Voluntários se vestem como personagens da série ‘La Casa de Papel’ para fazer bem

Na versão campo-bonense os voluntários encaram os personagens “Campo Bom”, “Novo Hamburgo”, “Sapiranga” e “São Leopoldo”.

Com macacões vermelhos e máscaras do pintor Salvador Dalí, iguais aos usados na série espanhola “La Casa de Papel”, da Netflix, quatro moradores de Campo Bom resolveram inovar para fazer trabalho voluntários.

Diferente da série, os campo-bonenses não se reúnem para organizar um assalto à Casa da Moeda ou ao Banco Central da Espanha. Com bom humor e muita vontade de ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social, os dois casais do Projeto La Casa do Bem Comida na Mesa encaram os personagens para arrecadar alimentos e itens de higiene na porta de supermercados.

Os voluntários também se basearam no seleto grupo de criminosos para escolher os apelidos, mantendo assim o anonimato. Na série cada um dos personagens é chamado pelo nome de uma cidade do mundo, assim Berlim, Nairóbi, Tókio e Rio se transforam em Campo Bom, Novo Hamburgo, Sapiranga e São Leopoldo. “Nos fantasiamos, dançamos e brincamos com quem passa. O carinho que recebemos das pessoas que interagem e tiram fotos conosco nos fazem vibrar ainda mais a cada quilo de alimento recebido”, comentou Sapiranga, em entrevista exclusiva ao AG.

Pandemia motivou o grupo

Junto com a pandemia, veio também a diminuição de renda para alguns que já tinham pouco. Foi pensando neles que o quarteto, deu o pontapé inicial no projeto. “Sempre gostamos de fazer ações sociais, como a festa para crianças com distribuição de brinquedos, cachorro quente e refrigerante. Mas refletimos e pensamos que as pessoas não precisam somente no final do ano e resolvemos criar o La Casa do Bem”.

Famosos pelas ruas do município e, nas redes sociais do projeto, os voluntários que têm entre 28 e 38 anos trabalham na construção civil e no comércio não pretendem parar por aí. “O foco iniciou com arrecadação de alimento e itens de higiene pessoal, mas sabíamos que poderia tomar uma proporção maior. Já chegou até nós a necessidade de uma geladeira. Agora recebemos a doação de um fogão e leite especial por exemplo. Então acreditamos que a tendência é de ficar ainda maior e estamos prontos para os desafios”.

ANONIMATO

Assim como na série, os voluntários preferem manter o anonimato, seguindo o lema “Fazer o bem sem olhar a quem”. “Usamos as fantasias para chamar a atenção, pois de cara limpa fica mais difícil de arrecadar e também para não sermos identificados. E se fantasiar é para trazer a magia dos personagens e o enigma de ninguém saber quem está por de baixo das máscaras. A intenção é ajudar a quem precisa sem se auto promover”, completa Sapiranga.

A SÉRIE

“La Casa de Papel” é uma série espanhola produzida pela Atresmedia para um canal de TV do país. Após sua estreia em maio de 2017, foi adquirida pela Netflix, distribuída ao redor do mundo no serviço de transmissão de vídeos e se tornou um fenômeno de audiência. A previsão é que a quinta temporada deva estrear no primeiro semestre de 2021.

SIGA-OS NO FACEBOOK

Facebook: https://www.facebook.com/fblacasadobem/

Sair da versão mobile