Sabe aquele medicamento que você usa para dor de cabeça ou para tratar alguma doença crônica? Pois ele pode ser prejudicial a outras pessoas e ao meio ambiente se não for descartado de forma adequada. Segundo a Pfizer, há 20 anos, medicamentos são os maiores causadores de intoxicações. Cerca de 70% da população faz o descarte desses produtos em lixos comuns, ou ainda no esgoto.
Os alunos do 6º ano, turma 61, da EMEF Morada do Sol, orientados pela professora Andressa Piazza dos Santos Makoski, realizaram uma pesquisa para a Feira de Ciência e Tecnologia da Escola e descobriram que quando os medicamentos que não são mais utilizados são colocados no lixo comum, na pia ou em outros lugares não apropriados, contaminam o solo e a água. A turma verificou, através desta pesquisa, que, apesar da maioria das pessoas saberem dos males do descarte irregular, não sabiam onde descartar.
E, com isso, os alunos entraram em contato com o AG para alertar a comunidade dos prejuízos do descarte incorreto e informar que existem locais que recebem esse tipo de resíduos e dão o destino certo para o que eles recebem.
Mas, por que não podemos descartar medicamentos de qualquer jeito?
Restos de medicamentos sem o destino correto podem causar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas, resultando em reações adversas graves e intoxicações. Além disso, o descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos. Já é comprovado que os antibióticos no meio ambiente não chegam a matar os animais, mas aumentam a resistência de bactérias, o que afeta também os humanos.
Como fazer o descarte correto de medicamentos?
Iniciativas voluntárias – A Anvisa autoriza a participação de farmácias e drogarias em programas voluntários de descarte correto de medicamentos, assim como suas embalagens e de objetos perfurocortantes usados para ministrá-los. Pontos de coleta – em algumas cidades, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebem medicamentos para descarte.
“O descarte correto de medicamentos é fundamental para a preservação do meio ambiente. É importante que a população procure um serviço de saúde para descartar seu medicamento vencido ou em desuso. O descarte pode ser feito nas unidades de saúde (postos), farmácia municipal e nas farmácias comerciais. Preferencialmente, o descarte deve ser feito na própria farmácia que a pessoa efetuou a compra ou retirada do seu medicamento”, explica o secretário de saúde, João Paulo Berkembrock.