A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Brasil é o país em que as pessoas mais recebem ligações indevidas

Redação / AG por Redação / AG
19 de maio de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Brasil é o país em que as pessoas mais recebem ligações indevidas

Reprodução

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Advogado explica como enfrentar problema que atinge diversos campo-bonenses

Na hora do almoço, do sono, nas férias e no trabalho. Não importa o momento, as ligações inoportunas aparecem para perturbar, muitas vezes sendo tão frequentes, que tiram a paz de quem possui um smartphone. O advogado Allan Dyego, explica que a abusividade se revela na insistência desenfreada das ligações, causando uma verdadeira coação no consumidor, tanto de formas repetidas, como em horários inoportunos.

49 chamadas por mês

De acordo com um relatório da empresa Truecaller, que analisa os números de telefone, o Brasil lidera em termos de recebimento de chamadas telefônicas indesejadas, conhecidas como spam. Em média, os brasileiros recebem 49,9 chamadas de spam por mês. Cerca de 48% dessas ligações são tentativas de golpes.
Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar, com uma média mensal de 28,4 chamadas de spam. Essas informações foram coletadas pelo aplicativo da Truecaller durante o período de janeiro a outubro de 2020.

Situação em Campo Bom

Ele revela que são recorrentes os casos que ele atende no município. “Deparo-me com ligações para aposentados e beneficiários do INSS, que por diversas vezes sofrem esse assédio diariamente. Lamento ainda que o Judiciário Brasileiro não tome posturas mais incisivas com essas situações, pois geralmente esses casos acabam sendo julgados nas pequenas causas, onde quando têm indenizações, são bastante ínfimas e sequer atingem minimamente as grandes empresas, geralmente envolvidas em tais condutas abusivas”, explica.

Confira dicas práticas, sobre como lidar com a situação, quando as ligações de empresas de telemarketing se tornam abusivas, pela frequência e horários inadequados, conforme o advogado Allan Dyego.

Jornal A Gazeta – O que fazer ao perceber o problema?
Allan Dyego
– Uma alternativa é a utilização da ferramenta pública e gratuita chamada “Não me Perturbe”, disponibilizada no endereço eletrônico www.naomeperturbe.com.br. Ao entrar no site, é possível realizar um cadastro e solicitar o bloqueio de ligações com ofertas de produtos e serviços. Há ainda, a possibilidade de abrir reclamação junto ao Procon ou a Anatel, sem esquecer a possibilidade de, em alguns casos, proceder até mesmo com uma ação judicial.

AG – Como gerar provas das ligações indevidas?
Allan –
Os meios mais práticos são a anotação do protocolo das ligações, bem como, o próprio print da tela com o histórico de ligações, se possível, acompanhado de Ata Notarial feita em Tabelionato, comprovando a autenticidade dos registros.

AG – Quais as leis que protegem o cidadão neste tipo de situação?
Allan –
O principal diploma legal para a defesa do consumidor, é o próprio Código de Defesa do Consumidor, que inclusive prevê em seu art. 42, que o consumidor não pode ser exposto a constrangimento nas ligações, mesmo em casos em que esteja inadimplente. No artigo, também consta que chamadas excessivas e em horários impróprios configuram ligações abusivas, pois invadem a tranquilidade e intimidade do consumidor.

AG – Quais ações a pessoa pode tomar para iniciar um processo?
Allan –
Após reunir as provas, pode-se abrir reclamações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor, ou mesmo, caso necessário uma medida mais enérgica, há a possibilidade de ingressos de ação judicial, para o que sempre oriento procurar um advogado de sua confiança.

Post Anterior

Vereadores Jerri Moraes e Jair Wingert intensificam pauta da pessoa idosa

Próximo post

Mais ônibus nos bairros 25 de Julho, Mônaco e Porto Blos a partir de segunda, 22

Notícias relacionadas

Polícia Civil leva debate sobre violência contra a mulher à Feira de Ciências da EMEF 25 de Julho
Comunidade

Polícia Civil leva debate sobre violência contra a mulher à Feira de Ciências da EMEF 25 de Julho

11 de junho de 2026
CEI será palco de encontro da cultura gamer neste final de semana
Comunidade

CEI será palco de encontro da cultura gamer neste final de semana

11 de junho de 2026
Representantes da Corsan esclarecem dúvidas sobre obras e qualidade da água em reunião com vereadores
Comunidade

Representantes da Corsan esclarecem dúvidas sobre obras e qualidade da água em reunião com vereadores

11 de junho de 2026
Próximo post
Mais ônibus nos bairros 25 de Julho, Mônaco e Porto Blos a partir de segunda, 22

Mais ônibus nos bairros 25 de Julho, Mônaco e Porto Blos a partir de segunda, 22

Novo Parcão tem previsão de conclusão no final deste ano

Novo Parcão tem previsão de conclusão no final deste ano

Prefeito Luciano Orsi é oficialmente eleito presidente da Famurs

Prefeito Luciano Orsi é oficialmente eleito presidente da Famurs

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Polícia Civil leva debate sobre violência contra a mulher à Feira de Ciências da EMEF 25 de Julho
  • CEI será palco de encontro da cultura gamer neste final de semana
  • Representantes da Corsan esclarecem dúvidas sobre obras e qualidade da água em reunião com vereadores

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 12.06

Destaques da edição impressa:

➡️ Uma campo-bonense na história do cinema nacional;

➡️ Jovem paraplégico busca ajuda para recuperar autonomia;

➡️ Série de reportagens, O mundo joga, Campo Bom Vibra!
Quando a copa reúne a família.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A AECB conquistou mais um importante reconhecimento no cenário esportivo nacional. Quatro atletas da equipe foram convocadas para participar da Fase de Treinamento da categoria Cadete da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que ocorre entre os dias 21 e 28 de junho, em Torres.

As atletas chamadas para a atividade são a goleira Emily Francieli, a ponta Marcela Ohana, a central Sofia Vasques e a armadora Sophia Port.

A convocação reúne jovens talentos de diferentes regiões do país e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento técnico das atletas, além de possibilitar a observação de jogadoras com potencial para futuras oportunidades junto às seleções brasileiras da modalidade.

Para a AECB Handebol Campo Bom, a presença de quatro representantes na fase de treinamento nacional evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido pela entidade na formação de atletas. O resultado também reflete o empenho da comissão técnica, dos profissionais envolvidos e o apoio das famílias que acompanham diariamente a trajetória esportiva das jovens.

Além da conquista individual de cada convocada, a participação das atletas reforça o destaque de Campo Bom no desenvolvimento do handebol de base e na formação de talentos para o esporte brasileiro.

A entidade parabenizou Emily Francieli, Marcela Ohana, Sofia Vasques e Sophia Port pela convocação e desejou sucesso durante o período de treinamentos.

O projeto da AECB Handebol Campo Bom conta com financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte, patrocínio das empresas Fitas Real, Romana Química e Crespi Brasil, além do apoio da Prefeitura de Campo Bom, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) e da Asa Sports.

Foto: Guilherme Werlang/AECB

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 12 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • A Delegacia de Polícia de Campo Bom participou, nesta quinta-feira (11), das atividades da Feira de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho. A ação reuniu estudantes do 8º ano em um momento de reflexão e aprendizado sobre violência doméstica e familiar contra a mulher.

A atividade foi promovida pela coordenação pedagógica da escola e contou com a participação da escrivã da Polícia Civil Claudia Danielle Becker, que abordou aspectos relacionados à Lei Maria da Penha, os diferentes tipos de violência praticados contra as mulheres e os mecanismos de proteção disponíveis às vítimas.

Durante a conversa, os alunos também receberam orientações sobre a importância da denúncia e do enfrentamento à violência de gênero, além de esclarecerem dúvidas sobre o tema. A proposta foi ampliar o conhecimento dos estudantes sobre uma questão social que afeta milhares de mulheres em todo o país.

Segundo a Polícia Civil, a iniciativa integra as ações de aproximação da instituição com a comunidade e reforça o trabalho de prevenção realizado junto às escolas. O objetivo é contribuir para a formação de jovens mais conscientes sobre direitos, respeito e cidadania.

A participação na Feira de Ciências também buscou estimular o diálogo sobre a construção de relações saudáveis e o combate à naturalização da violência, fortalecendo uma cultura de respeito e igualdade entre homens e mulheres.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 11.06

➡️ Vai começar o maior Sarau do Rio Grande.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Os vereadores de Campo Bom se reuniram, na última terça-feira (09), com representantes da Aegea/Corsan a fim de buscar respostas para as reclamações da população acerca do serviço prestado pela empresa na cidade, especialmente a respeito da qualidade da água e das obras de recapeamento asfáltico em casos de conserto na rede de água ou de instalação da rede de esgoto. O encontro ocorreu na Câmara Municipal, após articulação do presidente João Paulo (MDB) com a gerente institucional da Corsan, Cíntia Kovaski, e contou com a participação de vereadores de todas as bancadas.

Um dos pontos centrais da conversa foi a demora na resolução dos problemas, como episódios de falta de água ou de vazamentos. A Corsan alega que, em muitos casos, a ocorrência não é registrada nos canais oficiais, dificultando o monitoramento e a resposta da empresa. A Câmara comprometeu-se a ajudar a divulgar o canal correto para reclamações: 0800 646 6444 (WhatsApp e ligações gratuitas).

Outra questão, levantada pelo presidente João Paulo, diz respeito às obras de instalação da rede de esgoto, que já começaram em alguns bairros, gerando preocupações quanto à velocidade e à qualidade do recapeamento. A Corsan informa que está monitorando o serviço, prestado por empresa terceirizada, exigindo que o mesmo seja refeito sempre que necessário. A expectativa é que as obras passem por 90% das ruas da cidade e sejam concluídas até o fim de 2027.

“Todos nós sabemos e reconhecemos que as questões ligadas à Corsan vêm trazendo desconforto e até uma dose de polêmica, por isso eu estive junto com o prefeito Giovani em Porto Alegre há algumas semanas falando com a Corsan e, em acordo com a gerente Cíntia, entendemos que a melhor solução seria colocar todos os vereadores na mesa para conversar de forma aberta e transparente, mostrando a responsabilidade que nós temos de buscar respostas para a população. Nós queremos entender o que está acontecendo e, acima de tudo, que o serviço funcione”, concluiu o presidente. 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 10.06

➡️ Votação da Consulta Popular acontece nesta quarta, 10, na Câmara de Vereadores.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 09.06

➡️ Três ecopontos já estão operando no município. Mais quatro serão construídos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.