Unidade passa a produzir 820 toneladas de vidro por dia, com tecnologia que reduz em até 20% as emissões de carbono.
A Verallia, terceira maior produtora mundial e líder europeia em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, inaugurou em Campo Bom um novo forno de oxi-combustão equipado com tecnologia inédita no país. O investimento de €111 milhões representa o maior já realizado pela empresa no Rio Grande do Sul e dobra a capacidade produtiva da unidade, que passa de 700 mil para 1,3 milhão de garrafas por dia.
Segundo Patrice Lucas, CEO global da Verallia, a inauguração marca um novo capítulo na história do grupo no Brasil. “Este novo forno representa um importante marco na nossa estratégia de crescimento no país. Reforça a nossa confiança no potencial do mercado brasileiro. Este projeto é mais que uma conquista industrial, é um símbolo de que podemos alcançar juntos”, destacou.
Expansão e novos segmentos
Com a nova estrutura, a fábrica de Campo Bom amplia também sua atuação no mercado. “Esta fábrica nasceu com a vocação de ser referência em embalagens de vidro para vinhos e sucos de uva. Hoje damos um salto histórico: saímos de uma capacidade de 700 mil produtos por dia para 1,3 milhão de garrafas. Além disso, ampliamos e diversificamos com novas linhas, entrando também nos segmentos de destilados e azeites. É um passo importante”, afirmou Quintin Testa, diretor-geral da Verallia para a América Latina.
A expansão gerou 108 novos postos de trabalho, incluindo 21 mulheres e 7 pessoas com deficiência, totalizando 267 empregados nas duas unidades da cidade. Mais de 74 mil horas de treinamento foram aplicadas na capacitação das equipes, com apoio de profissionais das fábricas de Jacutinga (MG) e Porto Ferreira (SP).
Sustentabilidade e tecnologia inédita
O novo forno utiliza a tecnologia HeatOx™, desenvolvida pela Air Liquide, que reaproveita gases de exaustão para pré-aquecer oxigênio e gás natural. Isso aumenta a eficiência térmica e reduz em até 20% as emissões de carbono em comparação com fornos convencionais.
Para o governador Eduardo Leite, o investimento reforça o compromisso ambiental e econômico da empresa. “Nós queremos agradecer muito ao Grupo Verallia por ter renovado essa confiança no Rio Grande do Sul. Mais de 100 milhões de euros foram investidos na ampliação dessa unidade, com componentes de sustentabilidade especialmente relevantes. A tecnologia que aplicam, que reduz emissões, demonstra compromisso com o meio ambiente”, afirmou.
Compromisso com a comunidade
O prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes, também destacou a importância da empresa para o desenvolvimento local. “É momento de comemorar e de agradecer: à Verallia, ao seu quadro diretivo, ao board internacional e, especialmente, a todos que fazem o cotidiano da empresa no ponto de vista produtivo, social e econômico aqui em Campo Bom”, disse. Durante sua fala, o prefeito lembrou que a empresa cedeu parte de suas terras para o CTG M’Bororé, que hoje tem sua sede no espaço — uma demonstração do vínculo da Verallia com a comunidade campo-bonense.
Com a inauguração do novo forno, a Verallia reforça sua posição como parceira estratégica da indústria nacional de bebidas, aliando tecnologia, desenvolvimento econômico e compromisso sustentável.
Encontro com a imprensa
Na ocasião, o Jornal A Gazeta participou de um encontro exclusivo com os CEOs Patrice Lucas e Quintin Testa, além do diretor de operações, Romain Barral. O momento foi voltado à imprensa e abordou temas como a política global da empresa, operações em outros países, estruturas e capacidades produtivas, compromissos ambientais e projeções futuras para o grupo.
