O dia dos pais no Brasil é comemorado sempre no segundo domingo de agosto, ocasião de celebrar a família, a figura paterna e também de refletir sobre o papel do pai nos dias de hoje. Numa sociedade que valoriza o novo, convém pensar sobre a realidade dos pais idosos nas nossas famílias.
Do latim pater, a palavra pai designava originalmente toda pessoa que dava origem a outro ser. Hoje em dia já se adota o conceito de que pai é quem cria, e cada vez mais os pais estão se envolvendo na educação e criação dos filhos, desde os primeiros dias de vida. Na infância e adolescência, a figura do pai ainda é muito presente na vida dos filhos, seja em questões de educação e também de sustento. Com o passar dos anos e a independência dos filhos, os pais vão ficando em segundo plano e na velhice já não são mais tão importantes e muitas vezes deixados de lado.
O Papa Francisco, em mensagem por ocasião do dia de São José, pai de Jesus, lembra que “a missão de São José é certamente única e irrepetível, porque absolutamente único é Jesus. E, todavia, em seu proteger Jesus, educando-o para crescer em idade, sabedoria e graça, ele é modelo para todo educador, em particular para todo pai. São José é o modelo de educador e de pai, de pai. Confio, então, à sua proteção todos os pais, os sacerdotes – que são pais – e aqueles que têm um dever educativo na Igreja e na sociedade”.
À medida que os nossos pais envelhecem, requerem cada vez mais atenção, cuidados e carinhos. Quer vivam sozinhos ou com familiares, cuidar de idosos é um trabalho contínuo que exige algum trabalho de preparação e prevenção, assim como elevados níveis de alerta e uma boa dose de paciência. Cuidar dos pais idosos também passa pela companhia e conversa, ou seja, é importante que passem tempo de qualidade juntos.
Neste dia dos pais, vamos refletir sobre o nosso cuidado e atenção que dispensamos aos pais que já são idosos e que necessitam do nosso carinho. E assim como o Papa Francisco nos pede, deixemos que os pais estejam sempre presentes nas nossas vidas, “Eles precisam de vocês, da vossa presença, da vossa proximidade, do vosso amor”.
FELIZ DIA DOS PAIS!