A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Campanha Dezembro Verde busca conscientizar sobre o abandono de animais

Redação / AG por Redação / AG
16 de dezembro de 2022
em Comunidade
0 0
A A
Campanha Dezembro Verde busca conscientizar sobre o abandono de animais
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O abandono de animais, além de ser um ato cruel, é crime. A campanha Dezembro Verde tem justamente o intuito de dar maior visibilidade ao tema e contribuir para reduzir os indicadores relativos à prática, além de reforçar e ampliar as ações direcionadas ao abandono.

Durante a temporada de verão, os números de abandono tendem a aumentar drasticamente. Por ser uma época na qual muitas pessoas saem de férias e, muitas vezes, não tem com quem deixar seus animais, os donos acabam escolhendo o abandono como opção.

Para Tatiana Aumonde, presidente da ONG Campo Bom pra Cachorro (CBC), campanhas como essa são muito importantes para a conscientização da população e a propagação da informação de como agir perante casos de abandono e maus tratos. “Nós [protetores animais] estamos familiarizados com a quantidade de abandono que acontece na época de festas, de final de ano, mas nem sempre a nossa comunidade está. Então esse é o momento de mostrar para a população que temos sim um problema, que o abandono existe e é agravado nessa temporada de festas e férias”, enfatiza.

É LEI

Abandono de animais é crime previsto na Lei, através do Art. 32 da Lei nº 9.605/98, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda do animal. Em Campo Bom, A Lei Municipal 5.206 sancionada pelo prefeito Luciano Orsi em 18 de junho de 2021, institui a Campanha “Dezembro Verde”, a ser realizada anualmente, no mês de dezembro. A ação passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Como combater o abandono?

Uma pessoa só, não consegue ajudar milhares de cães nas ruas. Alertar, informar e advertir as pessoas sobre o abandono animal não é uma tarefa fácil, mas é o ponto inicial para combater esse problema.

A crença de abandono e maus tratos de animais pode ser mudada de várias formas:

  • informar amigos e conhecidos;
  • alertar sobre os problemas gerados pelo abandono;
  • compartilhar matérias confiáveis nas redes sociais.

Além disso, apoiar ONGs também é um ótimo meio para ajudar os animais que foram abandonados e acabaram sendo resgatados.
A CBC, através das redes sociais, está divulgando materiais voltados para a conscientização do abandono, como denunciar e a importância da denúncia. “Desde o final de novembro temos trabalhado bastante tentando conscientizar os nossos seguidores em relação a esse problema”, acrescenta a presidente da ONG.

“Acreditamos que o poder está na informação, porém, a informação precisa estar acessível para todos os públicos e não somente os amantes da causa animal”, destaca Tati e complementa sobre a importância de denunciar este crime, para fortalecer dados e com isso justificar projetos e medidas legislativas. “A partir do momento que temos uma sociedade bem informada, todos se tornam vigilantes e com isso, nossos animais ficam mais protegidos”, frisa.

Como denunciar?

Você pode ir à delegacia de polícia mais próxima de você para efetuar a denúncia pessoalmente, ou até mesmo pela delegacia online; a denúncia pode ser feita também pelo telefone da central de denúncias do Ibama: 0800 61 8080 (gratuitamente); Ou pelo Disque-Denúncia, no telefone 181.

Lembrando que, desde outubro, a Delegacia de Campo Bom conta com o selo Amiga dos Animais, ou seja, podem ser realizados procedimentos cartoriais relacionados aos crimes de maus-tratos contra os animais, diretamente na Delegacia de Polícia Civil – localizada na Av. Emílio Vetter, nº 422.

Post Anterior

Aqui, a dengue também é combatida dentro da sala de aula

Próximo post

ESF Operária abre neste sábado, 17

Notícias relacionadas

Contemplados no sorteio da Nota Gaúcha devem retirar a premiação em até 90 dias
Comunidade

Contemplados no sorteio da Nota Gaúcha devem retirar a premiação em até 90 dias

26 de fevereiro de 2026
Câmara convoca audiência pública com a Corsan para esclarecimentos sobre poços artesianos
Comunidade

Corsan será convocada a prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores sobre episódios de falta de água

25 de fevereiro de 2026
Câmara de Vereadores realiza primeira sessão de homenagens do ano nesta quarta-feira
Comunidade

Câmara de Vereadores realiza primeira sessão de homenagens do ano nesta quarta-feira

25 de fevereiro de 2026
Próximo post
ESF Operária abre neste sábado, 17

ESF Operária abre neste sábado, 17

Avenida dos Municípios terá trecho interditado por obras dos dias 9 a 12 de dezembro

Ruas do entorno do Largo Irmãos Vetter estarão fechadas neste sábado

Guarda Municipal prende homem por receptação

Guarda Municipal prende homem por receptação

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • 46º Rodeio Nacional de Campo Bom inicia na próxima segunda-feira com entrada gratuita
  • Contemplados no sorteio da Nota Gaúcha devem retirar a premiação em até 90 dias
  • Corsan será convocada a prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores sobre episódios de falta de água

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • AG CONTIGO | 26.02

➡️ ESF do Porto Blos, terá atendimento especial neste sábado.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O 46º Rodeio Nacional de Campo Bom promete movimentar o Parque do Trabalhador, com uma programação especial entre os dias 2 e 8 de março. A Administração Municipal prepara mais uma edição marcada pela valorização da cultura gaúcha, pela diversidade de atrações e, neste ano, por uma grande novidade: toda a programação terá entrada gratuita, inclusive os bailes, permitindo que mais famílias possam participar e viver o evento que é símbolo da tradição campo-bonense.

Na segunda-feira, dia 2 de março, a partir das 18h, ocorre a Sessão da Câmara de Vereadores, seguida, às 19h30, pelo show do Grupo Carona, que promete animar o público e dar início ao clima festivo do Rodeio. Na terça-feira, 3 de março, o palco recebe as Invernadas do CTG Palanques da Tradição, às 19h30, trazendo a força da dança tradicionalista. Logo após, às 20h, o público poderá prestigiar o show de Pedro Ernesto Denardin, ícone do tradicionalismo gaúcho e figura querida pelos amantes do esporte e da cultura do Estado.

Já na quarta-feira, 4 de março, ocorre um dos momentos mais aguardados: a Abertura Oficial do 46º Rodeio Nacional de Campo Bom, às 19h, com presença de autoridades, entidades tradicionalistas e comunidade. A programação segue com as Invernadas do CTG M
  • Entre os mecanismos que a Prefeitura de Campo Bom adota para fomentar o comércio local, está a plataforma de sorteios do programa Nota Fiscal Gaúcha. Por meio dela, o Município distribui cinco prêmios de R$ 500 por mês entre as pessoas que compram na cidade e registram o CPF na nota, iniciativa que promove ainda a cidadania fiscal. Por ano, R$ 30 mil são sorteados para incentivar as compras nas lojas da cidade.

Os sorteados no mês de janeiro de 2026 foram Athos Vanderlei Gonçalves Capeletti, Emanuele Vidal Caetano, Marcio Alexandre Corlélius, Natan Ariel da Silva e Paulo Cesar Arnold. Eles têm até 90 dias para resgatar seus prêmios, solicitando presencialmente no Centro Administrativo, por e-mail (financas@campobom.rs.gov.br) ou por telefone (3598-8600, ramal 8652).

O próximo sorteio ocorre nesta quinta-feira, 26 de fevereiro. Para participar dos sorteios, basta estar cadastrado na Nota Fiscal Gaúcha, comprar na cidade e informar o CPF na nota. Os sorteados são avisados pelo e-mail cadastrado, aplicativo ou site da NFG, e devem entrar em contato com a Prefeitura para solicitar o recebimento do valor.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite de quarta-feira, por volta das 20h, a Brigada Militar realizou a prisão de dois indivíduos em Campo Bom, pelo crime de tráfico de drogas.

Durante a ação, os policiais apreenderam aproximadamente 63 gramas de maconha já fracionada para venda, além de um tijolo prensado da mesma substância, pesando cerca de 155 gramas. Também foram localizadas duas buchas de substância com características semelhantes à cocaína, totalizando aproximadamente 1,55 grama, além de outros materiais relacionados no auto de apreensão.

Conforme a corporação, os suspeitos receberam voz de prisão no local, foram cientificados de seus direitos constitucionais e encaminhados às autoridades competentes para os procedimentos legais cabíveis.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Polícia Civil de Campo Bom, com apoio da Guarda Municipal, prendeu em flagrante uma mulher pelo crime de tráfico de drogas, na manhã desta quarta-feira (25), no bairro Aurora.

A ação foi realizada em uma área já conhecida pelas forças de segurança pela comercialização de entorpecentes, localizada nos fundos de um campo de futebol.

Durante as diligências, os agentes localizaram uma sacola escondida sob uma telha, próxima a uma árvore, contendo 47 pedras de crack, 57 pinos de cocaína e 20 porções de maconha, todas já fracionadas e prontas para a venda.

Os entorpecentes foram apreendidos e a mulher recebeu voz de prisão em flagrante. Foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante pelo crime previsto no artigo 33 da Lei de Drogas. Após os procedimentos legais, a presa foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça que a participação da comunidade é fundamental no combate ao tráfico de drogas. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 98401-3237, com garantia de sigilo absoluto.
  • AG CONTIGO | 25.02

➡️ Noite de homenagens na Câmara de Vereadores.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na última segunda-feira (23), convocação à Corsan, que deverá participar de sessão para explicar, em data a ser definida, os episódios recorrentes de falta de água em Campo Bom, bem como apresentar os investimentos projetados a fim de garantir a regularidade e a qualidade do serviço na cidade.

Os vereadores também aprovaram realização de sessão ordinária dentro da programação do 46º Rodeio de Campo Bom. A sessão ocorrerá na próxima segunda (02), às 18h, no Parque do Trabalhador, dando início ao rodeio, que vai até domingo (08). “Nós temos como objetivo aproximar a Câmara da comunidade, integrando-a aos eventos do Município. Queremos valorizar, em especial neste caso, a cultura tradicionalista, fortemente ligada à identidade local”, observa o presidente João Paulo Berkembrock (MDB).

O Rodeio de Campo Bom é uma realização da Prefeitura e dos CTGs Campo Verde, M’Bororé, Palanques da Tradição e Guapos do Itapuí, com apoio da Câmara Municipal. A programação completa será divulgada pela Prefeitura nos próximos dias. A sessão foi marcada ainda pela colocação do quadro da vereadora Kayanne Braga (PDT), presidente da Câmara em 2025, na galeria de presidentes da Câmara Municipal.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Ailos Viacredi Alto Vale está promovendo, em Campo Bom, um Feirão Auto com lojas parceiras do município. A campanha iniciou nesta semana e segue até sábado (28), com atendimento das 8h às 17h nos dias úteis e das 9h às 16h no sábado.

Participam do feirão as lojas Speed Motors Multimarcas, 4A Motors, Elite Auto Center, Big Car Multimarcas, Friends Cars, Bueno Veículos, Moschen Automóveis e Car Line Veículos.

De acordo com o gerente do Posto de Atendimento da cooperativa em Campo Bom, Fernando Bugs, a iniciativa busca ampliar oportunidades tanto para os lojistas quanto para os cooperados. “Nossa proposta com essas parcerias é trazer mais possibilidades. Para os lojistas, ampliar as vendas, e para os cooperados, oferecer oportunidade de compra com taxas diferenciadas e exclusivas, além de aprovações rápidas”, destaca. Ele acrescenta que o feirão também representa a chance de concretizar um objetivo comum entre muitas famílias. “É a oportunidade de realizar o sonho da troca de carro”, afirma.

Durante o período da campanha, os interessados podem procurar diretamente uma das lojas participantes para conhecer as condições especiais de financiamento oferecidas pela cooperativa.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.