Weihnachtsmarkt será uma das atrações do Natal da Integração

Angélica Spengler/AG

Mercado de Natal, formado por barracas de comidas típicas, artesanato local e atrações culturais, vai resgatar uma antiga tradição germânica

Dentro da temática germânica do Natal da Integração, em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã que será comemorado em 2024, a Prefeitura de Campo Bom montou, no Largo Irmãos Vetter, o Weihnachtsmarkt. É o Mercado de Natal, formado por barracas de comidas típicas, artesanato local, agricultura familiar (com venda de bolachas de natal e pão de laranja) e atrações culturais que vão resgatar uma antiga tradição da Alemanha.
“A inclusão do Mercado de Natal nas nossas comemorações natalinas tem o propósito de lembrar uma antiga tradição europeia, principalmente da Alemanha, além de fomentar o comércio dos artesãos locais e a agricultura familiar”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

A Alemanha tem séculos de tradições natalinas, praticadas por muitas gerações e preservadas até os dias atuais. Quando os imigrantes chegaram ao Brasil, não houve, de imediato, a comemoração da data. Com o passar do tempo e a familiaridade com a nova terra, eles resgataram memórias afetivas da terra natal e passaram a compartilhar essas tradições com a comunidade local.

As tradições natalinas germânicas, seja na Alemanha ou aqui no Brasil, além do Weihnachtsmarkt, possuem outros elementos predominantes como o Weihnachtsbaum – Pinheiro de Natal decorado com bolachas e velas; a Adventskranz – Coroa do Advento formada por quatro velas que representam os quatro domingos que antecedem o Natal; os Plätzchens – Biscoitos de Natal em diversos sabores, formatos e tamanhos, de acordo com cada família; o Advenrkalender – Calendário do Advento usado para fazer a contagem regressiva até o Natal, trazendo para cada dia uma surpresa.

Assim, preservando a memória afetiva do povo colonizador da nossa região, tendo em vista que Campo Bom é considerada a primeira comunidade evangélica de imigrantes alemães do sul do país, o Natal da Integração 2023 resgata a cultura germânica preservada ao longo dos séculos, inclusive pelas famílias campo-bonenses. A programação será eclética, como já é de costume, porém, com atrações temáticas que foram priorizadas.

O espetáculo de dança “Segredo de Natal”, produzido com exclusividade para o evento pelos grupos folclóricos Eintracht e Glockental, é inspirado na Coroa do Advento, e subirá ao palco do Largo Irmãos Vetter todas as sextas-feiras (dias 01, 08, 15 e 22), seguido por shows de bandas típicas alemãs da região.

Enaltecendo os costumes sociais e musicais que herdamos dos imigrantes alemães, orquestras e corais também compõe a programação. No sábado (02), a Orquestra Jovem de Campo Bom fará a trilha sonora da Chegada do Papai Noel; no domingo (03), a Orquestra Eintracht apresentará um concerto de natal, tendo seus músicos devidamente vestidos com trajes alemães.

Na quinta-feira (07), a comunidade está convidada para a Caminhada das Lanternas, na Avenida Brasil, que culminará com a apresentação do Coral Infanto-Juvenil da Escola de Arte-Educação e Coral Vozes da Cidade, ambos de Campo Bom, além do Coro Júlio Kuntz (de Novo Hamburgo).
Nos sábados (09 e 16), sobem ao palco os grupos de danças folclóricas alemãs; e nos domingos (03, 10 e 17), a bandinha típica Quebra-Galho animará o público do Largo Irmãos Vetter, no Mercado de Natal.

A comunidade também poderá visitar a Casa do Papai Noel e apreciar a encenação do Presépio Vivo, além de visitar o Mirante e passear de Amiguinho (horários de visitação e passeios serão divulgados na rede social da Prefeitura). As cervejarias locais também estarão no Mercado de Natal.

O Calendário do Advento, de 1º a 24 de dezembro, será organizado pelas entidades da cidade que, diariamente, farão surpresas artísticas no Mercado de Natal.

O Amiguinho, as Serenatas, a Fanfarra de Natal e a Banda Municipal Guilherme Armando Dick também fazem parte da programação itinerante do evento. Nas terças e quartas-feiras o Amiguinho irá aos bairros, ora com o Papai e a Mamãe Noel, ora com a Fanfarra de Natal, ora com a Banda Municipal, levando o espírito natalino a todos os cantos da cidade com música e luzes natalinas. A Fanfarra de Natal, composta por músicos e dançarinos campo-bonenses, também estará no Largo nas quintas-feiras (07, 14 e 21), no início da noite, interagindo com o público.

Dentre as atrações musicais confirmadas, estão a dupla Cesar Menotti e Fabiano, no dia 17, às 20h; o cantor gospel Fernandinho no dia 20, às 20h; e a banda Rainha Musical, no dia 9, às 21h.

As tradições germânicas também estão nas salas de aula. As escolas de ensino fundamental recebem jogos de tabuleiros que, de maneira pedagógica, mostram às crianças os elementos predominantes do Natal da Integração. No Largo Irmãos Vetter, o jogo de tabuleiro será projetado em tamanho “real”, convidando a comunidade a jogar e conhecer mais do conceito do evento para este ano.

Sair da versão mobile