Atendimento por telefone 0800 inicia em 1º de julho
Um atendimento médico remoto, sem que o paciente precise sair de casa. É isso que vai oferecer a Telemedicina Campo Bom, serviço prestes a entrar em operação pela Prefeitura para evitar a disseminação do novo coronavírus. Em caráter de excepcionalidade e durante o combate ao contágio da Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a possibilidade e a eticidade da utilização da telemedicina. Para evitar que os moradores de Campo Bom se desloquem até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) quando precisarem de algum atendimento e tentar impedir uma maior ocupação dos leitos do Hospital Lauro Reus, que já estão 60% preenchidos, os pacientes poderão ligar para um telefone 0800 e entrar em contato com enfermeiros, psicólogos e médicos. Toda comunidade de Campo Bom pode utilizar o serviço, que será sem custo e funcionará 24 horas por dia todos os dias. O telefone da central de atendimento será gerado nos próximos dias e o serviço deve estar funcionando a partir de 1º de julho. “Trata-se de um passo novo em termos de tecnologia, uma era nova que vemos nos Estados Unidos, Reino Unido e Portugal. Poderemos atender melhor, principalmente àquelas pessoas que estão deixando de comparecer ao Posto de Saúde por medo de contaminação de Covid-19. Tudo isso para que o cidadão de Campo Bom se sinta mais seguro”, afirma o prefeito Luciano Orsi.
Como vai funcionar
Assim que o paciente ligar para o 0800 da central de atendimento, deverá se identificar, informando nome completo, CPF, data de nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Após a identificação, a pessoa deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, ela será incluída no protocolo correspondente. Caso o cidadão queira apenas tirar dúvidas e receber orientações, isso poderá ser feito diretamente por telefone, na mesma ligação; se for observada a necessidade de um atendimento mais aprofundado, o usuário será encaminhado para uma videoconsulta com um médico clínico-geral vinculado ao Hospital Lauro Reus, de acordo com sua possibilidade de conexão de internet. Se ele não possuir acesso à internet, será orientado a procurar atendimento presencial; no entanto, se o paciente apresentar maior risco, será encaminhado diretamente para o Pronto Atendimento ou para o Hospital Lauro Reus, dependendo de cada situação. A secretária municipal da Saúde Suzana Ambros Pereira ressalta a importância do serviço nesse momento de pandemia em que muitas dúvidas surgem em relação à circulação na cidade. “Vai servir para diminuir o fluxo de pessoas nas Unidades de Saúde e poderemos dar ao paciente o encaminhamento adequado nas situações de risco. É uma posição inovadora do Município e esperamos que a população atenda a esse serviço com muita responsabilidade”, relata.
A ideia é que a Telemedicina Campo Bom permaneça em funcionamento enquanto durar a pandemia pelo novo coronavírus, com o prazo máximo de seis meses. O recurso para contratação do serviço é proveniente da Portaria 488/2020 do Ministério da Saúde. Mensalmente, a Secretaria Municipal da Saúde vai investir mais de R$ 54 mil na prestação do serviço. A empresa contratada possui sistema de criptografia para proteger os dados do paciente e trazer mais segurança a fim de preservar o sigilo do atendimento.
Saúde ao alcance de todos
A Telemedicina Campo Bom foi pensada para minimizar a circulação dos pacientes do grupo de risco da Covid-19, evitando que essas pessoas se dirijam até as UBS e entrem em contato com o vírus. No entanto, o serviço vai dar assistência para a saúde de Campo Bom de forma geral, já que também poderá dar suporte a qualquer pessoa que precisar de atendimento clínico e quem possui alguma dificuldade de locomoção. O foco do Município é levar o atendimento até o paciente.