Programa federal, ativo desde 2019, é destinado para pacientes com dificuldade de locomoção e em situação instável
A Prefeitura de Campo Bom oferece um atendimento diferenciado para os moradores que não podem ir até o Hospital Lauro Reus ou na unidade de saúde do seu bairro. Trata-se do programa “Melhor em Casa”, que passou a funcionar em 2019 e fornece a consulta e acompanhamento do paciente diretamente em sua residência, sem necessidade de deslocamento.
O prefeito Luciano Orsi comenta que “foi percebida uma demanda de atendimentos que deveriam ser realizados nas casas das pessoas. Por isso, buscamos aplicar o programa, de esfera federal, em Campo Bom, garantindo um cuidado com a saúde da população mais humanizado e, podemos dizer, confortável”.
Para a secretária de Saúde Drª Suzana Ambros Pereira, “o serviço permite humanizar os atendimentos, pois garante a fisioterapia e outras especialidades à nível domiciliar, sem necessidade de deslocamento para uma unidade de saúde”. Ela ressalta também que uma nova equipe deve ser contratada em breve, para que o serviço seja ampliado.
Os casos são verificados individualmente e as visitas são realizadas conforme a avaliação clínica. Atualmente, há cerca de 20 pessoas atendidas, número que varia constantemente conforme os pacientes se recuperam e retomam os seus movimentos. O serviço é destinado somente para pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) como meio de cuidado médico.
Grau dos atendimentos realizados
O Melhor em Casa não é destinado para serviços de urgência, mas sim para evitar que pacientes em situação instável venham a ser internados por falta de cuidados básicos, os quais podem ser realizados em casa.
Além das visitas, os profissionais do serviço orientam as pessoas que convivem com o paciente a como proceder com a aplicação de determinados medicamentos. Desta forma, as visitas não precisam ser tão constantes, permitindo que mais pessoas sejam atendidas.
Como saber se há acesso ao serviço?
Há duas maneiras de verificar a disponibilidade de ser atendido. A primeira é entrar em contato com a unidade de saúde do seu bairro. A partir da primeira consulta e, caso necessário o atendimento do programa Melhor em Casa, será realizado o encaminhamento com os responsáveis na Secretaria de Saúde.
A outra forma é, após receber alta hospitalar e for constatado previamente a necessidade de acompanhamento dado a impossibilidade de locomoção, os profissionais já vão iniciar as visitar até o momento que os movimentos do paciente retornem.