A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Campo Bom é destaque estadual em políticas públicas para a agricultura

Redação / AG por Redação / AG
1 de dezembro de 2022
em Negócios
0 0
A A

Foto: PMCB

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Plano de desenvolvimento rural do Município já foi tema de seminário da Famurs

O prefeito Luciano Orsi participou, nesta terça-feira, 29, a convite da Famurs, do seminário anual dos secretários municipais de Agricultura do RS, em Estrela. Campo Bom já havia sido case do seminário de 2021, com mais de 200 participantes, como modelo de cidade que investe em políticas públicas para o desenvolvimento do setor. A criação de um ambiente favorável ao crescimento do agronegócio local permitiu que o Município se tornasse, por exemplo, o maior produtor de mudas de hortaliças do estado.

Nós temos um plano

Para o prefeito, é o planejamento consistente e elaborado com a ajuda dos agricultores locais o responsável pelos avanços no setor. O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) é renovado a cada quatro anos, documento atualizado em 2022. “É o que nos dá diretrizes orçamentárias para os investimentos na agricultura, para a criação de políticas públicas, já que lá estão registrados os objetivos e demandas da categoria”, observa.

Por meio do plano, Campo Bom direcionou esforços para a reestruturação da Patrulha Agrícola, programa que atende às demandas de tratores dos produtores rurais, como o preparo do solo para plantio; instalação de um Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) no município, evitando, assim, que os agricultores tenham que se deslocar até outras cidades para emitir documentos obrigatórios, como a Declaração Anual de Rebanho; a oferta de crédito rural; entre outros.

Prova de que o planejamento é eficaz é que a Famurs, nos últimos anos, tem oferecido apoio aos municípios gaúchos que queiram criar planos de desenvolvimento rural.

Mais de 50% das hortaliças do RS são de mudas produzidas aqui

Campo Bom é o principal produtor de mudas de hortaliças do RS, um dos maiores do Brasil, de acordo com a Emater. São 310 milhões de mudas por ano, segundo a instituição, e uma estimativa de cerca de 150 postos de trabalho diretos mantidos pela atividade econômica.

“O sistema abastece mais de 600 produtores rurais no estado, que, por sua vez, abastecem o consumidor final, o que significa que mais de 50% dos legumes que estão nas feiras e mercados gaúchos têm origem nas mudas produzidas aqui”, afirma Claudinei Baldissera, coordenador da Emater.

A merenda escolar também é daqui

Mais de 60% da verba aplicada por Campo Bom na compra de alimentos para a merenda escolar, por meio do Pnae, foi direcionada aos agricultores locais em 2022, mais de R$ 800 mil. A expectativa é de que no próximo ano o investimento alcance os 70%. “Quando a gestão iniciou, o Município cumpria o mínimo, 30%, agora mais do que dobrando o incentivo, o que é bom para os produtores, para as escolas e para o crescimento econômico local”, destaca Henrique Scholz, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A partir dos investimentos em políticas públicas para a agricultura, Campo Bom registrou a permanência de jovens no agronegócio nos últimos anos, através da sucessão familiar nos empreendimentos locais, aponta Claudinei. “Uma feira do agricultor já consolidada e a adesão ao Susaf, o que permite a inserção dos produtos campo-bonenses no mercado regional, ajudaram a criar um ambiente propício para o desenvolvimento rural”, conclui Henrique.

Post Anterior

Casa do Artesão tem horários especiais para o mês do Natal

Próximo post

Guarda Municipal prende homem por perturbação do sossego

Notícias relacionadas

Expo.Summit ocorre em maio e promete muita inovação em Campo Bom
Negócios

Vila das Startups do CB Expo.Summit tem inscrições abertas

7 de abril de 2026
Expo.Summit ocorre em maio e promete muita inovação em Campo Bom
Negócios

Expo.Summit ocorre em maio e promete muita inovação em Campo Bom

12 de março de 2026
Campo Bom Expo.Summit será lançado oficialmente em evento nesta quarta, no Teatro do CEI
Negócios

Campo Bom Expo.Summit será lançado oficialmente em evento nesta quarta, no Teatro do CEI

10 de março de 2026
Próximo post
60 dias da Guarda Municipal de Campo Bom em números

Guarda Municipal prende homem por perturbação do sossego

Emoção e reconhecimento são destaques em sessão com homenagem para ex-prefeito e atleta

Emoção e reconhecimento são destaques em sessão com homenagem para ex-prefeito e atleta

Campo Bom forma mais de 350 alunos no Proerd

Campo Bom forma mais de 350 alunos no Proerd

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Dia do Trabalhador: data que simboliza o reconhecimento do esforço que transforma realidade
  • Semifinais do Futsal Série Ouro estão marcadas para o dia 8 de maio
  • Promoções e horários diferenciados para a compra de presentes de Dia das Mães na Casa do Artesão

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 30.04

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ 1º de maio: a força de quem faz Campo Bom acontecer;

➡️ Campo Bom na trilha do penta com Elias Weiss;

➡️ M’Bororé lança edição histórica do 25º Sarau de Arte Gaúcha.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)
  • Que comecem os jogos ⛹️‍♀️🤾‍♂️🏃‍♀️⚽️🥋

#40olimpiadaestudantildecampobom

📷 Briane Colissi e Mairan Pacheco/AG
  • A 40ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom teve sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira (30), no Ginásio do CEI, marcando o início de mais uma edição do maior evento esportivo estudantil do município.

Com expectativa de mais de 9 mil inscrições ao longo do ano, a competição reúne estudantes das redes municipal, estadual e privada em diversas modalidades esportivas, promovendo integração, espírito esportivo e formação entre os jovens.

A cerimônia contou com o tradicional acendimento da pira olímpica e homenagens a pessoas que contribuíram para a história da Olimpíada ao longo de suas quatro décadas.

As disputas seguem até novembro, com encerramento e premiação dos destaques de cada categoria.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 30 de Abril.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • EXCLUSIVO | ✍️ @mairanpacheco 

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amarelinha, no bairro Porto Blos, recebe mais de 130 crianças, desde o berçário até o pré-2, acolhendo os pequenos de 0 a 5 anos. É neste palco de desenvolvimento desde os primeiros passos que a escola se destaca por uma ideia que reúne literatura, representação e construção de cidadania: a Afroteca.

Idealizada em 2023, a Afroteca nasceu da reformulação da biblioteca escolar, com o intuito de ampliar os debates sobre questões étnico-raciais no ambiente educativo.

O projeto ganhou ainda mais força em 2025, motivado pelas discussões pedagógicas e pelas experiências relatadas pela professora do Projeto da Diversidade. A troca de ideias entre a equipe, somada ao entusiasmo geral, levou à criação de um espaço especial no saguão da escola. O local, que antes abrigava a Geladeira Literária, ação que permite o empréstimo de livros pela comunidade, passou a receber também obras que valorizam diferentes etnias, ampliando o acesso à diversidade cultural.

Além dos livros, a Afroteca reúne instrumentos, brinquedos, tecidos e outros materiais que conversam com as histórias disponíveis no acervo, proporcionando uma experiência sensorial e educativa. As obras não são exclusivas do público infantil, sendo acessíveis também aos adultos que frequentam o espaço.

A formação do acervo contou com sugestões vindas de cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, além da participação de membros da escola em eventos como o projeto Descolonizando Saberes e o Simpósio de Educação Infantil, que trataram do tema em oficinas e palestras. Entre os critérios de seleção, destaca-se a valorização de autores negros, fortalecendo a representatividade nas histórias apresentadas às crianças.

Com uma proposta pedagógica focada na educação antirracista, o projeto vai além do cumprimento de regras e se integra à vida da escola.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 29.03

➡️ Inscrições abertas para o curso básico de informática voltado à inclusão digital.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Os vereadores de Campo Bom aprovaram por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (27), um projeto de lei que determina a suspensão da cobrança da tarifa de abastecimento de água em situações de descontinuidade do serviço ou quando o fornecimento ocorrer fora dos padrões de potabilidade.

A proposta, assinada por todos os parlamentares da Câmara Municipal, representa mais um passo no trabalho de fiscalização dos serviços prestados pela Corsan e agora segue para sanção do prefeito Giovani Feltes.
O projeto tem como objetivo garantir que a cobrança da tarifa ocorra apenas quando o serviço for prestado de forma eficiente, contínua e segura. A medida também busca coibir falhas e inadequações no abastecimento, prevendo a criação de um mecanismo administrativo que permita à Prefeitura suspender a cobrança sempre que forem constatadas irregularidades.

Durante a mesma sessão, os vereadores também aprovaram, por unanimidade, uma moção de repúdio à Aegea/Corsan, em razão da precariedade do serviço prestado no município.

Além disso, foram aprovados três pedidos de informação, três requerimentos, dois projetos de lei e uma moção. A sessão contou ainda com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Gabriel Colissi, que apresentou dados e detalhou as ações do município em relação ao atendimento às pessoas em situação de rua.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Inicia nos próximos dias, o calendário anual de podas de árvores, com cronograma organizado por regiões da cidade. O cronograma começa no dia 29 de abril e segue até 7 de maio, atendendo moradores da região Centro Norte e parte do bairro Genuíno Sampaio, abrangendo a área entre as avenidas Brasil, dos Estados e Emílio Vetter.

Na sequência, entre os dias 5 e 14 de maio, os serviços contemplam a região Centro Sul e parte do bairro Celeste, incluindo o trecho localizado entre as avenidas Brasil, Independência, Willy Reichert e Gustavo Vetter. A Administração Municipal reforça que os moradores devem realizar as podas dentro do período estabelecido para cada região e depositar os materiais corretamente nas calçadas, exclusivamente nos dias programados para recolhimento. O descarte fora do cronograma é considerado irregular e pode resultar em multa.

A Prefeitura orienta ainda que apenas resíduos de poda devem ser descartados, sem mistura com outros tipos de lixo. O cronograma poderá sofrer alterações em caso de condições climáticas desfavoráveis. Para os moradores que não puderem aguardar o período previsto para sua região, os resíduos podem ser destinados diretamente à Horta Comunitária da Aurora ou ao espaço ao lado da Usina de Reciclagem, na Estrada do Mônaco.

A Administração Municipal destaca ainda que a poda corretiva nas calçadas, quando necessária, é realizada pelo próprio município, contribuindo para a manutenção adequada da arborização urbana e reforçando o compromisso com a organização da cidade, a preservação ambiental e a colaboração entre poder público e comunidade.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.