Mesmo sendo uma ação regional, a nova fase do programa MEI RS Calamidades também beneficia diretamente Campo Bom. Segundo o governo do Estado, 61 microempreendedores individuais (MEIs) da cidade estão aptos a se inscrever no programa, que visa auxiliar trabalhadores afetados pelas enchentes de 2024. Além de Campo Bom, o benefício contempla moradores de Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Leopoldo, Taquara e Três Coroas, totalizando mais de 2,8 mil pessoas em áreas atingidas por alagamentos.
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), representa um investimento de R$ 12,2 milhões e integra o Plano Rio Grande — coordenado pelo governador Eduardo Leite com foco na reconstrução e resiliência das regiões impactadas pelas cheias. O programa é financiado com recursos do Pix SOS Rio Grande do Sul e do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
“O MEI RS Calamidades representa uma ação concreta do governo do Estado para a retomada econômica desses empreendedores que foram afetados e tiveram suas atividades paralisadas. Além de apoio financeiro, os profissionais recebem orientação técnica para recomeçar e manter o seu negócio”, destacou o secretário Gilmar Sossella.
Como funciona
O auxílio será pago em duas parcelas de R$ 1,5 mil, mediante cumprimento das etapas do programa. Após o cadastro e divulgação dos resultados, a primeira parcela será depositada pela Caixa Econômica Federal, via Caixa Tem. Os beneficiários ainda participarão de uma consultoria gratuita de nove horas, oferecida pela PUCRS, com orientações sobre gestão, marketing, plano de negócios e precificação. Ao final, os participantes que concluírem a consultoria e abrirem uma conta empresarial gratuita no Banrisul receberão a segunda parcela.
Quem pode se inscrever?
Os interessados devem atender aos seguintes critérios:
- Residir em município com decreto de calamidade e na área de mancha de inundação;
- Estar com CNPJ ativo e CPF regular;
- Ter faturamento em 2023 ou 2024;
- Não ter recebido benefício anterior em programas semelhantes, incluindo a primeira fase do MEI RS Calamidades.
Inscrições
As inscrições vão até 31 de agosto e a lista dos selecionados será divulgada em 22 de setembro.