O que começou como uma forma de ocupar o tempo e registrar lembranças para os filhos e netos acabou se transformando em um livro. Aos 65 anos, a aposentada campo-bonense Helena Andrioli Bauer lança sua primeira obra, Eu Faria Tudo Outra Vez, uma autobiografia na qual revisita momentos que marcaram sua trajetória e ajudaram a construir quem ela é hoje.
A história da publicação começou em 2017, quando Helena decidiu colocar no papel memórias de sua vida. Naquele momento, porém, não havia a intenção de publicar. A ideia era deixar para as próximas gerações um registro de sua caminhada, desde a infância simples até as experiências vividas ao longo dos anos.
O projeto, entretanto, passou por uma pausa. Helena interrompeu a escrita entre 2018 e 2022 e retomou o trabalho em 2023. Dois anos depois, em 2025, concluiu os textos. Ao organizar o material em capítulos, percebeu que aquelas lembranças representavam mais do que episódios de sua própria vida.
“Quando comecei a escrever não pensei em publicar, era apenas para deixar meus registros para os filhos e netos”, conta. Foi durante a organização da obra que ela percebeu a influência dos pais em sua formação e a importância de cada acontecimento vivido para a construção de sua identidade.
O livro reúne relatos sinceros sobre dificuldades, superação e aprendizados. A partir das próprias experiências, Helena conduz o leitor por diferentes momentos de sua vida e propõe reflexões sobre coragem, perseverança e esperança.
A decisão de escrever também surgiu em um período de mudança profissional. Helena havia trabalhado por quase 25 anos em uma empresa que encerrou suas atividades no Brasil. Com uma nova rotina após o fim da carreira profissional, encontrou na escrita uma maneira de se ocupar e, ao mesmo tempo, preservar suas memórias.
O resultado desse processo poderá ser conhecido a partir do lançamento oficial de Eu Faria Tudo Outra Vez, marcado para o dia 24 de setembro, na Fundação Scheffel, em Novo Hamburgo. A obra já está disponível para compra pelo Mercado Livre e pela Amazon.
Para Helena, a experiência de transformar sua história em livro também abriu a possibilidade de novos projetos. Esta é sua primeira obra, mas ela não descarta continuar escrevendo. “Gostei da experiência”, resume.
Mais do que reunir acontecimentos de uma vida, Eu Faria Tudo Outra Vez registra uma trajetória construída a partir de escolhas, desafios e aprendizados e que, agora, deixa de pertencer apenas às lembranças da autora para também chegar às mãos de outros leitores.





