Viveiro Casa Verde: um local com raízes na agricultura familiar

Giordanna Vallejos/AG

Com uma diversidade de plantas ornamentais, chás, temperos e frutíferas, o Viveiro Casa Verde é uma referência no cultivo de mudas em Campo Bom

Por Giordanna Vallejos

A experiência de adquirir mudas de qualidade e com diversas opções, por si só, já é uma atividade agradável. Porém, ser recebido com um sorriso no rosto, um atendimento caloroso e em um local aconchegante, com uma decoração que faz qualquer pessoa querer passar o dia naquele ambiente, vai além das expectativas. O Viveiro Casa Verde, se diferencia por todas essas qualidades. O amor pelo que fazem transparece desde o atendimento, até os mínimos cuidados com a decoração do ambiente.

Além disso, é possível encontrar mais de três variedades de uma mesma espécie de planta, ou achar espécies raras, que os colecionadores procuram. Em suma, em uma ida ao local, é possível sair com uma muda de mirra, um dos presentes dados pelos três reis magos no nascimento de Jesus, bem como um pé de laranja, chás medicinais para fazer uma horta ou até mesmo uma planta carnívora – opções não faltam, para todos os gostos e necessidades.

Uma combinação que floresce

Deivis, ex-empresário do ramo calçadista, sua esposa Mariane, vinda do ramo farmacêutico, Diego, engenheiro civil, sua esposa Letícia, arquiteta, juntamente com seus pais Sueli e Carlos Strack, agricultores, uniram suas habilidades e paixões para criar um empreendimento agrícola que vai além do tradicional. Com um amor que se fortaleceu ao longo dos anos, eles também descobriram uma paixão compartilhada pela agricultura. “Faz onze anos que começamos a produção, naquele ano eu e o Diego começamos a namorar e desde então me tornei agricultora também”, revela Letícia.

Da estufa à diversificação

Começando com uma modesta estufa e com foco nos chás e temperos, com o passar do tempo, a família decidiu ampliar suas operações para oferecer uma variedade de produtos aos seus clientes. “Depois construímos uma nova estufa para trabalhar com mudas para jardins. Começamos a aumentar com opções de ornamentais, frutíferas, temos árvores nativas para sistemas de compensação, acabamos fazendo parceria com outros agricultores, comercializando o todo”, explica Letícia, ressaltando a importância da colaboração.

Trabalhando incansavelmente, a família dedica-se à agricultura todos os dias da semana. “Trabalhamos de segunda a segunda, precisamos cuidar das plantas, no verão precisamos molhar as mudas até três vezes ao dia, com a água da chuva coletada pelas próprias estufas e armazenada em reservatórios localizados aqui na propriedade”, destaca.

Raízes familiares

Diego revela que a agricultura sempre esteve presente em sua família. “Eu sou engenheiro de formação, mas toda a família Strack é baseada na agricultura, no Viveiro começamos com chás e temperos e depois fomos expandindo”, conta Diego.

Com uma forte conexão com suas raízes, eles se orgulham de serem uma empresa da agricultura familiar, onde todos os membros se dedicam ao negócio e trabalham com igualdade. “Nós somos uma empresa familiar, esperamos conquistar o cliente no atendimento e na qualidade dos produtos, todo mundo trabalha junto aqui”, enfatiza Deivis.

Com uma área de estufa de aproximadamente 3 mil m², eles têm a visão de expandir suas operações. Na atualidade, eles fornecem mudas para a região do Vale dos Sinos e para clientes diretos atendidos juntamente com sua produção, um diferencial, onde o cliente tem a experiência de conhecer o processo do plantio. Além do atendimento na propriedade, o Viveiro Casa Verde atende seus clientes na Feira do Agricultor de Campo Bom, que ocorre todos os sábados das 6h30 às 11h.

Onde encontrar

O Viveiro Casa Verde está localizado na Rua Alziro Nunes Monteiro, 652 – Entrada lateral – atendimento ocorre nos fundos, juntamente com a produção das mudas. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 18h e aos sábados das 8h às 15h30, sem fechar ao meio-dia. O telefone para contato é: (51) 981861075 e as redes sociais são: @viveirocasaverdecampobom.

Sair da versão mobile