A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Mortes de cães e gatos assustam moradores do bairro Porto Blos

Redação / AG por Redação / AG
31 de maio de 2022
em Comunidade
0 0
A A
Mortes de cães e gatos assustam moradores do bairro Porto Blos

Arquivo pessoal

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Em apenas uma semana, sete animais foram envenenados na Rua das Flores

Vários animais foram encontrados mortos nos últimos dias na Rua das Flores, no bairro Porto Blos. Em apenas uma semana, sete cães e gatos foram assassinados, o que gerou revolta por parte da população mas, também, medo.

Essa não é a primeira vez que casos assim acontecem no bairro. “Por incrível que pareça, começaram de novo esses envenenamentos”, relata uma moradora – que preferiu manter o anonimato. Ela teve dois cachorros envenenados na última chacina, mas relata que já perdeu cinco cachorros ao longo dos anos pelo mesmo motivo. “Isso que está acontecendo aqui no nosso bairro é um absurdo. Tem que descobrir quem são essas pessoas que estão judiando e matando nossos bichinhos sem piedade. A justiça precisa ser feita.”

Outra moradora – que também preferiu não ser identificada – cita que durante a madrugada, ouviu gritos de um cachorro, mas ficou com medo de ir até a rua ver o que estava acontecendo. Além disso, relatou que sente medo de deixar seus animais no próprio pátio da residência e ir trabalhar, pois podem jogar algo para dentro e envenená-los. Por medo, ela os mantém dentro de casa quando precisa sair.

Para a protetora e vereadora da causa animal, Kayanne Braga, situações como essa não devem ser esquecidas. “Não iremos nos calar até acharmos os culpados. Como representante da causa, eu vou atrás e vou lutar por justiça”, diz.

Lembrando que, o responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravenções Penais e Lei de Crimes Ambientais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32).

Chumbinho

Além dos animais, foram encontrados pedaços de frango com “chumbinho” (foto) na Rua das Flores, possível causa do envenenamento. O chumbinho, como é conhecido no Brasil, é um produto clandestino irregularmente utilizado como raticida, porém não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. O efeito do veneno em animais é bem rápido, aparecendo minutos após a ingestão. Os sinais irão depender do tamanho do animal e da quantidade ingerida. Grandes quantidades podem causar morte súbita. Quem ingere sente fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos.

caes envenenados2

Como proceder em caso de envenenamento

A veterinária Betânie Ermel Pinheiro explica que, na apresentação de quaisquer sinais de envenenamento, deve-se administrar carvão ativado – remédio em forma de cápsulas ou comprimidos que atua através da adsorção de toxinas e químicos no corpo – e, imediatamente, levar o animal ao médico veterinário, se possível junto da provável causa da intoxicação. “Deve-se dar o carvão até 30 minutos após o envenenamento, pois com o tempo a substância [do veneno] vai sendo absorvida para a corrente sanguínea e aí o carvão já não faz mais o efeito desejado”, explica.

Ela salienta que não se deve dar qualquer tipo de alimentação ao animal. Entretanto, uma colher de mel pode ajudar a gerar uma proteção na mucosa gástrica, “mas por ser um método natural e não ter uma dose exata para cada quadro apresentado, pode ou não ter uma resposta positiva”, destaca.

O uso do leite também é vetado. “Além de não ser recomendado para cães e gatos, apresenta um pH neutro, bem mais alto que o do estômago. Em alguns casos, o leite pode potencializar a ação da substância tóxica fazendo com que ela seja absorvida mais rapidamente”, frisa.

Em casos de envenenamento, leve o animal imediatamente ao médico veterinário para que, mediante ao quadro apresentado, a melhor conduta seja tomada pelo profissional.

Denuncie

“É triste que em pleno século XXI casos assim aconteçam. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, trabalha políticas públicas contra maus tratos de animais, inclusive nas escolas, desde a educação infantil. Nesses casos, a ajuda da população é imprescindível. Precisamos que o cidadão denuncie qualquer tipo de maus tratos, pois essas pessoas precisam ser penalizadas de acordo com a lei”, diz o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa. Para realizar denúncias online, que podem ser feitas sem identificação, acesse o link.

Post Anterior

Olimpíada Estudantil de Campo Bom começa nesta quinta-feira

Próximo post

Homem é indiciado por homicídio culposo no caso do barril de chopp que explodiu em 2021

Notícias relacionadas

Projeto sugere isenção de IPTU para criar novos estacionamentos no Centro
Comunidade

Projeto sugere isenção de IPTU para criar novos estacionamentos no Centro

10 de dezembro de 2025
Campo Bom reforça alerta contra maus-tratos e abandono de animais durante o Dezembro Verde
Comunidade

Campo Bom reforça alerta contra maus-tratos e abandono de animais durante o Dezembro Verde

8 de dezembro de 2025
Patrick e Gabriel levam o nome de Campo Bom ao berço do sertanejo em Modão de Buteco 2.0
Comunidade

Patrick e Gabriel levam o nome de Campo Bom ao berço do sertanejo em Modão de Buteco 2.0

8 de dezembro de 2025
Próximo post
Homem é indiciado por homicídio culposo no caso do barril de chopp que explodiu em 2021

Homem é indiciado por homicídio culposo no caso do barril de chopp que explodiu em 2021

Em Campo Bom, Casa do Artesão realiza cursos de bordado à mão e patchwork nesta semana

Em Campo Bom, Casa do Artesão realiza cursos de bordado à mão e patchwork nesta semana

Seis escolas da rede municipal de Campo Bom entram na Blitz Dinolândia

Seis escolas da rede municipal de Campo Bom entram na Blitz Dinolândia

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Brigada Militar prende dois homens por tráfico de drogas no bairro Operário
  • Projeto sugere isenção de IPTU para criar novos estacionamentos no Centro
  • Vereador Jorge Bellé (PL) faz fala polêmica durante sessão; Câmara emite nota oficial

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • A banda Reação em Cadeia entregou um showzão de rock na noite deste sábado, durante a programação no Natal da Integração 🤘🏽

Quem aí também curtiu muito?
  • ME DESGRACE, ME ODEIEE, SÓ NÃO ESQUEÇA QUE EU AMEI VOCÊ 🤘🏾🤘🏾🤘🏾

Eles quebraram tudo no palco do Largo Irmãos Vetter, Valeuu @reacaoemcadeia

Imagens: Briane Colissi/AG
  • Conversamos com Jonathan, vocalista da banda Reação em Cadeia, que deixou um recado especial para os fãs. Hoje, às 21h, ele sobe ao palco do Largo para um grande show.

Acompanhe tudo por aqui 🤘🎸
  • Uma ação da Brigada Militar resultou em uma expressiva apreensão de drogas e na prisão de um casal, neste sábado, em Campo Bom. A ocorrência foi atendida por uma guarnição do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante patrulhamento de rotina no município.

Os policiais receberam informações de que um veículo Ford Ka vermelho estaria sendo utilizado para o transporte e tele-entrega de entorpecentes na região do Vale dos Sinos. Durante as buscas, o automóvel foi localizado transitando pela Avenida Willy Reichert, no sentido centro da cidade, quando a guarnição realizou a abordagem.

No veículo estavam um homem e uma mulher, que informaram residir no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram com a mulher cinco comprimidos de substância semelhante a ecstasy, acondicionados em um invólucro tipo ziplock. Ela relatou ser usuária e que estaria levando a droga para amigos.

Em buscas no interior do carro, foram localizadas duas porções médias de maconha, totalizando cerca de 103 gramas, além de R$ 149,10 em dinheiro. Durante toda a abordagem, o homem demonstrou intenso nervosismo, o que levantou suspeitas da guarnição.

Diante dos indícios, os policiais realizaram diligências até a residência do casal, onde foi encontrado um verdadeiro laboratório para o preparo, fracionamento e armazenamento de entorpecentes. No local, havia grande quantidade de drogas, além de insumos, embalagens e equipamentos utilizados para a comercialização.

Ao todo, foram apreendidos R$ 3.590,00 em dinheiro, 83 comprimidos de ecstasy, 11 frascos de lança-perfume, cocaína, diversas porções de maconha e skunk, incluindo tabletes e tijolos que totalizam mais de 10 quilos de entorpecentes. Também foram apreendidas balanças de precisão, celulares, notebooks, um tablet e grande quantidade de embalagens plásticas.

Diante dos fatos, o casal recebeu voz de prisão, teve seus direitos constitucionais assegurados e foi conduzido para atendimento médico e, posteriormente, à Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO
  • Na noite desta sexta-feira, o Largo foi tomado pela magia do Natal com um show pra lá de especial. Isabela Fogaça subiu ao palco e protagonizou um verdadeiro espetáculo natalino, com canções temáticas e performances que encantaram o público do início ao fim.

O show também contou com a participação especial de José Fogaça, tornando a noite ainda mais memorável.

O AG esteve presente e registrou os melhores momentos desse encontro cheio de emoção e espírito natalino. Confira 🎥
  • AG CONTIGO | 12.10

📰 Destaques da edição impressa:

📰 Família do Emanuel promove rifa solidária para aquisição de equipamento respiratório;

📰 Jornal A Gazeta é novamente premiado no 8° Prêmio Adjori de Jornalismo.

➡️ Confira a programação do Natal da Integração para este final de semana.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 12 de dezembro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • O Natal da Integração voltou a iluminar o Largo Irmãos Vetter nesta quinta-feira, 11, com uma noite cheia de música, cultura e encanto. Teve Ensaio Aberto da Banda Municipal, Contação de História, com @associacaoliterariacb, espetáculo “Um Natal Bem Brasileiro” e o show emocionante de @vinnicantor. 

As famílias lotaram o espaço para curtir as atrações, a praça de alimentação e as feirinhas de artesanato.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile