A atração estará em Campo Bom no Rodeio, até dia 12 de março
Você gosta de ler? Se a resposta é sim, você precisa conhecer a BiblioVAN. Adaptada com prateleiras, placas de energia solar e uma pequena cama, uma convidativa e aconchegante van foi transformada em um espaço cultural móvel, que permite que a comunidade conheça novas histórias e viaje para lugares sem precisar se locomover.
A van, carregada de histórias, consiste em uma biblioteca itinerante adaptada, e garante o acesso gratuito a um acervo que inclui obras de todos os tipos. São livros de literatura brasileira, estrangeira, infantil, juvenil, biografias, autoajuda, espiritualidade, nativismo, diversidade, arte e ecologia que estão disponíveis para leitura. A temática da Biblioteca é “Não-Violência”.
Lei Aldir Blanc
O autor do projeto é o escritor porto-alegrense Pedro Marodin. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, através do Edital Aquisição de Bens e Materiais, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), em maio de 2020, para levar literatura para cidades do Rio Grande do Sul.
O projeto previa a visita nos Municípios de Nova Hartz, São Jerônimo e Vale Real, contudo o escritor deu continuidade ao projeto, contando com o apoio das secretarias de educação e cultura das cidades, visitando assim: Venâncio Aires, Estrela, Arvorezinha, Soledade, Tio Hugo, Taquari, Torres, Cassino, Canguçu, Pelotas e em seguida Pinheiro Machado, Candiota, Bagé, Dom Pedrito, Livramento, depois segue para Capitão, Travesseiro, a serra gaúcha, Missões, entre outras. Marodin almeja levar a BiblioVAN ao máximo de cidades de pequeno porte do interior do Rio Grande do Sul.
De acordo com os registros do idealizador, foram mais de 1.200 empréstimos em quase dois anos de projeto, uma média de 2 livros por dia emprestado. Para ele, a importância da BiblioVAN vai além da possibilidade de poder comprar ou pegar um livro emprestado gratuitamente. “É também a minha presença como escritor e artista, brincando e recitando poesia para as crianças e adultos, tocando saxofone para os velhinhos, declamando poemas de amor pros casais, para fortalecer a relação amorosa… É um projeto muito humano para levantar o astral e sensibilizar a população das cidadezinhas tão carentes de poéticas, cidades onde pouco chegam eventos de literatura”, destaca Marodin.
Como funciona?
Além de ter a parte de sebo, os interessados podem pegar as obras emprestadas gratuitamente. Todos podem acessar a BiblioVAN e escolher um livro, basta anotar o nome para o controle de Marodin. Esses livros devem ser devolvidos até o dia 12, quando acaba o Rodeio e ele vai para outro município.
Em Campo Bom
Aqui, o projeto estará no 43º Rodeio Nacional de Campo Bom, nas dependências do Parque do Trabalhador, entre os dias 1º a 12 de março.