A situação da dengue em Campo Bom está sob controle, mas a administração municipal mantém a vigilância, já que outras cidades da região apresentam índices preocupantes da doença. Até o momento, em 2025, foram confirmados 13 casos no município, um número 99% menor do que o registrado no mesmo período de 2024, quando 1.504 ocorrências colocaram a cidade em estado de alerta.
Enquanto isso, cidades vizinhas como Novo Hamburgo, Dois Irmãos, São Leopoldo e Ivoti apresentam altos índices de incidência da doença, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Luana Schnorr, atribui o controle da dengue em Campo Bom ao trabalho contínuo da Prefeitura e à conscientização da população, que, após o surto de 2024, tem colaborado com a eliminação de criadouros do mosquito. “Ainda assim, o cuidado nunca é demais. Não deixe água parada, use repelente sempre que possível e, caso apresente sintomas como febre, dor muscular e manchas vermelhas na pele, procure atendimento médico”, alerta Luana.