Premiação é concedida pela Adjori, destacando os melhores veículos de comunicação do interior do Rio Grande do Sul
Na noite de sábado, 16, durante o 56º Congresso de Jornais do Interior e o 1º Encontro de Jornais do Interior do Brasil, em Nova Prata, na serra gaúcha, foi realizada a cerimônia de entrega do 2º Prêmio Adjori/RS de Jornalismo. Participaram diretores de jornais associados e de periódicos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e de Sergipe, que debateram o presente e o futuro do jornal. O evento contou ainda com as palestras do ex-governador do Estado, Pedro Simon, da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Marilene Bonzanini e do senador Lasier Martins.
Os melhores do interior
O Jornal A Gazeta, repetiu a presença entre os melhores do Jornalismo do Interior, já que, em 2018, havia conquistado o Troféu Ouro e, desta vez, ganhou o Troféu de Bronze pelo conjunto da obra onde foram avaliadas sete edições impressas entre os anos de 2017 e 2018, de diferentes datas definidas pela coordenação do prêmio. O AG ficou com o segundo lugar na categoria Coluna/Crônica e quatro premiações de terceiro lugar – Apresentação Gráfica, Caderno Temático, Reportagem e Editorial. Mas o grande reconhecimento foi a conquista do Troféu Jornal de Bronze, valorizando todo trabalho jornalístico realizado pelo AG. “No ano passado fomos agraciados com o Troféu Ouro e neste ano ficamos novamente entre os três melhores jornais do interior do Rio Grande do Sul, ao ganharmos o Troféu Bronze. Nas sete categorias disputadas, em cinco delas fomos premiados. Isto não pode ser por caso e muito menos coincidência, isto é a reafirmação daquilo a que nos propomos nestes 33 anos. Fazer o jornalismo comunitário, na sua essência, como poucos fazem, um jornalismo comprometido e envolvido com a sua cidade e disto jamais abriremos mão”, afirmou o Diretor e Fundador do AG, Mauri Spengler.
Avaliação
As produções dos jornais inscritos foram avaliadas por uma banca formada por professores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e integrantes da Associação Riograndense de Imprensa (ARI/RS), instituições isentas e independentes parceiras da Adjori nesta iniciativa. Os avaliadores analisaram os trabalhos em uma sessão que durou seis horas, gravada em vídeo, o quem demostra a lisura do processo. A partir desta análise, foram definidos os vencedores nas categorias: Apresentação Gráfica, Caderno Temático, Coluna/Crônica, Editorial, Fotografia, Reportagem Livre e Anúncio. Além destas categorias, os julgadores tiveram a missão de eleger os jornais que se destacaram em todas as categorias e que tiveram o melhor desempenho pelo conjunto da obra.