‘Xô Dengue’: Estudantes são os aliados no combate ao Aedes aegypti

Eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se tornou uma prática frequente nas escolas públicas de Campo Bom. Em 2019, diversas ações de combate ao mosquito estão sendo desenvolvidas em parceria com toda comunidade escolar.

As atividades fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) promovido pelos agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SMS), que realizam um trabalho lúdico envolvendo os estudantes, professores e familiares e este ano já visitou 42 escolas, entre EMEIS E EMEFS. Cada ação contou com duas palestras, totalizando 84 palestras e abrangendo cerca de 1.350 alunos. O intuito é conscientizar desde cedo a importância de combater a proliferação dos insetos. “Com essas ações, os estudantes conseguem passar informações para os familiares e amigos e o conhecimento é multiplicado”, ponderou Gézer Eliseu Machado, Agente de Combate às Endemias.

Pequenos agentes

Na EMEF Lúcia Mossmann a tarde da última segunda-feira, 21, foi de debate e conhecimento. Cinquenta alunos do 2º ano do ensino fundamental participaram das atividades que são compostas por palestras educativas e atividades lúdicas, exibição de larvas e pupas vivas em aquário, maquete demonstrativa tanto de cuidados quanto de desleixos comuns nas residências e exibição de vídeos sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

Sair da versão mobile