A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Breno Oscar Thoen: Uma vida dedicada à política e à educação

Redação / AG por Redação / AG
30 de junho de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Breno Oscar Thoen: Uma vida dedicada à política e à educação

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Conheça a trajetória marcada por liderança, representatividade e compromisso com a comunidade

Por Giordanna Vallejos

Breno Oscar Thoen, aos 80 anos, é uma figura icônica e respeitada em Campo Bom. Ao longo de sua vida, ele dedicou-se incansavelmente à política e ao bem-estar da comunidade, deixando um legado de liderança e representatividade, especialmente no bairro Imigrante. Nesta entrevista exclusiva, Thoen compartilha suas experiências, desde seus primeiros passos na política até seu envolvimento em projetos sociais e educacionais. Seu compromisso e paixão são evidentes em cada palavra proferida, mostrando que, para ele, a vida pública nunca termina.

Uma vida em Campo Bom

Nascido e criado em Campo Bom, Breno Thoen é um filho orgulhoso dessa cidade. Desde jovem, ele estava envolvido em diversas atividades comunitárias, desde a Sociedade Progresso até o futebol do bairro Imigrante. Foi por meio dessa participação ativa que Thoen recebeu a indicação dos vizinhos para se tornar vereador, onde ocupou a presidência da câmara, e representou sua comunidade.

Na quarta-feira, 28, em sessão ordinária, o Legislativo de Campo Bom realizou uma homenagem para três pessoas que tiveram atuação destacada junto a comunidade de Campo Bom. Entre elas, Breno Thoen também foi destaque. O vereador Alexandre Hoffmeister é o autor da homenagem à Breno.
Breno foi vereador de 1963 até 1969. Após, assumiu novamente de 1973 até 1977, sendo que de 1969 até 1973 participou como suplente.

Representatividade do bairro Imigrante

Com apenas 21 anos, Breno Thoen lançou-se na política e conquistou uma impressionante vitória em sua primeira eleição para vereador. Com 91% dos votos, ele logo se tornou uma voz respeitada no cenário político local. Sua formação em Biologia pela Unisinos impulsionou sua carreira como professor, diretor e coordenador de importantes instituições educacionais em Campo Bom e na região. “Em Campo Bom, lecionei no Ginásio Estadual, que não existe mais, também do 31 de Janeiro, Ildefonso Pinto e no Tiradentes. Fui cinco anos diretor da Escola La Salle, onde nós implantamos o segundo grau e ajudamos para que fosse concretizada a construção do prédio”, disse ele.

Vice-prefeito e candidato a deputado

Ao longo de sua trajetória política, Breno assumiu o cargo de vice-prefeito por seis anos e também se candidatou a deputado estadual em 1986. Embora não tenha sido eleito naquela ocasião, Thoen recorda com orgulho a expressiva quantidade de votos que recebeu, principalmente em Santa Maria do Herval. Suas propagandas da época ainda são uma lembrança viva que ele guarda com zelo. “O primeiro vice-prefeito que teve gabinete em Campo Bom fui eu. Fui um dos vice-prefeitos que mais assumiu a Prefeitura, eu assumi por 40 dias seguidos, quando o prefeito Kopittke foi para a Alemanha”, relata.

Ele compartilha sua perspectiva sobre a política atual, destacando as mudanças no cenário político ao longo dos anos. Ele observa que, antigamente, a definição de esquerda, direita e centro era mais clara, com posições políticas bem definidas. No entanto, reconhece que os tempos mudaram. Breno também conta alguns partidos que participou ao longo de sua jornada política: “Meu primeiro partido foi o PDS, fui da Arena, do PTB e eu participava da União Popular de Campo Bom, que era uma coligação”.

Compromisso social e comunitário

Além de sua atuação política, Breno dedicou-se a uma série de projetos sociais e comunitários. Como presidente, secretário e tesoureiro do Lions Club, representante na Comissão de Educação da Prefeitura, ele deixou sua marca e fez a diferença. Seu trabalho na alfabetização de adultos, sua liderança em um bloco carnavalesco e em uma escolinha de futebol evidenciam seu compromisso com o bem-estar da comunidade em diversas áreas. “Visitamos todas as olarias, houve ali um sucesso muito grande, conseguimos alfabetizar centenas de pessoas, que não sabiam nem escrever o nome. As empresas pagavam lanche e até horas extras para que os profissionais aprendessem, especialmente nas olarias”, disse ele.

Um legado de influência

A influência de Breno Thoen é inegável. Ele se tornou uma figura respeitada em Campo Bom e é procurado constantemente para oferecer conselhos e ajudar em solicitações diversas. Sua dedicação à vida pública e seu compromisso com a comunidade renderam-lhe 30 afiliados no bairro Imigrante, prova da confiança e admiração que muitos depositam nele.

Apesar de sua aposentadoria e do tempo dedicado à sua saúde, Breno Thoen percebe que aqueles que seguiram uma carreira na vida pública nunca realmente a abandonam. “Agora eu fico sentado aqui olhando para a rua, cuidando da minha saúde. Mas parece que quem foi da vida pública, nunca sai da vida pública. Sempre vem pessoas me procurar para pedir uma opinião, pedir para que eu interfira em uma solicitação”, conclui.

Post Anterior

Campo Bom ficará ainda mais florida neste final de semana

Próximo post

Rotary Club empossa novo Conselho Gestor

Notícias relacionadas

Contemplados no sorteio da Nota Gaúcha devem retirar a premiação em até 90 dias
Comunidade

Contemplados no sorteio da Nota Gaúcha devem retirar a premiação em até 90 dias

26 de fevereiro de 2026
Câmara convoca audiência pública com a Corsan para esclarecimentos sobre poços artesianos
Comunidade

Corsan será convocada a prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores sobre episódios de falta de água

25 de fevereiro de 2026
Câmara de Vereadores realiza primeira sessão de homenagens do ano nesta quarta-feira
Comunidade

Câmara de Vereadores realiza primeira sessão de homenagens do ano nesta quarta-feira

25 de fevereiro de 2026
Próximo post
Rotary Club empossa novo Conselho Gestor

Rotary Club empossa novo Conselho Gestor

Seminário de Educação deve reunir cerca de 1300 educadores neste sábado

Seminário de Educação deve reunir cerca de 1300 educadores neste sábado

Vem aí o Arraial de Campo Bom

Arraial de Campo Bom acontece neste domingo

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • 46º Rodeio Nacional de Campo Bom inicia na próxima segunda-feira com entrada gratuita
  • Contemplados no sorteio da Nota Gaúcha devem retirar a premiação em até 90 dias
  • Corsan será convocada a prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores sobre episódios de falta de água

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • AG CONTIGO | 26.02

➡️ ESF do Porto Blos, terá atendimento especial neste sábado.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O 46º Rodeio Nacional de Campo Bom promete movimentar o Parque do Trabalhador, com uma programação especial entre os dias 2 e 8 de março. A Administração Municipal prepara mais uma edição marcada pela valorização da cultura gaúcha, pela diversidade de atrações e, neste ano, por uma grande novidade: toda a programação terá entrada gratuita, inclusive os bailes, permitindo que mais famílias possam participar e viver o evento que é símbolo da tradição campo-bonense.

Na segunda-feira, dia 2 de março, a partir das 18h, ocorre a Sessão da Câmara de Vereadores, seguida, às 19h30, pelo show do Grupo Carona, que promete animar o público e dar início ao clima festivo do Rodeio. Na terça-feira, 3 de março, o palco recebe as Invernadas do CTG Palanques da Tradição, às 19h30, trazendo a força da dança tradicionalista. Logo após, às 20h, o público poderá prestigiar o show de Pedro Ernesto Denardin, ícone do tradicionalismo gaúcho e figura querida pelos amantes do esporte e da cultura do Estado.

Já na quarta-feira, 4 de março, ocorre um dos momentos mais aguardados: a Abertura Oficial do 46º Rodeio Nacional de Campo Bom, às 19h, com presença de autoridades, entidades tradicionalistas e comunidade. A programação segue com as Invernadas do CTG M
  • Entre os mecanismos que a Prefeitura de Campo Bom adota para fomentar o comércio local, está a plataforma de sorteios do programa Nota Fiscal Gaúcha. Por meio dela, o Município distribui cinco prêmios de R$ 500 por mês entre as pessoas que compram na cidade e registram o CPF na nota, iniciativa que promove ainda a cidadania fiscal. Por ano, R$ 30 mil são sorteados para incentivar as compras nas lojas da cidade.

Os sorteados no mês de janeiro de 2026 foram Athos Vanderlei Gonçalves Capeletti, Emanuele Vidal Caetano, Marcio Alexandre Corlélius, Natan Ariel da Silva e Paulo Cesar Arnold. Eles têm até 90 dias para resgatar seus prêmios, solicitando presencialmente no Centro Administrativo, por e-mail (financas@campobom.rs.gov.br) ou por telefone (3598-8600, ramal 8652).

O próximo sorteio ocorre nesta quinta-feira, 26 de fevereiro. Para participar dos sorteios, basta estar cadastrado na Nota Fiscal Gaúcha, comprar na cidade e informar o CPF na nota. Os sorteados são avisados pelo e-mail cadastrado, aplicativo ou site da NFG, e devem entrar em contato com a Prefeitura para solicitar o recebimento do valor.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite de quarta-feira, por volta das 20h, a Brigada Militar realizou a prisão de dois indivíduos em Campo Bom, pelo crime de tráfico de drogas.

Durante a ação, os policiais apreenderam aproximadamente 63 gramas de maconha já fracionada para venda, além de um tijolo prensado da mesma substância, pesando cerca de 155 gramas. Também foram localizadas duas buchas de substância com características semelhantes à cocaína, totalizando aproximadamente 1,55 grama, além de outros materiais relacionados no auto de apreensão.

Conforme a corporação, os suspeitos receberam voz de prisão no local, foram cientificados de seus direitos constitucionais e encaminhados às autoridades competentes para os procedimentos legais cabíveis.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Polícia Civil de Campo Bom, com apoio da Guarda Municipal, prendeu em flagrante uma mulher pelo crime de tráfico de drogas, na manhã desta quarta-feira (25), no bairro Aurora.

A ação foi realizada em uma área já conhecida pelas forças de segurança pela comercialização de entorpecentes, localizada nos fundos de um campo de futebol.

Durante as diligências, os agentes localizaram uma sacola escondida sob uma telha, próxima a uma árvore, contendo 47 pedras de crack, 57 pinos de cocaína e 20 porções de maconha, todas já fracionadas e prontas para a venda.

Os entorpecentes foram apreendidos e a mulher recebeu voz de prisão em flagrante. Foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante pelo crime previsto no artigo 33 da Lei de Drogas. Após os procedimentos legais, a presa foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça que a participação da comunidade é fundamental no combate ao tráfico de drogas. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 98401-3237, com garantia de sigilo absoluto.
  • AG CONTIGO | 25.02

➡️ Noite de homenagens na Câmara de Vereadores.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na última segunda-feira (23), convocação à Corsan, que deverá participar de sessão para explicar, em data a ser definida, os episódios recorrentes de falta de água em Campo Bom, bem como apresentar os investimentos projetados a fim de garantir a regularidade e a qualidade do serviço na cidade.

Os vereadores também aprovaram realização de sessão ordinária dentro da programação do 46º Rodeio de Campo Bom. A sessão ocorrerá na próxima segunda (02), às 18h, no Parque do Trabalhador, dando início ao rodeio, que vai até domingo (08). “Nós temos como objetivo aproximar a Câmara da comunidade, integrando-a aos eventos do Município. Queremos valorizar, em especial neste caso, a cultura tradicionalista, fortemente ligada à identidade local”, observa o presidente João Paulo Berkembrock (MDB).

O Rodeio de Campo Bom é uma realização da Prefeitura e dos CTGs Campo Verde, M’Bororé, Palanques da Tradição e Guapos do Itapuí, com apoio da Câmara Municipal. A programação completa será divulgada pela Prefeitura nos próximos dias. A sessão foi marcada ainda pela colocação do quadro da vereadora Kayanne Braga (PDT), presidente da Câmara em 2025, na galeria de presidentes da Câmara Municipal.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Ailos Viacredi Alto Vale está promovendo, em Campo Bom, um Feirão Auto com lojas parceiras do município. A campanha iniciou nesta semana e segue até sábado (28), com atendimento das 8h às 17h nos dias úteis e das 9h às 16h no sábado.

Participam do feirão as lojas Speed Motors Multimarcas, 4A Motors, Elite Auto Center, Big Car Multimarcas, Friends Cars, Bueno Veículos, Moschen Automóveis e Car Line Veículos.

De acordo com o gerente do Posto de Atendimento da cooperativa em Campo Bom, Fernando Bugs, a iniciativa busca ampliar oportunidades tanto para os lojistas quanto para os cooperados. “Nossa proposta com essas parcerias é trazer mais possibilidades. Para os lojistas, ampliar as vendas, e para os cooperados, oferecer oportunidade de compra com taxas diferenciadas e exclusivas, além de aprovações rápidas”, destaca. Ele acrescenta que o feirão também representa a chance de concretizar um objetivo comum entre muitas famílias. “É a oportunidade de realizar o sonho da troca de carro”, afirma.

Durante o período da campanha, os interessados podem procurar diretamente uma das lojas participantes para conhecer as condições especiais de financiamento oferecidas pela cooperativa.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.