A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Campo Bom bate recordes meteorológicos neste verão

Redação / AG por Redação / AG
17 de fevereiro de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Empresários respondem por que Campo Bom é uma cidade boa para empreender

Divulgação/PMCB

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

No domingo, 12, as altas temperaturas do Rio Grande do Sul fizeram com que houvesse queda na umidade relativa do ar. Na maioria das cidades da região metropolitana de Porto Alegre, o dia foi extremamente seco, e Campo Bom foi destaque, registrando a menor umidade atmosférica, sob máxima de 38°C durante a tarde.

Conforme levantamento da MetSul Meteorologia, que analisou dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Campo Bom registrou, entre as 14 e as 15 horas, apenas 11% de umidade relativa do ar. O índice, segundo a MetSul, é considerado de emergência. Esta foi a menor umidade relativa do ar registrada em 38 anos no município.

Cidade mais quente do Brasil

Já na tarde de segunda-feira, 13, Campo Bom registrou 40,3°C, o que marcou a cidade como a mais quente do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A última vez que os termômetros do município superaram essa temperatura foi em 2 janeiro de 2022, quando fez 41.1°C, de acordo com a MetSul Meteorologia. Às 18h30 desta segunda-feira, a máxima já havia baixado para 36°C.

“Há nove anos não fazia tanto calor no mês de fevereiro. Naquele ano fez 40,4ºC no dia 5; 40,7ºC no dia 6; 41,0ºC no dia 7 e 40,4ºC no dia 9. O recorde de máxima para um mês de fevereiro ocorreu no dia 1º do mês, em 2013, com 41,4ºC”, destaca Nilson Pedro Wolff, encarregado da Estação de Meteorologia de Campo Bom.

Recordes climáticos

Segundo Wolff, na terça-feira, 14, Campo Bom registrou novamente a máxima do Estado entre as estações do Inmet, com 38,2ºC. Até agora vários recordes climáticos registrados, são eles:

  • Registro da Umidade Relativa do Ar mais baixa em 38 anos na tarde do domingo (dia 12) com apenas 11%;
  • Noite mais quente em 38 anos com 30,5ºC, às 21h, (dia 13);
  • Manhã mais quente (dia 14) em 38 anos, com 32,4ºC, às 9h, superando os 32 ºC no mesmo horário em 06/02/2014;
  • Recorde de máxima para fevereiro em 9 anos, com 40,3ºC.
  • Até agora, é o mês de fevereiro mais quente na média em 38 anos com 26,6ºC (normal seria 24,6ºC).
Post Anterior

Acolhimento na educação infantil: passo inicial para um aprendizado com qualidade

Próximo post

Venâncio, uma lenda do futebol campo-bonense

Notícias relacionadas

Carro é destruído por incêndio após colisão na Avenida Brasil
Comunidade

Carro é destruído por incêndio após colisão na Avenida Brasil

19 de junho de 2026
Campo Bom recebe recursos estaduais para ações de prevenção a eventos climáticos extremos
Comunidade

Campo Bom recebe recursos estaduais para ações de prevenção a eventos climáticos extremos

19 de junho de 2026
Arraial de Campo Bom promete dois dias de festa, cultura e diversão na Rua Coberta
Comunidade

Arraial de Campo Bom promete dois dias de festa, cultura e diversão na Rua Coberta

19 de junho de 2026
Próximo post
Venâncio, uma lenda do futebol campo-bonense

Venâncio, uma lenda do futebol campo-bonense

Quais são os grupos que ainda não podem tomar a vacina?

Reforço contra a Covid-19 agora é anual e começa na quarta-feira, 22 em Campo Bom

Secretaria do Meio Ambiente monitora a morte de dezenas de peixes em Campo Bom

Secretaria do Meio Ambiente monitora a morte de dezenas de peixes em Campo Bom

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • O mundo joga, Campo Bom vibra: entre duas bandeiras, o coração de uma mãe haitiana que encontrou no Vale do Sinos um novo lar
  • Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro Genuíno Sampaio
  • Carro é destruído por incêndio após colisão na Avenida Brasil

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Um homem foi preso por tráfico de drogas na noite de quinta-feira (18), em Campo Bom. A ação foi realizada por policiais militares do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), no bairro Genuíno Sampaio.

De acordo com a Brigada Militar, a prisão ocorreu durante patrulhamento de rotina, quando os policiais abordaram um veículo que estaria sendo conduzido de forma irregular e incompatível com a velocidade da via.

Durante a revista, os policiais localizaram com o condutor mais de 260 porções de crack, além de um telefone celular.

O homem foi preso em flagrante e encaminhado para os procedimentos legais. O material apreendido foi recolhido e apresentado à autoridade policial.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um automóvel Chevrolet Corsa branco pegou fogo no início da tarde desta sexta-feira (19), na Avenida Brasil, em Campo Bom. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros às 12h43, nas proximidades do número 1546.

Segundo informações repassadas pela corporação, o proprietário relatou que havia se envolvido em uma colisão traseira com outro veículo na própria Avenida Brasil. Após o acidente, ele estacionou o carro para almoçar. Pouco tempo depois, enquanto estava no estabelecimento, foi avisado por populares de que havia fumaça saindo da região do motor.

Conforme a avaliação preliminar dos bombeiros, o incêndio pode ter sido provocado por um curto-circuito na parte dianteira do veículo, próximo ao conjunto de iluminação, local onde as chamas teriam iniciado. As causas exatas, no entanto, não foram oficialmente confirmadas.

Quando a guarnição chegou ao local, o fogo já havia sido controlado por populares com a utilização de extintores. Os bombeiros realizaram o gerenciamento de riscos e os procedimentos de segurança para evitar uma possível reignição das chamas.

Apesar dos danos materiais no veículo, ninguém ficou ferido.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO
  • Campo Bom foi incluído entre os 141 municípios gaúchos contemplados pelo programa Fundo a Fundo – Preparação e Mitigação, iniciativa do Governo do Estado voltada ao fortalecimento da capacidade de resposta das cidades diante de eventos climáticos extremos. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (17), durante o lançamento de novas ações do programa RS Tá Preparado, em Porto Alegre.

Representaram o município no evento o prefeito Giovani Feltes e o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi. Pelo critério populacional, Campo Bom foi enquadrado na Faixa 3, destinada a municípios com mais de 50 mil habitantes, garantindo o repasse de R$ 300 mil para investimentos em ações preventivas, infraestrutura e preparação para situações de emergência.

Segundo informações divulgadas pelo Estado, os recursos poderão ser utilizados em medidas de mitigação de riscos e fortalecimento da estrutura municipal para atuação em cenários adversos, ampliando a capacidade de prevenção e resposta da cidade.

Além da participação no programa estadual, Campo Bom também está trabalhando na atualização de seu Plano de Contingência, documento que estabelece protocolos, responsabilidades e estratégias de atuação em casos de emergências e desastres naturais.

Também na quarta-feira (17), o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Jarbas Bilhar, participou de uma reunião técnica promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça para discutir a atualização do Plano Metropolitano de Proteção Contra as Cheias.

O encontro reuniu representantes de municípios da Região Hidrográfica do Lago Guaíba e teve como foco a análise de medidas estruturais e estratégias de prevenção, especialmente após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos anos.

A participação do município integra as ações de acompanhamento e articulação regional voltadas à prevenção de desastres e à proteção da população diante de possíveis eventos climáticos extremos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Rua Coberta de Campo Bom receberá novamente a celebração das tradições juninas nos dias 11 e 12 de julho. Vem aí o  Arraial de Campo Bom, que promete reunir famílias, amigos e visitantes em dois dias de muita música, dança, gastronomia típica e atividades para todas as idades.

A programação ocorrerá das 14h às 22h, oferecendo uma série de atrações que buscam resgatar o clima das tradicionais festas juninas e fortalecer a convivência entre a comunidade. Embora a programação completa ainda não tenha sido divulgada, a expectativa é de que o evento conte com apresentações culturais, brincadeiras, comidas típicas e diversas opções de entretenimento.

A iniciativa integra o calendário oficial de eventos do município. A programação completa será anunciada nos próximos dias.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 19 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • AG CONTIGO | 18.06

 ➡️ Afroteca vira projeto inspiração para outras cidades.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A conta de luz dos gaúchos atendidos pela RGE, empresa do grupo CPFL Energia, vai ficar mais cara a partir desta sexta-feira (19). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou um reajuste médio de 16,06% nas tarifas.

Na prática, isso significa que o valor pago todos os meses pela energia elétrica deve aumentar já nas próximas faturas. O reajuste não é igual para todos: consumidores residenciais terão um aumento médio de cerca de 14,97%, enquanto indústrias e grandes empresas, que utilizam alta tensão, terão alta ainda maior, chegando a cerca de 19%.

Segundo a Aneel, o aumento acontece principalmente por causa de custos que fazem parte da conta de luz, como a compra de energia, o uso das redes de transmissão e encargos do setor elétrico. Esses valores não são definidos pela empresa distribuidora e acabam sendo repassados ao consumidor.

Outro fator importante é a recuperação de valores que deixaram de ser cobrados nos últimos anos. Em 2024, após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o reajuste foi adiado para evitar um impacto imediato na população. Agora, parte desses custos está sendo incluída nas tarifas atuais.

A RGE atende mais de 3 milhões de unidades consumidoras em centenas de municípios do estado, o que faz com que o reajuste tenha impacto direto no orçamento de grande parte das famílias gaúchas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 17.05

➡️ Conferência Municipal de Saúde, acontece neste sábado, 20.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.