Uma das maiores produtoras de embalagens de vidro do mundo, a Verallia, instalou pontos de entrega voluntária de vidro (PEVs) em Campo Bom. O objetivo da empresa é aumentar o índice de reciclagem do material no Brasil, que hoje é de apenas 25%.
A ação, feita em parceria com a Prefeitura, gera impactos ambientais e econômicos positivos, como a redução da emissão de dióxido de carbono (CO²) na fabricação das embalagens e também dos custos da Prefeitura e da população com a manutenção dos aterros sanitários, já que este é o destino final do vidro que não vai para a reciclagem.
Programa Vidro Vira Vidro
No âmbito do Programa Vidro Vira Vidro, a Verallia planeja instalar 1,5 mil PEVs no país até 2025 e coletar 24 mil toneladas por ano. Para descartar, não é preciso que a garrafa, por exemplo, esteja intacta, pois apenas cacos de vidro já são capazes de reduzir a emissão de CO² na fabricação de novas embalagens.
Para o prefeito Luciano Orsi, a iniciativa é mais uma prova da responsabilidade social e ambiental da Verallia. “É uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento sustentável da cidade e que, justamente por isso, tem crescido com os campo-bonenses”, observa.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Scholz, destaca também o recente investimento da Verallia na expansão da fábrica de Campo Bom, 80 milhões de euros, o maior da história da cidade. A expectativa é de que as novas instalações estejam operando já em 2023, gerando mais empregos e renda.
Locais dos PEVs em Campo Bom:
- Centro Administrativo Municipal (Av. Independência, 800);
- Largo Irmãos Vetter (Rua Voluntários da Pátria);
- Complexo Cei (Av. dos Estados, 1.080);
- Cemea Nestor Weiler (Rua Aimoré, 513).