresentado, Campo Bom contará com dois pontos de cobrança:
• P15 – ERS-239 (Campo Bom): R$ 2,93
• P23 – ERS-010 (Campo Bom): R$ 4,13
A consulta pública sobre o projeto do Bloco 1 está aberta entre 29 de outubro e 1º de dezembro de 2025, e qualquer cidadão pode enviar sugestões ou contribuições através do site parcerias.rs.gov.br. Após análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o edital deve ser publicado em junho de 2026, com leilão previsto para o segundo semestre e assinatura do contrato até dezembro de 2026. As obras devem iniciar entre 2027 e 2028.













