Nesta sexta-feira, 20, a partir das 9 horas, junto ao Complexo Cultural CEI, acontece o 13º Encontro Gaúcho de Parkour. A promoção é da Riverflow Parkour, com apoio da SMEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Campo Bom.
Criado na França nos anos 1980 o parkour é inspirado em técnicas de salvamento e fugas de emergência performadas por bombeiros. A palavra é um jeito diferente de escrever parcours (“percurso” em francês).
O objetivo do parkour é se deslocar de um ponto a outro (daí o nome) de modo rápido e direto, sem desviar de obstáculos como muros, vãos ou carros. Eles devem ser transpostos com manobras que envolvem saltos, escaladas e nenhum equipamento além do próprio corpo. O espaço ideal para a prática é a paisagem urbana.
Não há um consenso sobre se o parkour é um esporte ou uma forma de expressão corporal. As manobras utilizam técnicas da ginástica olímpica e de artes marciais, mas não existe nenhuma pontuação nem competição entre os traceurs (praticantes).
O titular da SMEL, João Carlos e Silva, ressalta que esta é mais uma parceria da Administração Municipal, visando fomentar as mais variadas modalidades esportivas e de lazer, aproveitando os diversos espaços disponibilizados no município. “O parkour vem se somar a tantas outras modalidades incentivadas pela gestão do prefeito Luciano Orsi, que sempre teve a preocupação de valorizar o esporte como um todo”, diz JC.