Você conhece a política dos 5R´s para reduzir a geração de resíduos?

Com o passar dos anos, os recursos naturais estão se tornando escassos, pois tais elementos não são infinitos e a educação ambiental é crucial para construir valores importantes relacionados com a conservação do meio ambiente. Hoje em dia, existem diversos programas de sustentabilidade que têm como objetivo fazer com que as pessoas se conscientizem e um deles é a teoria dos 5 R’s da sustentabilidade.

Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, ou os 5 R’s, são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados.

Repensar

Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente. Ao querermos adquirir produtos, devemos pensar na real necessidade de comprá-los, optando sempre pelos recicláveis. Devemos repensar, também, em como fazermos o descarte dos nossos resíduos. Repensar é o início dessa mudança.

Recusar

Devemos recusar os produtos que prejudicam o meio ambiente, a saúde e exploram o trabalho humano. Exemplos disso são produtos produzidos por empresas que não têm compromissos com a ecologia; o excesso de sacos plásticos e embalagens, optando pelas sacolas de panos (ecobags); bem como produtos e embalagens não recicláveis e descartáveis, entre outros.

Reciclar

Reciclar é reaproveitar um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto. Esse processo diminui a extração de recursos naturais e economiza água; energia; gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Entre os materiais que podem ser reciclados estão: o papel, o plástico e o alumínio.

Reduzir

Diz-se respeito, principalmente, ao comportamento consumista. Dê preferência a produtos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofereçam menor potencial de geração de resíduos e, também, de desperdício de água, energia e recursos naturais; adotar a prática do refil e priorizar as embalagens retornáveis, entre outros. Acima de tudo, reduzir significa poupar.

Reutilizar

Reutilizar e recuperar o máximo que puder, antes de descartar, ampliando a vida útil dos produtos e do aterro sanitário. Opte pelo reuso de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs; reaproveite sobras de alimentos, fazendo adubo natural e fertilizantes para o solo.

Sair da versão mobile