A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Escola de Arte-Educação leva arte ao contraturno de centenas de alunos de Campo Bom

Redação / AG por Redação / AG
26 de julho de 2024
em Cultura
0 0
A A
Escola de Arte-Educação leva arte ao contraturno de centenas de alunos de Campo Bom

Divulgação/PMCB

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Cursos em diversas áreas auxiliam no desenvolvimento de alunos campo-bonenses de forma gratuita

Cerca de 650 alunos da rede municipal de Campo Bom, ocupam de forma gratuita, o contraturno das aulas com diversas atividades artísticas ou recreativas de qualidade, desenvolvendo habilidades e, quem sabe, descobrindo talentos.

A iniciativa da Escola de Arte-Educação (EAE), instituição da Prefeitura, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), oferece cursos nas áreas de artes visuais, artes cênicas, música (instrumentos musicais, projetos de grupos vocais e instrumentais), além de diversas modalidades de dança, psicomotricidade relacional e ginástica artística.

A Psicomotricidade Relacional consiste em uma vivência em grupo que estimula a capacidade psicomotora por meio do jogo simbólico e espontâneo, trazendo às crianças experiências corporais e sociais variadas que contribuem para o desenvolvimento global. A Ginástica Artística desenvolve habilidades motoras diversas como a flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, força física além de disciplina, responsabilidade, noção de tempo e espaço, agilidade de pensamento, autoestima e coragem através do aprendizado dos movimentos específicos da modalidade em diferentes aparelhos: traves, barras paralelas assimétricas e simétricas, trampolim, plinto, argolas e tablado onde são realizados os exercícios de solo.

Nos cursos de dança, os alunos aprendem linguagens técnicas e fundamentos das modalidades oferecidas (ballet clássico, jazz, dança contemporânea, dança estilo livre ou dança urbana), desenvolvendo a consciência corporal, a coordenação motora, a criatividade e a expressão corporal através de sequências coreográficas e coreografias completas, com as quais se apresentam em eventos diversos do município e até em festivais da região. Nas Artes Visuais, os alunos podem participar de cursos de desenho, pintura em tela, ABC das Artes e Arte-Artesanato, entrando em contato com diferentes técnicas e materiais artísticos, realizando exposições de trabalhos na escola e em outros espaços da cidade.

Entre os instrumentos musicais, os estudantes podem aprender violino, violoncelo, violão, ukulelê, baixo elétrico, guitarra, flauta doce, flauta transversa, bombardino, trompete, trombone, trompa, percussão, bateria, teclado e piano. Além do aprendizado de técnicas e repertório específico de cada instrumento, há cursos como a Música em Movimento e Vivências Musicais Orff, que exploram o fazer musical em grupo, trabalhando ritmo, canto, poesia, percepção sonora, dança e movimento e projetos como o Coro Infantojuvenil, o Coral Vozes da Cidade e a Orquestra Jovem de Campo Bom que proporcionam diferentes experiências musicais a seus integrantes e também à comunidade que prestigia suas apresentações.

O curso de Teatro trabalha a expressão oral e corporal, a criatividade, a socialização e desinibição através de jogos teatrais, performances, improvisos e intervenções cênicas, dando a possibilidade dos alunos participarem de processos criativos de roteiros, cenas, cenários, figurinos e peças teatrais completas. A atividade também é ofertada a adultos através do projeto do Grupo Artchêvida.

Para inscrição em qualquer um dos cursos da EAE é necessário ser morador de Campo Bom. Havendo disponibilidade de vaga para a faixa etária no curso de interesse, o responsável precisa comparecer na secretaria da escola (segundo andar do Complexo CEI) e apresentar comprovante de residência, atestado de frequência para alunos em idade escolar e uma cópia do RG ou certidão de nascimento. A consulta de horários e vagas pode ser feita pelo telefone/whatsapp (51) 3597-0462.

Além dos cursos, a EAE propicia a seus alunos a participação em diversos eventos internos e externos, como a Mostra Municipal de Dança, o Festival MUV (em Sapiranga), o Troféu Sogipa de Ginástica Artística (em Porto Alegre), o Ginasléo (em São Leopoldo), a Exposição de Artes – Espaço Cultural Dr. Liberato, o Festival Sul em Dança (em Porto Alegre), entre outros, fomentando a arte e a cultura no município.

Post Anterior

AECB entre as 10 melhores equipes de Handebol do Brasil na categoria júnior feminino

Próximo post

“Perdi meu cinto, mas salvei uma vida”

Notícias relacionadas

CTGs de Campo Bom conquistam títulos no Rodeio de Nova Santa Rita
Cultura

CTGs de Campo Bom conquistam títulos no Rodeio de Nova Santa Rita

30 de março de 2026
Centro Cultural Eintracht apresenta Mostra “Estado de Poesia” com novos produtores culturais
Cultura

Centro Cultural Eintracht apresenta Mostra “Estado de Poesia” com novos produtores culturais

23 de março de 2026
Talento e tradição: CTGs de Campo Bom se destacam nas competições artísticas do 46º Rodeio Nacional
Cultura

Talento e tradição: CTGs de Campo Bom se destacam nas competições artísticas do 46º Rodeio Nacional

16 de março de 2026
Próximo post
“Perdi meu cinto, mas salvei uma vida”

"Perdi meu cinto, mas salvei uma vida"

MDB e PDT confirmam coligação em Campo Bom

MDB e PDT confirmam coligação em Campo Bom

Olympique é campeão do Futsal 50 Anos

Olympique é campeão do Futsal 50 Anos

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Professores recebem formação para fortalecer alfabetização na educação infantil
  • Aplicativo para Educação Financeira garante título do Hackatime a estudantes campo-bonenses
  • Dia 11 é o Dia D de Vacinação contra a Influenza em Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰Confira a capa da edição de hoje, 02 de Abril.PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • Decoração da Semana Santa no Largo Irmãos Vetter🙏📷 @angelicaspenglerfotografias
  • Campo Bom celebra a Páscoa com uma programação especial cheia de fé, cultura e momentos em família. De 1º a 4 de abril, a cidade recebe diversas atrações em diferentes pontos, conectando a comunidade com o verdadeiro significado da data 💛📍 PROGRAMAÇÃO:A programação teve início nesta quarta-feira, 1º, com a Celebração ecumênica + espetáculo Paixão de Cristo, no Largo Irmãos Vetter. Confira os próximos dias:02/04 (quinta-feira)
18h – Caravanas de Páscoa nos bairros:
Imigrante Sul, Dona Augusta, Celeste, Bem Viver, Operária, Vila Rica, Porto Blos, Bela Vista, Cohab Sul e Gringos03/04 (sexta-feira)
18h – Caravanas de Páscoa nos bairros:
Imigrante Norte, Aurora, Ipiranga, Genuíno Sampaio, Metzler, Firenze, Solar do Campo, Alto Paulista, Paulista e CentroFesta de Páscoa (04/04 | 10h às 18h) |📍 Largo Irmãos Vetter• 10h – Cortejo de Páscoa (Bandinha Bremen, Fritz, Frida e personagens)
• Contação de histórias com “Romeu, o Coelho Contador de Histórias”
• Oficinas, pintura de rosto e atividades infantis
• 15h – Show “Páscoa em Apuros!”
• 17h – Espetáculo “O Tesouro da Páscoa”
• Brinquedos infláveis + feira de artesanatoAlém disso, as comunidades religiosas também realizam missas, cultos e procissões durante o período.Uma programação pensada para reunir famílias, espalhar alegria e celebrar a Páscoa em toda a cidade.SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 01.04➡️ Cinema do Cei terá horários diferentes para o feriado.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 31.03➡️ Município se prepara para celebrar a Páscoa.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A sede do CTG Guapos do Itapuí começou a ser desmanchada nos últimos dias, marcando o fim de um ciclo de quase três décadas de história. O galpão, localizado na Avenida dos Estados, nas proximidades do Fórum, era um dos principais pontos de encontro da cultura tradicionalista do município.A desocupação ocorre após uma decisão desfavorável ao CTG em um processo que tramita na Justiça desde 2011, envolvendo o Ministério Público. Com o desfecho judicial, a entidade precisou deixar o espaço.O momento é de tristeza para os integrantes do CTG, que destacam a importância do local na construção da história do grupo. Ao longo de cerca de 30 anos, o galpão foi cenário de inúmeros encontros, apresentações e vivências que marcaram gerações de tradicionalistas. O CTG, por hora, segue com sua sede no Parque do Trabalhador.A matéria completa você confere na edição impressa desta semana do Jornal A Gazeta.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍️ @mairanpachecoAtletas de Campo Bom se destacaram na Copa Brasil de BMX Racing, realizada no dia 22 de março, na cidade de Indaiatuba, em São Paulo. Representando a Liga Campo-bonense de Bicicross, os pilotos Romeu Vieira, Murilo Lago, Pedro Henrique, Caio, Tiago Amaral e Thales Schuler participaram da competição, que reuniu competidores de diversas regiões do país.
Entre os principais resultados, Romeu Vieira, na categoria Boys 10 anos, conquistou o lugar mais alto do pódio, garantindo o primeiro lugar. Já Murilo Lago e Pedro Henrique também tiveram bom desempenho, alcançando a terceira colocação em suas categorias.
Os atletas são orientados pelo Team Zecão W7, que vem desenvolvendo um trabalho focado no aprimoramento técnico e mental dos competidores. A participação na Copa Brasil teve como objetivo proporcionar experiência em competições de alto nível e servir como preparação para o Campeonato Brasileiro de BMX Racing, que ocorre em julho, em Cuiabá (MT).
Além dos representantes da Liga Campo-bonense, também participaram da prova os atletas Gabriel Derzete, que conquistou o primeiro lugar, e João Rambo, que terminou na sétima colocação. Ambos são naturais de Campo Bom e competem pelo Clube 19 de Julho, de Sapiranga, integrando igualmente o Team Zecão W7.
A competição em Indaiatuba marcou mais uma etapa importante na preparação dos atletas, que seguem em treinamento intensivo visando bons resultados no cenário nacional.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpachecoO atleta campo-bonense Elizandro Araújo de Deus, o Zam, protagonizou um domingo de superação e conquista na Serra Gaúcha. Aos 41 anos, ele garantiu o 1º lugar geral nos 15 km da Volta ao Lago Negro, realizada no domingo (22), em Gramado.A prova, que tem como cenário o tradicional Lago Negro, um dos principais cartões-postais da cidade, reuniu corredores de diversas regiões em um circuito de 2,5 quilômetros, percorrido ao longo das ruas do entorno e da pista interna do parque. Com modalidades como solo, revezamento e categorias kids, o evento é marcado pela integração entre esporte, natureza e turismo.Mais do que a vitória, o resultado representa um verdadeiro recomeço na trajetória do atleta. Zam vinha enfrentando um período desafiador após uma queda durante os treinos, que trouxe incertezas e impactou seu desempenho em provas anteriores, resultando em duas desistências. A conquista em Gramado, portanto, simboliza não apenas o retorno às competições, mas também a recuperação da confiança.No Instagram, o corredor destacou a importância do momento. “Não foi só uma vitória. Foi um recomeço. Poder competir, terminar sem dor e me sentir bem de novo é impagável”, escreveu. Ele também ressaltou a energia do público e o apoio recebido durante o percurso como fatores fundamentais para o desempenho.Além do resultado individual, Zam celebrou o desempenho do grupo que treina. O Time Zam também subiu ao pódio, conquistando o 1º lugar no quarteto misto master, além de boas colocações em outras categorias: 4º lugar geral no sexteto misto e 5º lugar geral no sexteto feminino. Diversos alunos e atletas da equipe participaram da prova, reforçando o espírito coletivo e a força do trabalho desenvolvido.A vitória em Gramado consolida mais um importante capítulo na trajetória de Zam, marcada pela resiliência, disciplina e paixão pela corrida.Mais notícias em www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.