A partir da assinatura, a AACB passa a ter disponível o valor de R$ 200 mil para investimentos destinados a ampliar, implantar ou qualificar estruturas de abastecimento e manejo de água
A Associação dos Agricultores de Campo Bom (AACB) deu mais um passo importante para o fortalecimento das ações voltadas ao abastecimento e à gestão hídrica no meio rural. Em reunião realizada na última terça-feira (9), a entidade foi convidada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Rio Grande do Sul, representada pelo secretário estadual Vilson Luiz Covatti, para a assinatura de um termo de compromisso que autoriza o início da elaboração de projetos dentro do Programa Desenvolve RS Rural, especificamente na linha referente ao uso múltiplo da água.
A iniciativa integra o edital nº 05/2025 – SDR/FEAPER, que prevê financiamento por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER). A partir da assinatura, a AACB passa a ter disponível o valor de R$ 200 mil para investimentos destinados a ampliar, implantar ou qualificar estruturas de abastecimento e manejo de água. Entre as possibilidades de aplicação dos recursos estão a perfuração de poços artesianos, construção de açudes, instalação e modernização de redes de distribuição, sistemas de irrigação e demais obras que contribuam para a segurança hídrica das propriedades.
Representando a associação, o presidente Valcir Gilberto Parnow destacou que o planejamento será conduzido com participação direta dos associados. “Será definido em assembleia qual associado tem maior demanda por necessidade de água”, afirmou.
Os projetos técnicos serão elaborados pela EMATER/RS-ASCAR, por meio do escritório municipal de Campo Bom. O gestor local, Moisés R. Eloi, reforça que a linha FEAPER cumpre papel estratégico para o desenvolvimento da agricultura familiar. Segundo ele, além de possibilitar melhorias estruturais nas propriedades, o financiamento se torna ainda mais atrativo devido ao bônus de adimplência de 80% do valor contratado, o que reduz significativamente o custo final para o produtor.
A Prefeitura de Campo Bom, parceira constante da EMATER e da AACB, desempenha papel fundamental no incentivo aos produtores rurais. Por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) e Obras, o município presta apoio contínuo à agricultura familiar, seja com a compra de produtos alimentícios para a merenda escolar, a disponibilização do espaço para a Feira da Agricultura Familiar, ou a Patrulha Agrícola, composta de trator agrícola com todos implementos e máquinas pesadas para adequação das propriedades rurais. O trabalho conjunto reforça a importância de fortalecer o setor, ampliar oportunidades e garantir melhores condições de produção para os agricultores campo-bonenses.














