Com a redução do nível do Rio dos Sinos após a cheia registrada na última semana, Campo Bom começa a retomar a normalidade. O rio atingiu a cota de inundação de 7,20 metros na tarde de quinta-feira (30) e chegou ao pico de 7,42 metros ao meio-dia de sexta-feira (31), quando passou a estabilizar e, na sequência, baixar.
Durante o período mais crítico, equipes da Defesa Civil e de diferentes secretarias atuaram no monitoramento da situação, no atendimento às famílias atingidas e na execução de medidas preventivas. Ao todo, duas famílias, totalizando seis pessoas, precisaram deixar suas casas e foram acolhidas temporariamente no Ginásio Municipal. Os animais domésticos também receberam atendimento e abrigo.
Com a melhora das condições, todas as famílias já retornaram às suas residências. Mesmo com a redução do nível do rio, algumas ações seguem em andamento. A bomba instalada na comporta da Vila Rica continua operando para retirar a água acumulada nas lagoas de fitorremediação e direcioná-la ao banhado. O sistema é essencial para garantir o escoamento da água da chuva, principalmente enquanto ainda há volume vindo de bairros como Cohab Sul e Bela Vista, evitando alagamentos na Rra Marcos Silvano.
Na área da educação, a cheia não causou prejuízos à EMEF Princesa Isabel, no bairro Barrinha. A escola está pronta para retomar as atividades normalmente nesta terça-feira (4).
De acordo com a Prefeitura, o sistema de drenagem do município respondeu bem ao alto volume de chuva dos últimos dias. As equipes seguem com serviços de limpeza e hidrojateamento das redes, dando continuidade às ações preventivas.
O município continua acompanhando de perto o comportamento do Rio dos Sinos e mantém as equipes em alerta para qualquer eventualidade.






