São 107,528 toneladas. Essa foi a soma de alimentos distribuídos, no ano passado, pelo Banco de Alimentos da Região do Calçado (BARC), a entidades de Campo Bom, Novo Hamburgo, Sapiranga e Estância Velha. A prestação de contas foi apresentada quarta-feira, 19, no CTG M´Bororé e contou com a participação de todas as entidades parceiras. O BARC, mantido por doações e trabalho voluntário, foi fundado em 2010, e em Campo Bom é coordenado pelo Lions Clube Campo Bom e o Rotary Club, que mensalmente mobilizam cerca de 40 voluntários para atuar no Sábado Solidário, ação que recebe donativos da comunidade nos supermercados campo-bonenses no primeiro sábado do mês.
Recorde de arrecadações
Conforme um dos coordenadores operacionais do projeto no município, Pasqual Piazza Ortolan, atualmente são nove instituições ou projetos sociais ajudados em Campo Bom. “O principal objetivo do Banco de Alimentos é o combate ao desperdício de comida e à fome no Município. O Banco atua como um centralizador de doações, distribuindo os alimentos da forma mais correta possível, conforme a necessidade de cada entidade. Também fazemos a capacitação para o recebimento de alimentos adequados”, informa Ortolan.
De acordo com o voluntário pela primeira vez as arrecadações superaram o número das distribuições. Foram arrecadas 19.103 toneladas de alimentos, mil quilos a mais das destruições, que somaram 18.100 toneladas. “O bom desempenho é resultado das ações empreendidas em expandir a parceria junto aos voluntários. Conseguimos ampliar nosso horário de atuação nas edições do Sábado Solidário, consequentemente ampliamos o número de doações”, pontua.
Dentre as entidades contempladas pelo projeto estão a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Lar Colmeia, o Luz no Vale, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Desafio Jovem Luz do vale, Centro Espirita Fonte de luz, Igrejas Católica e Luterana.
Para a presidente da Liga Feminina Sônia Lamb, uma das entidades assistidas pelo projeto social, “as doações são uma benção em nossas vidas. Uma vez que, por mês, a Liga entrega 22 cestas básicas para as famílias em tratamento, com esta parceria, conseguimos atender a todos”.
Associação Cristã Pró- Menor Lar Colmeia também é parceira do projeto. A Organização não Governamental, acolhe 70 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade física, social e emocional, encaminhada pelo Poder Judiciário. “Sem dúvida o serviço ofertado pelo Banco de Alimentos, tem impacto considerável no funcionamento do Lar. Em 2019 recebemos mais de 2 toneladas de doações, isso significa um ganho enorme para nossa administração, pois conseguimos destinar os recursos que seriam utilizados na compra de alimentos, para outros fins, como manutenção e investimento em infraestrutura das casas abrigo”, frisou Telmo Camargo, Diretor do Lar.
Calendário 2020
Em Campo Bom três supermercados são parceiros onde ocorrem as arrecadações conforme calendário pré-estabelecido. Supermercado Imperial (Av. Independência, 1151) e nas duas unidades do Super Rissul (Rua Cairú, 125 e Av. Independência, 700).
O Banco
O Banco de Alimentos, que atende 54 entidades (aproximadamente 8 mil pessoas) de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Sapiranga, está localizado na Rua 5 de Abril, 29, bairro Rio Branco, em Novo Hamburgo. Contatos pelo telefone 3527-0044. O atendimento é de segunda até sexta-feira, das 13h30 até 17h30.