O abandono de animais, além de ser um ato cruel, é crime. A campanha Dezembro Verde tem justamente o intuito de dar maior visibilidade ao tema e contribuir para reduzir os indicadores relativos à prática, além de reforçar e ampliar as ações direcionadas ao abandono.
Durante a temporada de verão, os números de abandono tendem a aumentar drasticamente. Por ser uma época na qual muitas pessoas saem de férias e, muitas vezes, não tem com quem deixar seus animais, os donos acabam escolhendo o abandono como opção.
Para Tatiana Aumonde, presidente da ONG Campo Bom pra Cachorro (CBC), campanhas como essa são muito importantes para a conscientização da população e a propagação da informação de como agir perante casos de abandono e maus tratos. “Nós [protetores animais] estamos familiarizados com a quantidade de abandono que acontece na época de festas, de final de ano, mas nem sempre a nossa comunidade está. Então esse é o momento de mostrar para a população que temos sim um problema, que o abandono existe e é agravado nessa temporada de festas e férias”, enfatiza.
É LEI
Abandono de animais é crime previsto na Lei, através do Art. 32 da Lei nº 9.605/98, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda do animal. Em Campo Bom, A Lei Municipal 5.206 sancionada pelo prefeito Luciano Orsi em 18 de junho de 2021, institui a Campanha “Dezembro Verde”, a ser realizada anualmente, no mês de dezembro. A ação passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.
Como combater o abandono?
Uma pessoa só, não consegue ajudar milhares de cães nas ruas. Alertar, informar e advertir as pessoas sobre o abandono animal não é uma tarefa fácil, mas é o ponto inicial para combater esse problema.
A crença de abandono e maus tratos de animais pode ser mudada de várias formas:
- informar amigos e conhecidos;
- alertar sobre os problemas gerados pelo abandono;
- compartilhar matérias confiáveis nas redes sociais.
Além disso, apoiar ONGs também é um ótimo meio para ajudar os animais que foram abandonados e acabaram sendo resgatados.
A CBC, através das redes sociais, está divulgando materiais voltados para a conscientização do abandono, como denunciar e a importância da denúncia. “Desde o final de novembro temos trabalhado bastante tentando conscientizar os nossos seguidores em relação a esse problema”, acrescenta a presidente da ONG.
“Acreditamos que o poder está na informação, porém, a informação precisa estar acessível para todos os públicos e não somente os amantes da causa animal”, destaca Tati e complementa sobre a importância de denunciar este crime, para fortalecer dados e com isso justificar projetos e medidas legislativas. “A partir do momento que temos uma sociedade bem informada, todos se tornam vigilantes e com isso, nossos animais ficam mais protegidos”, frisa.
Como denunciar?
Você pode ir à delegacia de polícia mais próxima de você para efetuar a denúncia pessoalmente, ou até mesmo pela delegacia online; a denúncia pode ser feita também pelo telefone da central de denúncias do Ibama: 0800 61 8080 (gratuitamente); Ou pelo Disque-Denúncia, no telefone 181.
Lembrando que, desde outubro, a Delegacia de Campo Bom conta com o selo Amiga dos Animais, ou seja, podem ser realizados procedimentos cartoriais relacionados aos crimes de maus-tratos contra os animais, diretamente na Delegacia de Polícia Civil – localizada na Av. Emílio Vetter, nº 422.