A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Após três meses sob nova gestão, Hospital Dr. Lauro Reus registra ampliação no número de procedimentos

Redação / AG por Redação / AG
18 de janeiro de 2020
em Saúde
0 0
A A
Após três meses sob nova gestão, Hospital Dr. Lauro Reus registra ampliação no número de procedimentos

Joceline Silveira/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Em noventa dias à frente da gestão do Hospital Dr. Lauro Reus, a Associação Beneficente São Miguel – ABSM tem atingido as metas de atendimento, entre consultas de emergência, seletivas, exames, internações e cirurgias. O contrato assinado em caráter emergencial começou a valer a partir da meia noite do dia 14 de outubro e se estende até o mês de abril.

Para o diretor Jeferson William Moschem, a união de forças fez a diferença, tanto no processo de transição como nos primeiros meses de administração para garantir o atendimento de qualidade aos pacientes. “Como o momento era extremamente delicado e refletia uma grave crise no sistema hospitalar, nós priorizamos ações urgentes como as negociações com o corpo clínico e a contratação e ampliação de serviços, além da ampliação no número de funcionários, que estava defasado”, destaca.

De acordo com Moschem, houve acréscimo de 16%, no quadro de pessoal (passando de 172 funcionários para 200), consequentemente aumentando a capacidade de atendimento. “Os cargos ocupados eram em funções em que identificamos a real defasagem e necessidade de contratação. Que além de trabalharem para eliminar as filas e o tempo de esperas, aumentam a segurança e a qualidade do cuidado”, pontua.

Procedimentos

Novos serviços e projetos foram implantados e os resultados já podem ser considerados satisfatórios afirma Moschem. “Nem tudo se resolveu, temos consciência, mas os resultados já mostram que o modelo ABSM de administrar é diferente. Estamos prezando pelo diálogo com todos os setores”, comenta.

Uma das novidades que ganhou destaque é que no mês de novembro, o Lauro Reus já havia registrado seis procedimentos de cirurgia vascular e outros quatro na especialidade de urologia. E também passaram a ocorrer procedimentos de endoscopia e colonoscopia aos sábados, além da agenda prévia já realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, às terças-feiras.

Já no mês de dezembro uma ação conjunta entre a Prefeitura de Campo Bom e a Associação São Miguel, ABSM, começou a disponibilizar consultas com oncologista. Especialidade que o município não contava e até então eram oferecidas somente em Novo Hamburgo (reguladas pelo SUS). O médico oncologista Rafael França, que também é presidente da São Miguel, iniciou os atendimentos dos cerca de 40 pacientes que aguardam na fila de espera. Outra medida que está sendo estudada e que já havia sido anunciada pela São Miguel em outubro, quando assumiu o serviço, é a implantação de uma unidade privada de assistência oncológica, através de convênios e particulares, o que também oportunizará a captação de mais receitas para o hospital.

Nova licitação

O novo processo licitatório, que definirá a empresa administradora do hospital, já está em andamento.

Laboratório próprio

Uma das medidas adotadas pela atual gestora foi a instalação de um laboratório de análises dentro do Lauro Reus. Antes da implantação, os exames coletados no Hospital eram realizados em laboratórios de Novo Hamburgo e Porto Alegre, o que acabava aumentando o tempo de espera dos pacientes, principalmente no Pronto Atendimento. Para obter um resultado levava em média de quatro horas. Hoje, este tempo será de 30 a 120 minutos no máximo, dependendo da complexidade de cada exame. A nova realidade contribui ainda com a redução de custo mensal do Hospital, que deve economizar em torno de R$ 9 mil por mês. Antes este valor era gasto somente com despesas de transporte para o envio de coletas aos laboratórios que prestavam o serviço.
O diretor destaca ainda a compra do novo equipamento de raio- x, e a reforma das salas onde os exames são realizados. Hoje o hospital conta com dois aparelhos. “Mensalmente estamos realizando 2.800 exames”, informa.

Post Anterior

Sucessivos roubos fazem construtor abandonar a obra

Próximo post

Fonte de Luz completa dez anos de fundação

Notícias relacionadas

Campo Bom recebeu duas novas ambulâncias para reforçar atendimento na saúd
Saúde

Campo Bom recebeu duas novas ambulâncias para reforçar atendimento na saúd

8 de abril de 2026
Profissionais da educação de Campo Bom iniciam novo ciclo de capacitação da Lei Lucas
Educação

Profissionais da educação de Campo Bom iniciam novo ciclo de capacitação da Lei Lucas

8 de abril de 2026
Campo Bom inicia a vacinação contra a gripe
Saúde

Dia 11 é o Dia D de Vacinação contra a Influenza em Campo Bom

31 de março de 2026
Próximo post
Fonte de Luz completa dez anos de fundação

Fonte de Luz completa dez anos de fundação

Tiroteio no 25 de Julho assusta moradores

Campo Bom registra a primeira morte no transito

Campo Bom registra a primeira morte no transito

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Prefeitura monitora qualidade da água e mantém vigilância em saúde 
  • Banda Municipal realiza ensaio aberto na Praça João Blos neste sábado
  • Homem foi preso por porte ilegal de arma na RS-239, em Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 10.04

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Idoso que perdeu tudo em incêndio, precisa de ajuda para recomeçar;

➡️ Atleta de Campo Bom busca apoio para disputar Pan-Americano;

➡️ Escritoras de Campo Bom ganham destaque com novas obras.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem de 41 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo na noite de quinta-feira (9), em Campo Bom. A ocorrência foi registrada por volta das 18h30, na RS-239, na altura do número 7111.

De acordo com a guarnição, a abordagem ocorreu durante patrulhamento, após informações de que o condutor de um veículo Audi A5 preto estaria armado. Durante a revista, os policiais localizaram uma pistola calibre 9mm, acompanhada de 16 munições, além de 7,6 gramas de maconha.

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado inicialmente para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 10 de Abril.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 09.04

➡️ Sábado tem Dia D de vacinação em alguns postos de saúde do município.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom recebeu, nesta semana, duas novas ambulâncias que irão reforçar o atendimento na rede municipal de saúde. Com investimento total de R$ 772 mil, os veículos chegaram ao município com o objetivo de ampliar a estrutura disponível para o transporte de pacientes e atendimentos de urgência.

Conforme a administração municipal, as ambulâncias passam pelos trâmites necessários de emplacamento e preparação, etapa que garante mais segurança tanto para os usuários quanto para as equipes de trabalho.

Após a conclusão dos processos administrativos, os veículos passarão a integrar a rotina de atendimentos, contribuindo para mais eficiência e segurança no transporte de pacientes.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 08.04

➡️ Moradores reclamam de gosto e odor na água da Corsan; Companhia diz que situação já está normalizada.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 07.04

➡️ Exposição “Faces de Campo Bom” está aberta ao público.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Companhia atribui alterações à proliferação de algas e garante que água segue dentro dos padrões de potabilidade

Nas últimas semanas, moradores de Campo Bom têm manifestado preocupação com a qualidade da água fornecida pela Corsan. Entre os principais relatos estão gosto semelhante ao de terra e presença de odor, situação que tem gerado dúvidas entre os consumidores.

Diante das reclamações, a reportagem do Jornal A Gazeta entrou em contato com a Corsan para esclarecer o que estaria causando as alterações percebidas pela população.

Em nota, a companhia informou que a água distribuída no município passa por rigoroso controle de qualidade em todas as etapas do abastecimento, desde a captação até a rede de distribuição, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e os parâmetros estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888/2021.

Segundo a Corsan, as alterações de cheiro e gosto estão relacionadas, principalmente, à floração e à proliferação de algas no manancial utilizado para captação da água bruta. O fenômeno, conforme a empresa, é favorecido por fatores como períodos de pouca chuva e maior concentração de matéria orgânica e resíduos na água.

A companhia explica que esse processo pode provocar mudanças sensoriais, como odor e sabor, exigindo ajustes no tratamento. Para minimizar os efeitos, são adotadas medidas específicas nas estações, como o uso de carvão ativado e permanganato.

Ainda conforme a Corsan, essas alterações não representam risco à saúde da população, desde que os demais parâmetros de potabilidade permaneçam dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente.

A empresa orienta que clientes que identificarem necessidade de verificação em seus imóveis ou queiram solicitar serviços, como expurgos, entrem em contato pelos canais oficiais de atendimento, como o aplicativo Corsan, Agência Virtual, WhatsApp ou pelo telefone gratuito 0800 646 6444.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.