Por: Léo da Silva
Tenho 36 anos e nasci na cidade de Canoas. Aos sete anos de idade, mudei-me com minha mãe para Campo Bom, cidade que adotei como minha e da qual me orgulho em dizer que sou campo-bonense. Estudei nas escolas públicas EMEF Marquês do Herval, ETE 31 de Janeiro e EEEM Fernando Ferrari.
A paixão pela arte, mais especificamente pela arte dos palcos, sempre esteve presente em minha vida, e em todas as oportunidades de aulas, oficinas, cursos e apresentações em dança ou teatro, eu estava envolvido.
Em 2006 iniciei minha atuação e envolvimento com o ensino de dança, ao assumir voluntariamente atividades de contraturno na EEEM Fernando Ferrari, e também como voluntário na APAE e no programa Escola Aberta da EMEF Esperança. Em 2007 ingressei no curso superior de Licenciatura em Dança (ULBRA), tornando-me o primeiro campo-bonense com esta graduação. Logo em seguida, fui contratado como professor de dança na APAE, sendo esta minha primeira oportunidade profissional na área da educação.
De lá para cá, fundei as entidades e grupos H2O Clube de Dança, Grupo Sombras de Bok’Aberta, Tribo Ação Cultura, MIS Movimento de Igualdade Social, Comissão de Frente Leões, Equipe Leões, Boy Toy Dancers, Grupo NIX e Ateliê Criativo, todas ligadas aos meios culturais, educacionais e sociais de nosso município. Trabalhei como professor de dança no SESI Campo Bom, no Sindicato dos Sapateiros e, por 10 anos, fui servidor público atuando com ensino de arte/dança nas escolas EMEF Borges de Medeiros, EMEF CEI, EMEF 25 de Julho e EMEF Presidente Vargas, além dos centros educacionais Escola de Arte Educação, CME – Centro Municipal de Educação e CEU Sady Schmidt.
Fui associado do Rotaract Club, sou associado honorário do Interact Club e atualmente sou presidente do Rotary Club de Campo Bom. Sou membro da Fundação Cultural de Campo Bom, da diretoria voluntária da APAE de Campo Bom, voluntário do Projeto TEAprochega, da ONG Greenpeace Porto Alegre e do Banco de Alimentos – Região do Calçado. Também sou um dos coordenadores do Projeto Um Novo Olhar Sobre Campo Bom e membro do Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a Comissão de Medidas Sócio Educativas.
Sou Colunista Social do Grupo Sinos – Jornal NH para Campo Bom e sou associado e ativista da classe artística da dança através das entidades ASGADAN – Associação Gaúcha de Dança, Articula Dança RS e do Coletivo de Licenciados em Dança do Rio Grande do Sul.
Atualmente sou Educador Social da Fundação Projeto Pescar, atuando na formação socioprofissionalizante de jovens de 16 a 19 anos na Fundação Francisco Xavier Kunst.
Desde 2021 sou Colunista Social do Jornal A Gazeta, onde tenho por missão e responsabilidade dar visibilidade às pessoas da nossa cidade, valorizar as ações sociais e prestigiar os eventos culturais, esportivos e educacionais.