Fábio Buosi Benites vence a Corrida Contra o Frio, conheça a história do campeão

WhatsApp Image 2025 06 18 at 10.27.44 e1750969220890

Arquivo pessoal

Cerca de 200 pessoas participaram da prova da Corrida Contra o Frio, que teve largada e chegada junto ao Ginásio Municipal de Campo Bom e ocorreu no domingo dia 15. Além do sucesso no número de participantes, a rústica rendeu mais de 130 kg de alimentos não perecíveis que foram destinados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O percurso da prova, em função do mau tempo, foi reduzido para 4,5km e o campeão geral foi o campo-bonense Fábio Buosi Benides, com tempo de 15:14 minutos. Completaram o pódio geral masculino, Renan Gomes (15:16), Uiliam Jonatan Correa (15:40), Willian Diego Mello (15:41) e Pedro Patron (15:45). Entre as mulheres a vencedora foi Micheli Correia da Silva, de Novo Hamburgo, que cruzou a linha de chegada com tempo de 20:05 minutos. Suas companheiras de pódio foram Daiane Godois (21:33), Cristina de Souza Kussler (21:42), Edilaine Mattos (22:15) e Andreza Brito Scherer (22:30).

Conheça a história do campeão

Fábio Buosi Benites, 44 anos,está treinando há cerca de 10 anos, sendo 2 anos a nível de competitividade. Segundo ele, o esporte hoje é uma filosofia de vida, “Já estou treinando a nível de competição há 2 anos, mas já treino faz 10 anos. Para mim a corrida é uma filosofia de vida, renúncia, disciplina e dedicação. Eu era um cara que vivia uma vida desregrada, com bebidas e noitadas. E o esporte me salvou. Pois a disciplina e o regramento me moldaram. Sei que hoje tenho muito o que melhorar. Mas garanto que a realidade do atleta, seja profissional ou amador, não é fácil. Temos altos investimentos em suplementação, material, tênis e uma grande infra-estrutura. Não é apenas ir lá e correr. Tem uma enorme logística”.

Principais conquistas

Fábio destaca que já ganhou todas as provas que tiveram em Campo Bom. ” Na humildade, seguimos firmes em nossos objetivos. Já ganhei 5 competições este ano, entre elas estão a rústica de aniversário de Campo Bom e rústica do trabalhador. Ou seja, todas as competições que ocorreram na cidade eu fiquei na primeira posição no pódio”.

Treinos

“Meus treinos também são fundamentais para que eu possa estar em bom nível. Por exemplo, pretendo competir nas provas de Porto Alegre e Igrejinha. Para isso preciso me preparar mais. Levar o nome de Campo Bom para o estado. Pois estas provas são consideradas de nível elevado, com participação de atletas que já foram profissionais. Então faço um treinamento regrado, divididos por rodagens e intervalados, com estímulos de velocidades”.

Gastos com suplementação e materiais

“Temos uns gastos altos em investimentos no esporte. Não é tão simples como parece. Se for colocar tudo na “ponta do lápis”, os gastos ultrapassam 500 reais por mês, isso sem contar um tênis que fura, uma bermuda que rasga e assim por diante. Por isso seria muito importante que as competições voltassem a ter um incentivo financeiro para os atletas. Para suprir todos estes gastos. Porque os atletas representam a cidade de Campo Bom em outras cidades e isso gera custos, que muitas vezes tiramos do nosso bolso ou temos que buscar patrocínios. Essa é uma das importâncias do regramento, pois o esporte é saudável, satisfatório. Mas temos gastos”.

Jovens no esporte

“Eu fico muito feliz quando vejo os jovens competindo. Além de ter a certeza da continuidade da modalidade, é uma garantia de saúde para toda essa gurizada. Eu gostaria de ir nas escolas conversar com os alunos, falar sobre o esporte e incentivar a prática da corrida. Não sou palestrante, mas uma boa conversa com os jovens, já é um ponto fundamental para que eles possam se interessar”.

Quer começar a correr, como faz?

“Muitos me perguntam como faz para começar a correr. Eu aconselho a todos, que primeiramente tem que ter paciência, resiliência e fazer um treinamento adequado. Por isso é preciso entrar em uma assessoria, pois se não estiver acostumado, não se consegue fazer uma corrida e um treino intermitente, então é importante alternar entre trote e caminhada. Para iniciar. Para que o organismo possa se adaptar. Começar aos poucos. E todos podem, basta seguir este regramento. E digo mais, vale muito a pena”.

O pai foi um grande incentivador

“Meu pai foi um grande incentivador. Ele sempre me deu motivação, incentivo e palavras positivas, para que eu nunca desistisse. Sempre estava nas corridas, me acompanhando e torcendo por mim. Hoje ele não está mais entre nós, mas sei que onde ele estiver, estará sempre torcendo por mim”.

OFERECIMENTO:



Sair da versão mobile