O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/RS) estimou em 1h30min, o tempo de apuração de todos os votos em Campo Bom após o fechamento das urnas neste domingo, 15. Cerca de 52 mil campo-bonenses escolhem prefeitos e vereadores. “Tudo está preparado para que no máximo em duas horas depois do fechamento das urnas já tenhamos condições de entregar os resultados. Lembrando que este ano temos seis pontos de transição dos dados, assim descentralizamos o envio dos votos agilizando todo o processo”, explicou o , o chefe da 105ª Zona Eleitoral de Campo Bom, Murilo do Amaral.
Assim como nas eleições nacionais, os primeiros resultados a sair devem ser os da disputa para os cargos majoritários, isto é, os da disputa para prefeito. Os resultados da eleição para vereador devem ser conhecidos um pouco depois — isso porque, para saber quem conquistará as vagas no Legislativo municipal, é preciso que 100% dos votos válidos sejam apurados.
Essa velocidade da apuração só é garantida graças ao sistema informatizado das urnas. Ao fim da votação, a urna eletrônica cria um arquivo chamado Registro Digital de Voto (RDV), com as informações da votação naquele local.
Este arquivo é, então, copiado para uma espécie de “pen-drive”, chamado Memória de Resultado, que viaja fisicamente até um local onde exista um ponto de acesso à rede privada da Justiça Eleitoral, fornecida pelas operadoras de telefonia. Os pontos de acesso podem estar em cartórios eleitorais ou num local de votação, como uma escola.
É por meio desta rede privada – e não da internet convencional – que o TSE, em Brasília, recebe as informações de cada região. A totalização é feita pelo tribunal.