A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Campo Bom no combate à tuberculose

Redação / AG por Redação / AG
17 de março de 2023
em Saúde
0 0
A A
Campo Bom no combate à tuberculose
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Um caso da doença já foi confirmado no município neste ano

Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e visando conscientizar a população sobre a doença, a Prefeitura de Campo Bom tem reforçado a campanha de prevenção à doença.

No município, em 2023, um caso já foi confirmado e, visto que desde 1945 existe tratamento – que dura ao menos seis meses – o paciente ainda encontra-se em acompanhamento.

O que fazer em caso de sintoma?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.

Os principais sintomas são tosse, às vezes com sangue, perda de peso, suor noturno e febre. A transmissão se dá pela tosse da pessoa infectada. O diagnóstico tardio ainda é o maior empecilho para a cura durante o tratamento, por isso a recomendação é para que, ao apresentar os primeiros sintomas, o campo-bonense procure a unidade de saúde mais próxima.

Os casos confirmados são direcionados para tratamento e acompanhamento no Ambulatório de Infectologia de Campo Bom, na Rua Carlos Cerino Feltes, 338, quase em frente à Prefeitura. O tratamento costuma ser efetivo, desde que contínuo por ao menos seis meses. Para mais informações, o telefone do ambulatório é o (51) 3597-7903.

Mais de 80 casos nos últimos três anos

Em meio à pandemia, já que os sintomas da tuberculose são parecidos com os da Covid-19, os diagnósticos da doença aumentaram no mundo todo, segundo a OMS. Em Campo Bom, foram registrados 36 casos em 2020, 30 em 2021 e 19 em 2022, com quatro óbitos no período.

Comitê Municipal de Prevenção à Tuberculose

Outra iniciativa da Prefeitura foi a volta das atividades do comitê municipal que trata do assunto. O grupo, composto por profissionais da rede municipal de saúde e representantes do Conselho Municipal de Saúde, se reuniu agora em março, depois de oito meses. O objetivo é discutir ações que possam ser implementadas a fim de diminuir ainda mais os casos da doença no município.

Post Anterior

Talento que veleja pelas veias

Próximo post

Golpes contra MEIs voltam a ter destaque

Notícias relacionadas

Campo Bom recebeu duas novas ambulâncias para reforçar atendimento na saúd
Saúde

Campo Bom recebeu duas novas ambulâncias para reforçar atendimento na saúd

8 de abril de 2026
Profissionais da educação de Campo Bom iniciam novo ciclo de capacitação da Lei Lucas
Educação

Profissionais da educação de Campo Bom iniciam novo ciclo de capacitação da Lei Lucas

8 de abril de 2026
Campo Bom inicia a vacinação contra a gripe
Saúde

Dia 11 é o Dia D de Vacinação contra a Influenza em Campo Bom

31 de março de 2026
Próximo post
Golpes contra MEIs voltam a ter destaque

Golpes contra MEIs voltam a ter destaque

Sofia Godoy é a grande campeã da etapa de Porto Alegre do STU National

Sofia Godoy é a grande campeã da etapa de Porto Alegre do STU National

Pista de Skate do Complexo do CEI vai ser reformada

Pista de Skate do Complexo do CEI vai ser reformada

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Prefeitura monitora qualidade da água e mantém vigilância em saúde 
  • Banda Municipal realiza ensaio aberto na Praça João Blos neste sábado
  • Homem foi preso por porte ilegal de arma na RS-239, em Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Na noite desta sexta-feira, 10, no bairro Imigrante Sul, guarnições da Brigada Militar atenderam a uma ocorrência de vias de fato entre um casal. Durante a ação, foi preso um homem de 43 anos. A vítima, uma mulher de 36 anos.

Conforme relato, durante o desentendimento, o suspeito teria manuseado armas de fogo, causando temor à vítima.

Em buscas realizadas no local, os policiais localizaram uma pistola calibre 9mm, uma espingarda calibre 12, 53 munições de calibre 9mm, duas munições de calibre 12 e três carregadores de 9mm.

As partes foram encaminhadas ao hospital para atendimento e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo, onde a ocorrência foi registrada e o armamento apreendido.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Durante patrulhamento de rotina em um ponto conhecido pelo tráfico de drogas, denominado “Fazendinha”, a Brigada Militar realizou a prisão de dois indivíduos suspeitos de envolvimento com o crime.

Conforme a ocorrência, um dos abordados, ao perceber a aproximação da viatura, passou a gritar “olha a polícia”, alertando o segundo suspeito. Nesse momento, os policiais visualizaram quando ele dispensou três meias no chão.

No interior das meias, foram encontradas 10 pedras de crack e uma porção de maconha em uma delas; em outra, 23 pinos de cocaína; e, na terceira, a quantia de R$ 45,40 em dinheiro, fracionada em moedas e cédulas. Também foi localizado um telefone celular da marca LG, cuja propriedade não foi identificada pelos envolvidos.

Diante dos fatos, os indivíduos foram encaminhados ao Hospital Lauro Réus para realização de exame de rotina e, posteriormente, à Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 10.04

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Idoso que perdeu tudo em incêndio, precisa de ajuda para recomeçar;

➡️ Atleta de Campo Bom busca apoio para disputar Pan-Americano;

➡️ Escritoras de Campo Bom ganham destaque com novas obras.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem de 41 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo na noite de quinta-feira (9), em Campo Bom. A ocorrência foi registrada por volta das 18h30, na RS-239, na altura do número 7111.

De acordo com a guarnição, a abordagem ocorreu durante patrulhamento, após informações de que o condutor de um veículo Audi A5 preto estaria armado. Durante a revista, os policiais localizaram uma pistola calibre 9mm, acompanhada de 16 munições, além de 7,6 gramas de maconha.

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado inicialmente para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 10 de Abril.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 09.04

➡️ Sábado tem Dia D de vacinação em alguns postos de saúde do município.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom recebeu, nesta semana, duas novas ambulâncias que irão reforçar o atendimento na rede municipal de saúde. Com investimento total de R$ 772 mil, os veículos chegaram ao município com o objetivo de ampliar a estrutura disponível para o transporte de pacientes e atendimentos de urgência.

Conforme a administração municipal, as ambulâncias passam pelos trâmites necessários de emplacamento e preparação, etapa que garante mais segurança tanto para os usuários quanto para as equipes de trabalho.

Após a conclusão dos processos administrativos, os veículos passarão a integrar a rotina de atendimentos, contribuindo para mais eficiência e segurança no transporte de pacientes.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 08.04

➡️ Moradores reclamam de gosto e odor na água da Corsan; Companhia diz que situação já está normalizada.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.