Francisco Dias Lopes, o Dr. Chicão, como é carinhosamente conhecido, tem 79 anos e foi um dos primeiros médicos de Campo Bom, certamente um dos mais antigos e queridos ainda em atuação na cidade. Porto-alegrense no papel, ele é campo-bonense de coração, tendo escolhido o município numa época em que os estudantes de medicina, pensando no lucro, optavam por ir para cidades maiores. A identificação e o compromisso com Campo Bom o levaram a abrir consultório aqui, atendendo também em grandes fábricas da cidade, como o Reichert, e no hospital municipal, ao lado do Dr. Lauro Reus, médico que hoje dá nome ao hospital.
Décadas cuidando dos campo-bonenses agora serão reconhecidas na forma do título de Cidadão Campo-bonense, uma das maiores honrarias da cidade, concedida a pessoas que não nasceram aqui, mas contam com histórico de relevantes serviços prestados à comunidade local. A homenagem foi proposta pelos vereadores João Paulo (MDB), Paulo Silveira (MDB) e Cleber Nunes (MDB), aprovada por unanimidade em sessão ordinária nesta segunda-feira (20). “Ele continua seu trabalho incansável na clínica, mostrando que sua história é um testemunho de compromisso e paixão. Campo Bom pode se orgulhar de ter Chicão, que é muito mais que uma lembrança, é um legado vivo que continua a inspirar as gerações futuras”, afirma o vereador João Paulo, justificando a homenagem. O título será entregue em sessão solene no dia 2 de dezembro, às 19h30, na Câmara Municipal.
Com a homenagem, o Dr. Chicão se juntará a outras 31 pessoas importantes para a história da cidade na Galeria do Cidadão Campo-bonense, como a sua esposa, Drª Marlene Lorde Arais, o Dr. Lauro Reus e a Drª Suzana Ambros Pereira.
Na sessão desta segunda, um requerimento, uma moção e três projetos de lei da Prefeitura também foram aprovados por unanimidade. O requerimento, de autoria do vereador Jair Wingert (Republicanos), solicita que a Prefeitura avalie cumprir a Lei Municipal Nº 4.585/2017, colocando em prática o projeto “nasce uma vida, planta-se uma árvore”. A moção, assinada pelas bancadas do PDT, MDB, PP e Republicanos, será enviada à Câmara dos Deputados, pedindo urgência na tramitação do projeto de lei Nº 2.479/2025, que cria seguro contra acidentes e prevê valor mínimo por entrega para trabalhadores de apps de entrega e mototaxistas.
Um dos projetos de lei aprovados autoriza a Prefeitura a conceder incentivo à assiduidade dos servidores públicos, outro oficializa o nome “Copa Campo Bom de Futsal Remi Steigleder”, atendendo a requerimento dos vereadores, e o terceiro aprova as diretrizes orçamentárias do Município para 2026.















