A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Campanha Dezembro Verde busca conscientizar sobre o abandono de animais

Redação / AG por Redação / AG
16 de dezembro de 2022
em Comunidade
0 0
A A
Campanha Dezembro Verde busca conscientizar sobre o abandono de animais
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O abandono de animais, além de ser um ato cruel, é crime. A campanha Dezembro Verde tem justamente o intuito de dar maior visibilidade ao tema e contribuir para reduzir os indicadores relativos à prática, além de reforçar e ampliar as ações direcionadas ao abandono.

Durante a temporada de verão, os números de abandono tendem a aumentar drasticamente. Por ser uma época na qual muitas pessoas saem de férias e, muitas vezes, não tem com quem deixar seus animais, os donos acabam escolhendo o abandono como opção.

Para Tatiana Aumonde, presidente da ONG Campo Bom pra Cachorro (CBC), campanhas como essa são muito importantes para a conscientização da população e a propagação da informação de como agir perante casos de abandono e maus tratos. “Nós [protetores animais] estamos familiarizados com a quantidade de abandono que acontece na época de festas, de final de ano, mas nem sempre a nossa comunidade está. Então esse é o momento de mostrar para a população que temos sim um problema, que o abandono existe e é agravado nessa temporada de festas e férias”, enfatiza.

É LEI

Abandono de animais é crime previsto na Lei, através do Art. 32 da Lei nº 9.605/98, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda do animal. Em Campo Bom, A Lei Municipal 5.206 sancionada pelo prefeito Luciano Orsi em 18 de junho de 2021, institui a Campanha “Dezembro Verde”, a ser realizada anualmente, no mês de dezembro. A ação passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Como combater o abandono?

Uma pessoa só, não consegue ajudar milhares de cães nas ruas. Alertar, informar e advertir as pessoas sobre o abandono animal não é uma tarefa fácil, mas é o ponto inicial para combater esse problema.

A crença de abandono e maus tratos de animais pode ser mudada de várias formas:

  • informar amigos e conhecidos;
  • alertar sobre os problemas gerados pelo abandono;
  • compartilhar matérias confiáveis nas redes sociais.

Além disso, apoiar ONGs também é um ótimo meio para ajudar os animais que foram abandonados e acabaram sendo resgatados.
A CBC, através das redes sociais, está divulgando materiais voltados para a conscientização do abandono, como denunciar e a importância da denúncia. “Desde o final de novembro temos trabalhado bastante tentando conscientizar os nossos seguidores em relação a esse problema”, acrescenta a presidente da ONG.

“Acreditamos que o poder está na informação, porém, a informação precisa estar acessível para todos os públicos e não somente os amantes da causa animal”, destaca Tati e complementa sobre a importância de denunciar este crime, para fortalecer dados e com isso justificar projetos e medidas legislativas. “A partir do momento que temos uma sociedade bem informada, todos se tornam vigilantes e com isso, nossos animais ficam mais protegidos”, frisa.

Como denunciar?

Você pode ir à delegacia de polícia mais próxima de você para efetuar a denúncia pessoalmente, ou até mesmo pela delegacia online; a denúncia pode ser feita também pelo telefone da central de denúncias do Ibama: 0800 61 8080 (gratuitamente); Ou pelo Disque-Denúncia, no telefone 181.

Lembrando que, desde outubro, a Delegacia de Campo Bom conta com o selo Amiga dos Animais, ou seja, podem ser realizados procedimentos cartoriais relacionados aos crimes de maus-tratos contra os animais, diretamente na Delegacia de Polícia Civil – localizada na Av. Emílio Vetter, nº 422.

Post Anterior

Aqui, a dengue também é combatida dentro da sala de aula

Próximo post

ESF Operária abre neste sábado, 17

Notícias relacionadas

Universidade Feevale firma convênio com a Amvag para ampliar acesso à pós-graduação a funcionários municipais
Comunidade

Universidade Feevale firma convênio com a Amvag para ampliar acesso à pós-graduação a funcionários municipais

23 de março de 2026
Campo Bom lamenta morte de aluno da rede municipal
Comunidade

Campo Bom lamenta morte de aluno da rede municipal

22 de março de 2026
Câmara convoca audiência pública com a Corsan para esclarecimentos sobre poços artesianos
Comunidade

Moradores do Centro enfrentam falta de água há mais de 12 horas 

21 de março de 2026
Próximo post
ESF Operária abre neste sábado, 17

ESF Operária abre neste sábado, 17

Avenida dos Municípios terá trecho interditado por obras dos dias 9 a 12 de dezembro

Ruas do entorno do Largo Irmãos Vetter estarão fechadas neste sábado

Guarda Municipal prende homem por receptação

Guarda Municipal prende homem por receptação

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Sábado tem peneira de futsal do Programa Acolher no Ginásio do CEI
  • Torneio Feminino de Câmbio celebra o Mês da Mulher nesta sexta-feira
  • Atleta da Liga Campobonense conquista o primeiro lugar na Copa do Brasil de BMX Racing

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Na noite de segunda-feira (23), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um homem por violência doméstica no bairro Operária.A guarnição foi acionada pela Central de Operações para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, encontrou o suspeito ainda presente. Conforme relato da vítima, que é avó do indivíduo, durante uma discussão familiar ele passou a agredi-la e a ameaçá-la de morte.Diante da situação, o homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde teve a prisão em flagrante decretada.A Guarda Municipal reforçou o compromisso no combate a todos os tipos de violência e destacou que a comunidade pode acionar a corporação pelo telefone 153.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 24.03➡️ Chegada do Outono é marcada pela instabilidade da temperatura na região.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma cena inusitada chamou a atenção dos campo-bonenses na manhã desta terça-feira (24). A condutora de um Honda City perdeu o controle do veículo e invadiu um estabelecimento comercial no Centro de Campo Bom, por volta das 8h.Imagens que circulam em grupos de mensagem nas redes sociais mostram que o veículo arrancou a porta de emergência do estacionamento e parou nas prateleiras de bebidas do local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado para atendimento à motorista, que não precisou ser removida. Ninguém ficou ferido.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O Centro Cultural Eintracht, de Campo Bom, promove no dia 28 de março a Mostra Final do curso Mentes Criativas, realizada por meio de recursos do Programa Nacional Aldir Blanc, edital RS. Intitulada Estado de Poesia, a mostra marca o encontro entre formação, criação e o compromisso com a cultura como espaço de trabalho, sensibilidade e transformação social.O evento é resultado do projeto Mentes Criativas, um curso interdisciplinar de Produção Cultural que reuniu conteúdos de planejamento, gestão e relação com o território cultural. Ao longo de 120 horas de formação, os participantes tiveram acesso a diferentes áreas ligadas à produção artística e cultural.Entre os módulos desenvolvidos estiveram apreciação cultural, articulação cultural, expressão e produção cênica, iluminação cênica, cenografia, figurino e maquiagem cênica, roadie, produção de conteúdo, videomaker, viagens gastronômicas, Libras e acessibilidade cultural, elaboração de projetos e produção da própria mostra.As aulas foram ministradas por profissionais experientes em suas áreas de atuação, proporcionando aos participantes contato com diferentes possibilidades de atuação no mercado cultural.O título Estado de Poesia faz referência a uma forma sensível de perceber e vivenciar o mundo. A mostra propõe ao público uma experiência artística construída a partir de múltiplas linguagens, marcando o momento em que o aprendizado do curso ganha forma diante da comunidade.A apresentação ocorre no dia 28 de março, no Centro Cultural Eintracht, e representa também a conclusão do processo formativo de uma nova turma de produtores culturais preparados para atuar no cenário cultural.Mais matérias em: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 23.03➡️ Processo seletivo para contratação de médicos vai até essa quarta-feira, 25.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Em alusão ao Dia da Mulher, a Câmara Municipal de Campo Bom anunciou os nomes das mulheres que serão homenageadas durante sessão comemorativa nesta quarta-feira, 25 de março. A solenidade integra a homenagem “Elas Fazem História”, instituída pela Lei Municipal nº 5.568/2025, com o objetivo de reconhecer trajetórias femininas que contribuem para o desenvolvimento da comunidade.Cada vereador indicou uma homenageada, representando diferentes áreas de atuação e histórias de vida que impactam o município. A cerimônia de entrega das homenagens ocorre no dia 25 de março, a partir das 18h, na Câmara Municipal, com entrada aberta ao público. O evento também terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da TV Câmara no Facebook e no YouTube. Vejam quem são as escolhidas.Dra. Carolina Teixeira Ritt Becker (Executivo)
Daniela Oliveira Rocha (João Paulo Berkembrock)
Erminia Bolzam Duarte (Celso Rodrigues)
Gisleine Kaizer (Jéferson Nunes)
Graciela Elesbão (Michele Closs)
Isabel Cristina Caberlon (Cleber Nunes)
Joziane Raquel Rodrigues (Inácio Marasca)
Marilei Gomes (Jair Wingert)
Regina Maria Thoen (Alexandre Hoffmeister)
Tania Maria Kunzler Zimmermann (Kayanne Braga)
Teresinha Boff Machado (Paulo Silveira)
Zeni Doge (Jorge Bellé)
  • Na manhã desta segunda-feira (23), o Loteamento Vida Nova, no bairro Aurora, foi palco de um momento histórico: a entrega das casas para famílias contempladas pelo programa habitacional do município. A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite, do prefeito Giovani Feltes, além de outras autoridades.Mais do que estruturas, as novas moradias representam dignidade, segurança e a realização de um sonho para muitas famílias. 💛O Loteamento Vida Nova marca um avanço importante na política habitacional do município e simboliza o início de uma nova fase na vida de quem agora pode chamar esse lugar de lar.SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpachecoO professor e pesquisador campo-bonense José Edimar de Souza lançou, neste mês de março de 2026, três obras que abordam diferentes perspectivas da educação, memória e impacto social no Rio Grande do Sul. Os trabalhos, publicados pela Editora Oikos, são resultados de pesquisas acadêmicas desenvolvidas com financiamento público e colaboração de pesquisadores de diversas instituições.O primeiro lançamento ocorreu no dia 11 de março, em formato virtual, com a obra (Des)Abrigadas e Vulneráveis: Sobre Mulheres e Crianças em Abrigamentos Escolares, escrita em coautoria com Vialana Ester Salatino. O livro propõe a construção de práticas psicoeducativas voltadas à superação de traumas vividos por mulheres e crianças em contextos de vulnerabilidade, especialmente em situações de abrigamento. A publicação também busca orientar sobre formas de prevenção e enfrentamento de violências, com foco no acolhimento e na redução dos impactos emocionais nas vítimas.Já no dia 18 de março foi lançado o livro Escola no Rio Grande do Sul (1889-1950): Ensino, Cultura e Práticas Escolares, organizado por Souza. A obra, em sua segunda edição impressa, reúne resultados de pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e investiga a história das instituições escolares no Estado, com destaque para as regiões do Vale do Sinos e da Serra Gaúcha. O estudo está inserido no campo da História da Educação, abordando práticas educativas, memória e história oral.Fechando a série de lançamentos, o professor apresentou na última sexta-feira (20), a obra As enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul: Memórias, práticas e transformações, também organizada por ele. O livro reúne estudos de 26 pesquisadores e analisa as experiências vividas por escolas e comunidades durante a catástrofe climática que atingiu o Estado, destacando o papel das escolas como espaços de acolhimento e articulação social, além de refletir sobre as respostas construídas diante do desastre. Entre os colaboradores está a professora campo-bonense Patricia Duarte.Acesse as obras pelos links disponíveis em www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.