A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Campo Bom, deflagra na manhã desta sexta-feira (27) a Operação Pedágio, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua de forma sistemática na extorsão de comerciantes da região do Vale dos Sinos, especialmente proprietários de revendas de veículos.
A investigação, iniciada em 2024, apura os crimes de extorsão, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O grupo é dividido em dois núcleos: o operacional, que realiza ameaças, cobranças e atos de violência; e o financeiro, responsável por movimentar e ocultar os valores obtidos ilegalmente.
As vítimas são coagidas a realizar pagamentos mensais sob ameaças de morte, agressões físicas e depredações. Em alguns casos, os criminosos usam armas de fogo durante os ataques. A Polícia identifica mais de 70 empresas como vítimas e aponta uma movimentação superior a R$ 2 milhões nas contas dos investigados.
A operação cumpre 15 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão em Campo Bom, Novo Hamburgo, Canoas, Caxias do Sul, Rosário do Sul, Bento Gonçalves, além de alvos no Paraná e em São Paulo. Parte dos envolvidos já se encontra no sistema penitenciário.
Até o momento, a Polícia Civil prende 13 pessoas e apreende veículos, motocicletas, drogas e dinheiro em espécie. A ação conta com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil no Estado e mobiliza 140 agentes.
Com a Operação Pedágio, a Polícia reforça o combate ao crime organizado e a proteção dos comerciantes e empreendedores da região.