Índice FIRJAN coloca o município entre os 20 melhores do Brasil e em 2º lugar no RS
Quem participou das reuniões do Conselho Comunitário ouviu o prefeito Giovani Feltes afirmar que Campo Bom possui infraestrutura superior à maioria das cidades gaúchas — e possivelmente uma das melhores do Brasil. Agora, esse reconhecimento ganha respaldo oficial com a divulgação do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que mede o nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros. Com nota 0,8617 (de 1), Campo Bom é a segunda melhor cidade do Rio Grande do Sul entre as 485 avaliadas e ocupa a 18ª colocação no ranking nacional.
O índice tem como ano-base 2023 e representa uma evolução de quase 15% em relação ao primeiro ano da nova série histórica (2013), quando o município figurava no 24º lugar entre os gaúchos. O IFDM considera indicadores de Educação, Saúde e Emprego e Renda.
“Os indicadores mostram que Campo Bom avançou em saúde e especialmente em educação nos últimos anos. No que diz respeito ao emprego e renda, que leva em consideração questões como a diversidade econômica, a nota manteve-se estável. Essa tem sido a chave para o desenvolvimento da cidade. Nas primeiras vezes em que fui prefeito, trabalhamos fortemente para atrair grandes empresas do setor de tecnologia, o que nos permitiu enfrentar a crise do calçado sem perder a capacidade de gerar emprego à população e ter receita para continuar investindo”, explica Feltes.
“O que nós queremos agora é continuar construindo, junto com a população — a exemplo do que já estamos fazendo no Conselho Comunitário —, uma cidade ainda melhor. Sem deixar de mostrar notícias como essa, fazendo com que fortifiquem o orgulho e valorizem a cidade que temos”, conclui o prefeito.